Já que todo o processo para ter sua carteirinha de estudante é feito pela internet você não precisa nem sair de casa para buscá-la em algum posto de atendimento – como acontece algumas vezes com carteirinhas de transporte público. O site oficial é muito intuitivo e ainda conta com informações claras e completas. É o site Documento do Estudante para tirar sua Carteirinha de Estudante.
Mas afinal, como funciona essa Carteirinha?
A Carteirinha de Estudante Oficial é um documento, e é formalmente conhecida como Carteira de Identificação Estudantil (CIE). Por ser um documento, ela tem todo amparo legal contra fraudes, afinal, ela é o que garante seus direitos como estudante. Principalmente o direito à meia-entrada em eventos de entretenimento. A Lei Federal nº 12.933 garante o direito à carteirinha de estudante e à meia entrada:
Art. 4o A Associação Nacional de Pós-Graduandos, a União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e as entidades estudantis estaduais e municipais filiadas àquelas deverão disponibilizar um banco de dados contendo o nome e o número de registro dos estudantes portadores da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), expedida nos termos desta Lei, aos estabelecimentos referidos no caput deste artigo e ao Poder Público.
Carteirinha de Estudante 2019
A partir de janeiro de 2019 a Carteirinha de Estudante tem uma nova identidade visual, mais moderna e jovem. Ao pedir a Carteirinha de Estudante 2019, sua validade é até março de 2020. Ela conta com ainda mais tecnologias de segurança contra carteirinha falsificada, e garante o direito do estudante à meia-entrada.
Quais documentos você precisa para fazer sua Carteirinha?
- 1 documento de identificação que pode ser: RG, Passaporte, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros);
- Comprovante de Matrícula da sua instituição de ensino (com timbre da faculdade para comprovar autenticidade);
- 1 foto 3X4 recente e do mesmo jeito que você usa em outros documentos, ou seja, de frente, com fundo neutro e sem cabelo cobrindo o rosto.
Note que os documentos acima listados devem estar digitalizadas. Para tanto, você pode escanear eles ou tirar uma foto usando o seu celular.
A Carteirinha de Estudante a qual se refere a lei e que é regulamentada e oficial pode ser adquirida pelo estudante para garantir seu direito à meia-entrada.