ANPG faz blitz em Brasília em busca de reajuste de bolsas e direitos previdenciários

A semana que se encerra foi marcada por uma intensa agenda dos dirigentes da ANPG em Brasília, ampliando as gestões junto ao governo e ao Congresso Nacional para obter novas conquistas para os pós-graduandos.

Na segunda-feira (26), uma delegação composta por Vinícius Soares (presidente), Ana Priscila (vice), Cássio Borges (tesoureiro) e Amanda Mendes (mulheres) teve encontro com a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, no qual expuseram as resoluções do 45º CONAP da entidade, debateram os desafios da ciência brasileira e os preparativos para a realização do 29º Congresso da ANPG.

Na ocasião, apresentaram as reivindicações dos pós-graduandos de reajuste nas bolsas do exterior, um novo reajuste para todas elas a um índice de 50%, de maneira a recuperar o déficit acumulado nos 10 anos de congelamento, e a implementação de um mecanismo de recomposição anual, além de acesso a direitos previdenciários, trabalhistas aos estudantes, como a licença parentalidade e a extensão da licença-maternidade para as mães não bolsistas.

Em reunião com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, realizada na terça-feira (27), debateram o papel da academia na construção de programas sociais que atendam a população mais vulnerável e o problema da seguridade social e empregabilidade dos jovens pesquisadores.

No Congresso Nacional, na quarta-feira (28), a delegação de dirigentes da ANPG representou os pós-graduandos no lançamento da nova composição da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Educação, ocasião em que foram apresentadas aos parlamentares as demandas pela recomposição do orçamento da Capes e a necessidade de criação do mecanismo de reajuste anual das bolsas de estudos.

Na quinta-feira (29), recebidos pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pautaram a atual conjuntura da pós-graduação no país e a necessidade urgente do novo reajuste das bolsas, especialmente dos bolsistas no exterior, que não foram atendidos no aumento de 2022. Um abaixo-assinado reivindicando o reajuste, que foi organizado por estudantes no exterior, foi entregue ao ministro para demonstrar a mobilização acerca da pauta.

Por fim, na sexta-feira (01/03), Vinícius Soares foi recebido pela professora Denise Pires de Carvalho, ex-reitora da UFRJ e que acaba de ser empossada como nova presidenta da Capes. Na reunião, o presidente da ANPG, entregou um documento com 12 pontos reivindicados pelos pós-graduandos, entre eles o novo reajuste, com ênfase aos bolsistas no exterior, o reconhecimento de direitos trabalhistas e previdenciários, a inclusão da pós-graduação no PNAES, o monitoramento das políticas afirmativas no setor, dentre outros.

Segundo Vinícius Soares, com a retomada dos trabalhos legislativos, é necessário ampliar o diálogo e a pressão para o atendimento das demandas dos pesquisadores. “Foi uma semana muito intensa, de diálogo e pressão política, pois precisamos que nossas pautas entrem nas agendas do Executivo e do Legislativo. Os dados de arrecadação do governo em janeiro surpreenderam positivamente, então, queremos aproveitar o momento para conquistar os direitos que nos são devidos há anos. Para isso, temos que combinar diálogo e pressão nas redes e nas ruas”, afirmou.

Confira: A carteira de estudante oficial da ANPG