ANPG participa de reunião preparatória à Conferência Regional de Educação da UNESCO

carteira de estudante

Entre os dias 22 e 23 de março, na Universidade de Córdoba, na Argentina, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) compôs a delegação brasileira que participou da reunião preparatória para a Conferência Regional de Educação Superior da América Latina (CRES + 5), evento promovido pela UNESCO (ONU).

A ANPG foi representada por Vinícius Soares, presidente da entidade, e pela diretora de Relações Internacionais, Amanda Harumi, que também é Secretária-Executiva da OCLAE para o Cone-Sul.

Durante os debates, os pós-graduandos defenderam a concepção de uma educação pública como direito universal e dever dos estados nacionais, repelindo as visões neoliberais que de mercantilização do ensino. “Os estudantes são o ponto central do debate e não consumidores ou estudantes que estão na universidade. Eles são o fator principal da educação, porque eles serão os responsáveis pelas transformações da sociedade”, enfatizou Amanda.

A delegação brasileira fez gestões para que a Conferência Regional do próximo ano aconteça no Brasil. “Isso seria muito importante devido a importância da educação para a reconstrução nacional que o país precisa e também por sua centralidade para a união dos povos latino-americanos”, apontou Vinícius.

Na sexta-feira, 24, quando se completam 40 anos da redemocratização da Argentina, os dirigentes estudantis brasileiros foram à Buenos Aires para participar de uma grande manifestação em memória dos mais de 30 mil argentinos mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura.