Nesta terça-feira (07), a ANPG oficiou as agências Capes, CNPq e FAPERGS solicitando a dilatação dos prazos e das bolsas dos pós-graduandos do Rio Grande do Sul, afetados pela tragédia climática que assola o estado.
A resposta positiva da Capes veio na manhã desta quarta, através das redes sociais da presidenta da instituição. “Agradecemos à ANPG pelo ofício e gostaríamos de tranquilizar todos os pós-graduandos do RS! Salvem suas vidas. Ajudem os mais vulneráveis por aí. A Capes está enviando água potável e doações, prorrogará os prazos de editais, e o tempo de bolsa também. Contem com o nosso apoio”, escreveu a Professora Denise Carvalho, em sua conta no X.
De acordo com Vinícius Soares, presidente da ANPG, a sinalização da agência é muito importante para garantir o mínimo de estabilidade para os pós-graduandos em um momento tão difícil. “O que o estado do Rio Grande do Sul atravessa é uma calamidade jamais vista, que merece todo apoio e solidariedade por parte do Estado brasileiro e também individual. Ao aceitar a reivindicação da ANPG de prorrogação de prazos e bolsas, a Capes dá sua contribuição para não penalizar e garantir um mínimo de tranquilidade aos pós-graduandos quanto a suas obrigações de pesquisas e recebimento de recursos, que serão fundamentais para a própria sobrevivência nesse momento. Aguardamos o posicionamento oficial do CNPq e da FAPERGS, mas tenho convicção que será na mesma linha”, analisou.