NOTA DA ANPG: solidariedade aos professores Gilberto Maringoni, Giorgio Romano e Valter Pomar

carteira de estudante

ufabc-1
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) vem por meio desta nota prestar solidariedade aos professores Gilberto Maringoni, Giorgio Romano e Valter Pomar que foram chamados na data de hoje, 25 de julho de 2018, para comparecerem à Comissão de Sindicância Investigativa instaurada na Universidade Federal do ABC.
Esta Comissão foi instaurada após uma denúncia anônima à Corregedoria da Universidade de “apologia ao crime” pelo fato do lançamento do livro do ex-presidente Luís Inácio da Silva “A Verdade Vencerá”, organizado, entre outros, pelo professor Maringoni, ter sido feito dentro da UFABC.
A ANPG reforça a importância e necessidade da Universidade estar aberta para o livre debate de ideias. A instauração desta Comissão Investigativa fere a autonomia universitária didática científica – tão essencial para a contrução de um pensamento crítico e debates dentro das Universidades.
A entidade se coloca mais uma vez em defesa da democracia e de uma Universidade Pública, laica e gratuita baseada na liberdade de expressão do corpo docente das Universidades assim como de seus alunos.
Associação Nacional de Pós-graduandos, 25 de julho de 2018