Memória em Cartaz: ANPG resgata a história da pós-graduação no Brasil

Em ato realizado na sequência da abertura do 45º CONAP, a ANPG lançou o projeto “Memória em Cartaz: a história da pós-graduação no Brasil”, que buscará coletar informações e documentos que ajudem a resgatar e contar a trajetória do movimento nacional de pós-graduandos, que contribuiu na luta pela redemocratização do país e desaguou na fundação da entidade.

Para tanto, foi constituído o Conselho de Memória, que reúne os presidentes e coordenadores gerais que comandaram a ANPG em seus 37 anos. Além de Vinícius Soares, participaram do lançamento do Conselho os ex-presidentes Carlos Alberto Saraiva Gonçalves, Roberto Germano Costa, Afonso Celso Dias Bainy, Roberto Muniz Barretto de Carvalho, Divinomar Severino, Felipe Chiarello de Souza Pinto, Maria Luiza Nogueira Rangel, Elisângela Lizardo de Oliveira, Luana Meneguelli Bonone, Marcelo Christoff e Tamara Naiz da Silva, além de Fabio Palácio, professor da UFMA e de extensa contribuição ao movimento de pós-graduandos.

O projeto Memória em Cartaz será coordenado por Alana de Moraes, doutoranda em história pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e por com Karlla Felix, mestre em história pela mesma instituição.

Durante o CONAP, foram gravados depoimentos dos antigos dirigentes sobre aspectos mais marcantes de seus períodos à frente da entidade. A ideia é que as falas sejam matéria-prima para produção de um documentário sobre a história da entidade e que as APGs de todo o país se envolvam no esforço de levantar informações e documentos para formar um acervo.

Na noite anterior, a ANPG ofereceu um jantar aos ex-presidentes, na cidade de Olinda (PE). O evento, um descontraído encontro que uniu diferentes gerações de pós-graduandos, foi a largada do projeto.