Category

Notícias

Category

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) desembarca em Pernambuco no sábado (18), para participar do 14° CONEB e 8° Bienal da UNE.  Até 26 de Janeiro, Recife será o palco das apresentações culturais, debates e atividades do movimento estudantil e educacional brasileiro, organizado pelas entidades UNE, UBES e ANPG. Clique aqui

A Mostra de Ciência e Tecnologia, coordenada pela ANPG, acontecerá nos dia 23, 24 e 25, dentro da programação da 8°Bienal. Ao todo são 97 trabalhos aprovados. Acesse a programação aqui
 
Veja abaixo a relação das atividades da ANPG
 
 
 
PROGRAMAÇÃO DA ANPG no 14° CONEB e 8° BIENAL DA UNE


DIA 19/01
 
14h às 18h
Debate: “Pesquisa e inovação tecnológica no ensino superior”
Convidados: Helena Bonciani Nader (presidenta da SBPC), Luana Bonone (presidenta da ANPG), Celso Pinto de Melo (presidente da sociedade brasileira de física)
 
19h às 21h
Lançamento do relatório da comissão do PNAES. 
Convidados: Comissão responsável pelo acompanhamento da expansão do ensino superior pelo REUNI.
 
DIA 20/01
 
08h
Reunião de diretoria da ANPG
 
14h às 18h
Ato da UBES sobre reserva de vagas
Convidados: Aloizio Mercadante (Ministro da educação), Manuela Braga (presidenta da UBES), Luana Bonone (ANPG)
 
14h às 18h
Debate: O papel da cultura na universidade
Convidados: Juana Nunes (Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura do MINC), Antônio Albino Canelas Rubim (Secretario de Cultura do Estado da Bahia), Alexandre Santini (Ex-coordenador geral do CUCA da UNE Coordenador do Programa Ação Griô Nacional), Célio Turino (Historiador e idealizador do programa Cultura Viva).
Moderador: Hiure Queiroz (diretor de cultura e eventos científicos da ANPG)
 
14h às 18h– A expansão do sistema federal de ensino superior
Convidados: Amaro Lins (secretario de ensino superior do MEC), Daniel Iliescu (presidente da UNE), Carlos Edilson de Almeida Maneschy (reitor da UFPA e presidente da ANDIFES), Tamara Naiz (tesoureira da ANPG). 
 
DIA 21/01
 
09h às 13h
Debate: Avaliação científica no Brasil
Convidados: Lívio Amaral (diretor de avaliação da CAPES), Diogo Ardaillon Simões (presidente da FACEPE), Anísio de Freitas Dourado (reitor da UFPE), Fernando Machado (secretário adjunto da SBPC em Pernambuco)
Moderadora: Jouhanna Menegaz (secretária geral da ANPG) 
 
18h às 22h
Debate: Novo Código da Ciência, Tecnologia e Pesquisa no Brasil.
Convidados: Luciana Santos (dep. Federal e membro da comissão de ciência e tecnologia da câmara), Síbá Machado (de. Federal e relator do PL do novo código), Helena Nader (presidenta da SBPC).
Moderador: Hylo Nader (vice presidente da ANPG)
 
DIA 23/01
 
10h às 12h
Mostra de ciência e tecnologia
 
12h às 15h
Lançamento do fórum de educação básica da ANPG.
Convidados: Manuela Braga (presidenta da UBES), Alfredo Gomes (vice coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd), Janete Maria Lins de Azevedo (professora de educação da UFPE). 
 
14h às 16h – Diálogos da Juventude
Local: Espaço Gonzaguinha
 
DIA 24/01
 
10h às 12h
Mostra de ciência e tecnologia
 
DIA 25/01
 
10h às 12h
Mostra de ciência e tecnologia
 
16h às 18h
Debate: Ciência e tecnologia e projetos de extensão – “Nunca mais nois pensa em seca, vai dá tudo nesse chão”
Convidados: Márcio Stefanni (secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente de Suape), Luiz Paes Ladim (presidente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene), José Bertotti (secretário de Ciência, tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife), Edilson Fernandes (pró-reitor de extensão da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE),Natoniel Franklin de Melo (chefe geral da Embrapa Semiárido).
Moderadora: Luana Bonone
 
 
 

A Revista da ANPG: Ciência, Tecnologia e Políticas Educacionais periódico científico trimestral disponível online editado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) receberá contribuições inéditas até maio de 2013, para a sua próxima edição a ser publicada no mês de julho de 2013. O envio dos trabalhos será feito pelo site www.anpg.org/revista de acordo com as regras de submissão disponíveis no mesmo.

A Revista da ANPG destina-se à divulgação da produção técnico-científica relacionada à área da educação científica, políticas públicas de ciência, tecnologia e educação e avanços, descobertas e inovações científicas de todas as áreas do conhecimento.
Para mais informações, entre em contato pelo email [email protected]
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região decidiu pela suspensão da liminar concedida em ação civil pública pela Justiça Federal do Ceará, que determinava a inclusão de cursos da área de humanas no Programa Ciência sem Fronteiras do Ministério da Educação. De acordo com o site do TRF 5ª Região, a suspensão foi feita pelo desembargador federal Manoel Erhardt que entendeu que o programa deve priorizar as áreas de ciência, tecnologia e inovação. A decisão foi publicada ontem (14) e divulgada hoje (15).
 
A liminar suspensa foi concedida pela Justiça Federal no Ceará em dezembro de 2012 e determinava que 20 cursos fossem incluídos no Programa Ciência sem Fronteiras. A decisão atendia a pedido do Ministério Público Federal (MPF) e permitia que estudantes dos cursos da área de Humanas e Sociais pudessem participar da seleção do Programa Ciência sem Fronteiras.
 
Na última terça-feira (8), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que as áreas de humanas são contempladas com outras bolsas de estudos. “O déficit do Brasil não está em humanidades. Nas humanidades, o Brasil tem uma expressão bastante grande. O déficit são as engenharias”, disse, ao explicar o foco do Ciência sem Fronteiras.
 
As inscrições para o programa estão abertas e os candidatos têm até dia 24 para se inscrever nas novas chamadas que preveem graduação tipo sanduíche (feita parcialmente no exterior) em instituições na Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, no Canadá, na Coreia do Sul, Espanha, nos Estados Unidos, na França, Holanda, Itália, no Japão, em Portugal e no Reino Unido. O prazo inicial terminaria no dia 14 de janeiro.
 
As áreas oferecidas no programa de intercâmbio são ciências exatas e da terra, engenharias, computação e tecnologia da informação, biologia, ciências biomédicas e da saúde e indústria criativa (produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação).
 
Fonte: Agência Brasil
Proposta em tramitação na Câmara altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) para aumentar o percentual mínimo de mestres e doutores nas universidades brasileiras. O texto também aumenta o percentual mínimo de professores que atuam em tempo integral.
 
A medida está prevista no Projeto de Lei 4533/12, do Senado. De acordo com a proposta, pelo menos 1/4 do corpo docente de cada instituição deverá ser composto por doutores. Outra exigência acrescenta que no mínimo metade do total de docentes tenha ao menos mestrado. Por fim, a proposta exige um mínimo 2/5 dos professores com atuação em tempo integral.
 
Pelas regras atuais, segundo a LDB, 1/3 do corpo docente, pelo menos, deve ter titulação acadêmica de mestrado ou doutorado. A LDB exige ainda que no mínimo 1/3 dos professores trabalhe em regime de tempo integral.
 
Tramitação 
 
A proposta tramita apensada ao PL 4212/04, que trata da reforma universitária. As duas propostas serão analisadas por uma comissão especial. Elas tramitam em regime de prioridade.
Íntegra da proposta: 
 
Fonte: Jornal da Ciência 

A Associação Nacional de Pós-Graduandos, juntamente com a organização da 8° Bienal da UNE, divulga a programação das apresentações de trabalhos da Mostra de Ciência e Tecnologia. Durante os dias  23 a 25 de Janeiro, sempre no período da manhã – 10h às 22h – os resumos poderão ser assistidos pelos participantes da 8° Bienal da UNE – A VOLTA DA ASA BRANCA, na Faculdade de Olinda. Clique aqui

 
Ao todo, 178 resumos foram analisados, sendo que 97 foram aprovados. Veja a lista aqui
 
Os autores que tiveram seus trabalhos aprovados nas modalidades discussão temática e sessão coordenada não necessitam enviar antecipadamente seus arquivos de apresentação como assinalado inicialmente no edital. Todavia, devem seguir as normas do edital para elaboração dos mesmos e chegar com antecedência mínima de dez minutos do horário assinalado para o início da sessão a que o mesmo foi designado.
 
Já os autores na modalidade pôster devem produzi-los seguindo as seguintes especificações: medidas de 120 cm de altura e 90 cm de largura, em lona ou papel.
 
Os trabalhos aprovados com ressalvas na  formatação devem enviar os resumos reformulados para o email [email protected] até às 18 horas do dia 14 de Janeiro de 2013,  sob penalidade de não ter seus resumos incluídos nos anais.
 
ANPG na 8° Bienal da UNE
 
A ANPG está elaborando uma série de atividades conectadas à 8° Bienal da UNE. Na programação da entidade constam atividades que enriqueceram o debate sobre CT&I,  aliadas aos temas arte, ciência e cultura.  Nos próximos dias, a relação completa das atividades serão divulgadas no site.  
 
Da redação
Médicos de todo o país poderão se inscrever na segunda edição do Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (Provab). O programa oferece bolsa de R$ 8 mil para atuação na atenção básica por um ano, em localidades com carência de profissionais, como periferias de grandes cidades, municípios do interior ou áreas remotas.
 
Podem participar médicos que não tenham vínculo empregatício com a atenção básica e não constem no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, na condição de profissional com vínculo ativo em Unidade Básica de Saúde. Os profissionais também deverão participar de uma pós-graduação em Saúde da Família para receber a bolsa, que será custeada pelo Ministério da Saúde.  No total, são 32 horas semanais de atividades nas unidades de saúde e oito horas semanais de atividades acadêmicas.
 
Todas as atividades serão supervisionadas por instituições de ensino superior (IES). Os profissionais bem avaliados pela IES receberão pontuação adicional de 10% nos exames de ingresso em residência médica.  
 
Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, a expectativa é que esta nova edição desperte mais interesse dos profissionais, já que agora a bolsa vai ser custeada pelo Ministério da Saúde e aliar a formação supervisionada nas unidades básicas de Saúde a um curso de especialização.
 
A adesão dos médicos deve ser feita pela internet, com o preenchimento de formulário eletrônico e o envio dos documentos exigidos no edital. Em outra fase, os profissionais deverão escolher a localidade onde desejam atuar, no âmbito dos municípios que aderirem ao programa.
 
A lista final dos médicos e seus respectivos municípios será divulgada até o dia 28 do próximo mês. O início das atividades está previsto para 1º de março.
 
Fonte: Agência Brasil 
As inscrições para o programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do governo federal, foram prorrogadas. Os interessados em se candidatar a bolsas nas novas chamadas de graduação-sanduíche em instituições de 15 países têm até o dia 25 para se inscrever.
 
Os destinos são Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Originalmente, o prazo se encerraria na segunda-feira (14).
 
Até o momento, mais de 40 mil pessoas são candidatas a participar da seleção do programa, parceria dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Lançado em dezembro de 2011, o CsF já concedeu cerca de 18 mil bolsas. A meta é oferecer 101 mil até 2015 – 75 mil por parte do governo federal e as demais com ajuda da iniciativa privada.
 
Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.

Integrantes de diversos movimentos de juventude reuniram-se na sede da UNE, na primeira semana de Janeiro, dia 8, para uma nova reunião de organização da próxima Jornada de Lutas, programada para o mês de março.

O evento contou com a presença do presidente da UNE, Daniel Iliescu, Luana Bonone, presidenta da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), do Coletivo de Juventude do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Levante Popular da Juventude, entre outras entidades dos movimentos sociais.
 
As pautas definidas na reunião anterior, em 19 de dezembro, foram reafirmadas. A reforma política, o fim da violência contra a juventude, o financiamento público da educação, melhores condições de trabalho e a democratização dos meios de comunicação permanecem como temas centrais. A semana de 25 de março a 01 de abril foi a escolhida para a realização das manifestações Brasil afora.
 
Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, 2013 promete ser o ano em que a juventude brasileira fará grandiosas manifestações. ‘’Nós iremos para as ruas e também nas redes digitais conquistar mais direitos e avanços para o Brasil, como os 10% do PIB para a educação, o fim da violência contra a juventude negra, melhores condições de trabalho no campo e na cidades, e claro, mais democracia na mídia e na política’’, afirmou.
 
No dia 23 de fevereiro será realizada uma plenária nacional da jornada, aberta a todos os coletivos e organizações. O local ainda será definido.

Sobre a Jornada
 
A Jornada Nacional de Lutas, organizada pela UNE, UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e ANPG (Associação Nacional dos Pós Graduandos) ocorre anualmente no mês de março, em homenagem ao estudante secundarista Edson Luis. Paraense radicado no Rio de Janeiro, Edson foi morto pela ditadura militar com um tiro no peito dia 28 de março de 1968 quando protestava no restaurante universitário Calabouço contra o aumento no preço da refeição. Todos os anos os estudantes promovem uma série de intervenções em diversas regiões do país para apresentar suas reivindicações e, assim, dialogar com os setores da sociedade
 
Fonte: UNE
A organização da 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) divulga abaixo os aprovados no processo de seleção dos trabalhos de estudantes inscritos para a edição 2013 do festival, no quesito ciência e tecnologia. Inicialmente, o resultado seria divulgado no dia 9/01, porém, em virtude de problemas técnicos, houve alteração no prazo divulgado.
 
Os resumos passaram por análise quanto ao conteúdo (clareza, coerência e concisão) e quanto à forma (atendimento as normas do edital).
 
Nesta etapa, 178 trabalhos foram avaliados por mestrandos e doutorandos da diretoria da Associação Nacional dos Pós Graduandos (ANPG), pertencentes a diversas áreas do conhecimento. Desse total, 97 foram aprovados.
 
A presidente da ANPG, Luana Bonone, afirmou que esta foi uma mobilização de grande sucesso. ‘’ Tivemos trabalhos de muita qualidade, de muita criatividade. Isso só demonstra a capacidade dos estudantes brasileiros em contribuir com a consecução do projeto de nação que queremos. Eles conseguiram expressar a criatividade do nosso povo, propondo entre outras coisas, mudanças efetivas para as políticas públicas do Brasil’’, avaliou.
 
A programação da mostra por dia e modalidade será publicada nos sites da UNE e ANPG no dia 14 de janeiro.
 
Os trabalhos sinalizados em negrito foram aprovados com ressalva em virtude da formatação apresentada não ser a requerida no edital. Os autores destes trabalhos devem enviar os resumos reformulados com os critérios do edital em até 48h para o e-mail [email protected]
 
Todos os autores com trabalhos aprovados devem enviar até o dia 14 de janeiro seus resumos no formato doc. para o e-mail [email protected] sob pena de exclusão do trabalho da mostra e atraso na confecção do mesmos.Dúvidas ou pedidos de esclarecimento também devem ser enviados ao e-mail [email protected].
 
Os aprovados terão direito a alojamento específico durante a Bienal (que será feito em escolas e clubes de Recife e Olinda) e não precisam efetuar o pagamento da inscrição.
 
Os trabalhos selecionados nas as áreas de literatura, artes visuais, projetos de extensão, audiovisual, artes cênicas e música foram divulgados no início da semana.
 
Confira a relação dos trabalhos selecionados aqui 
 
 
 
*As opiniões aqui reproduzidas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da entidade. Artigos podem ser enviados para [email protected] 
 
Hyllo Nader é vice-presidente da ANPG e mestrando em História pela UFJF
 
clique na imagem para ampliar
No dia 20 de dezembro, ocorreu na Universidade Federal Fluminense uma assembleia dos pós-graduandos em Física para debaterem o acúmulo de bolsa e o vínculo empregatício. A assembleia, com cerca de trinta pós-graduandos, contou com a participação do vice-presidente da ANPG, Hyllo Nader. 
A assembleia foi convocada pela representação discente do programa de pós-graduação em Física da UFF, pois, na última reunião do colegiado do programa, foi colocada a possibilidade de cancelar a bolsa dos estudantes que possuem vínculo empregatício.
 
O debate na assembleia foi unânime, uma vez que a CAPES e o CNPq permitem o acúmulo. Nesse caso, o que cabe ao colegiado do programa é aplicar as portarias, tanto a portaria 76, que instituiu a bolsa CAPES Demanda Social, e a portaria conjunta número 1 de 15 de julho de 2010, que regulamenta o acúmulo de bolsa e vínculo empregatício. Esse é o teor do documento que foi elaborado na assembleia para ser entregue ao colegiado do programa.
 
É preciso salientar que o limite da autonomia do programa são as regulamentações expressas nas portarias e editais das agências. Dessa forma, os programas não possuem  autonomia para interpretar as portarias das agências de fomento.
 
Por fim, esse problema é derivado do fato de nós, pós-graduandos, pesquisadores que somos, ainda não termos nossa profissão regulamentada. É preciso que nossos direitos e deveres estejam inscritos em um marco regulatório, afinal trabalhamos em média seis anos de nossas vidas na pós-graduação, e não temos esse tempo de serviço contado para a previdência social, não temos 1/3 de férias, nem décimo terceiro, tão pouco adicional de insalubridade e/ou periculosidade, sem contar que muitos de nós ainda sofrem com o assédio moral a começar pela interpretação de muitos programas de que as bolsas são dádivas e, por isso, podem ser revogadas a qualquer momento.