Category

Notícias

Category
A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal da Bahia (APG-UFBA) entra nesta segunda-feira (3) na Semana Nacional de Mobilização pelo PL dos Pós-Graduandos. 
 
As atividades seguem até dia 5, com uma programação  que agrega debates sobre pautas importantes do movimento nacional de pós-graduação, além de divulgação das reinvidicações  com panfletagens pela universidade.
 
A diretoria da APG informa que haverá entrega de certificados para os participantes dos debates.
 
As ações da Semana Nacional foram transferidas para Dezembro na UFBA, tendo em vista que os estudantes encontravam-se em recesso até dia 21 de Novembro.
Relembre como foi a Semana Nacional de Mobilização em outros estados. (Leia mais)
 
Veja abaixo a programação atualizada da APG/UFBA
 
 
PROGRAMAÇÃO:
 
03/12
Panfletagens em diversas unidades da UFBA 
 
04/12
17h: Mesa de Debate “A Pesquisa e a Pós-Graduação no Brasil e na Bahia e na UFBA” 
Auditório II, Faculdade de Educação da UFBA
 
DEBATEDORES:
 
1. FAPESB (a confirmar o representante)
2. Prof. Dr. Cláudio Lira, Faculdade de Educação da UFBA
3. Maíra Gentil, Diretora da Associação Nacional dos Pós-Graduandos – ANPG 
 
COORDENAÇÃO DA MESA: 
Márcia Morschbacher, representante estudantil do programa de pós-graduação em Educação da UFBA.
 
05/12
Panfletagens em diversas unidades da UFBA 
 
06/12
14h: Mesa de Debate “A Pesquisa e a Pós-Graduação na UFBA” 
Instituto de Química da UFBA
 
DEBATEDORES:
 
1. Prof.Dr. Robert Verhine, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA 
2. Prof. Dr. Sérgio Ferreira, Instituto de Química da UFBA
3. MelinaAlves,ex-DiretoradaAssociaçãodosPós-GraduandosdaUFBA
 
COORDENAÇÃO DA MESA: 
Paulo Mesquita, membro da Comissão de Organização da Semana Nacional de Mobilização ANPG/APG-UFBA
 
Para mais informações acesse http://apgufba.blogspot.com.br/
A recém-criada Associação de Pós-graduandos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, que conta com representantes de quatro unidades técnico científicas da Fiocruz do Rio de Janeiro, incluindo a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e Casa de Oswaldo Cruz (COC), realizou recentemente reunião com os dois candidatos à presidência da Fiocruz para apresentarem suas propostas.
 
O primeiro candidato a receber os representantes dos pós-graduandos, no dia 22/11/12, foi o atual presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. Na oportunidade, os estudantes tiveram uma conversa inicial com a Coordenadora Geral de Pós-graduação, Cristina Guilam – que têm oferecido pleno apoio em todas as atividades da APG – sobre as conquistas e parcerias desde a fundação da APG e as perspectivas para 2013. 
 
Em seguida, com a presença do candidato Paulo Gadelha e da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade, os pós-graduandos elencaram como pautas prioritárias as seguintes questões: participação dos pós-graduandos nos processos eleitorais da Fiocruz, – hoje os pós-graduandos não participam da votação para a presidência -; a elaboração de uma proposta institucional de assistência estudantil, com componentes que contemplem questões relativas à moradia, alimentação e transporte, pautando ainda questões referentes aos estudantes estrangeiros e os provenientes de fora do Rio de Janeiro; além da incorporação de representação de pós-graduandos nas instâncias deliberativas da Fiocruz, como o Conselho Deliberativo (CD). 
 
Após a explanação do grupo sobre tais questões, o candidato Paulo Gadelha se comprometeu a construir uma agenda com a APG sobre as demandas dos alunos da Fiocruz, que já vem sido discutida com a Cristina Guilam, e de garantir uma representação da APG na Sub-Câmara de Pós-graduação da Fiocruz.
 

Na foto David Soeiro (ENSP), Nísia Trindade (Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação), Miguel Oliveira (COC), Cintia Palu (IOC), Paulo Gadelha (candidato e atual presidente da Fiocruz), Pedro Gabriel Valle (ICICT), Virgínia Valiate Gonzalez (ENSP), Cristina Guilam (Coordenadora Geral de Pós-graduação). Clique na imagem para ampliar

 
 
Na quinta-feira (29), foi a oportunidade de apresentar anseios e propostas à candidata Tânia Araújo-Jorge, atual diretora do IOC. Todos os pontos de pautas apresentados ao outro candidato foram colocados para a mesma, que demonstrou compreensão e sensibilidade sobre as questões colocadas pela APG. A candidata coloca que tem como propostas, discutir com a comunidade da Fiocruz uma revisão estatutária e nesse processo discutir a participação dos pós-graduandos nos processos eleitorais da instituição. Tânia se compromete em buscar garantir uma representação da APG no Conselho Deliberativo com direito a voz, até que se decida em congresso interno, o direito ao voto. Coloca ainda como proposta a discussão para criação de uma política de ensino e assistência estudantil na instituição
 
Na foto David Soeiro (ENSP), Tânia Araújo-Jorge (candidata e atual diretora do IOC), Cintia Palu (IOC) e Helene Barbosa (Vice-Direção de Ensino, Informação e Comunicação do IOC) Clique na imagem para ampliar
 
 
Os membros da APG Fiocruz Rio de janeiro agradecem o acolhimento dos candidatos em receber e ouvir as propostas da pós-graduação da instituição, e acreditam que o processo na Fiocruz só acrescenta para o amadurecimento da discussão das questões que norteiam a Fiocruz, além do fortalecimento do processo democrático como essencial para o crescimento institucional.
 
APG-Fiocruz
 
A APG Fiocruz do Rio de Janeiro apresenta atualmente a seguinte composição: 2 Coordenadores Gerais: Eugênio Hottz (IOC) e Pedro Valle (ICICT); 1 Vice-Coordenador Geral: David Soeiro (ENSP); 2 Coordenadores de Finanças: Mariela Vasconcelos (IOC) e Virginia Valiate Gonzalez (ENSP); 2 Coordenadores de Articulação Política: Hebert Gomes (ENSP) e Lenilton Silveira (IOC); 2 Coordenadores de Ensino: Miguel Oliveira (COC) e Renata Tourinho (IOC); 2 Coordenadores de Comunicação: Thiago Petra (ICICT) e Cintia Palu (IOC). Para entrar em contato envie email para [email protected] e/ou participe do grupo no facebook https://www.facebook.com/groups/apgfiocruz/
 
Breve histórico
 
A APG Fiocruz Rio de Janeiro participou das atividades da paralisação nacional de pós-graduandos pelo reajuste de bolsas (assista ao vídeo da mobilização na Fiocruz), além de participar da Caravana Nacional Caravana de Pós-Graduandos à Brasília. Teve participação ativa na coordenação da Mostra Nacional de Divulgação Científica no Rio de Janeiro e colaborou na organização do X Congresso Brasileiro da Saúde Coletiva, o mais importante evento político/científico de saúde no país, fortalecendo a proposta do Fórum Nacional de Pós-graduandos em Saúde.
 
 
Fonte: APG/Fiocruz
 
 

 

Tradicionalmente conhecida pelo seu caráter cultural, político e festivo, a Bienal da União Nacional dos Estudantes, acontecerá de 22 a 26 de Janeiro de 2013, em Recife-PE com o tema “Volta da Asa Branca”, que homenageia o centenário de Luis Gonzaga. 
 
A ANPG, em parceria com as entidades estudantis UNE e UBES, coordenará a Mostra de Ciência e Tecnologia e os debates relacionados ao tema, dentro da programação da Bienal. A inscrição de trabalho é gratuita. 
Os estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e pesquisadores oriundos de qualquer instituição e estados do país, devem submeter os resumos dos trabalhos até dia 07 de Dezembro, enviando para o e-mail [email protected], conforme as normas estabelecidas no edital. Serão aceitos até 03 trabalhos por autor.
 
Os interessados em participar devem ficar atentos às áreas de abrangência da mostra, listadas no anexo 02 do edital.
 
Veja abaixo o calendário da Mostra. Atenção aos prazos!
 
01 de outubro de 2012 –  Aberto para envio de resumos
07 de dezembro 2012 – Data limite para submissão de resumos
14 de dezembro de 2012 – Divulgação da aprovação
11 de janeiro de 2013 – Data limite para envio do documento de apresentação do trabalho
14 de janeiro de 2013 – Divulgação da programação final
22 a 26 de janeiro de 2013 – Mostra de Ciência e Tecnologia das Entidades Estudantis
 
8° Bienal da UNE
 
Chegando a sua oitava edição em 14 anos de existência, a Bienal da UNE se firma hoje como um dos principais encontros da juventude na América Latina. A 8ª Bienal terá como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, e suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro. “A volta da Asa Branca” é o tema da atividade desse ano, que traz como homenageado especial o rei do baião, Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012. O evento traz mostras artísticas selecionadas entre estudantes de várias universidades do país, shows, oficinas e debates sempre com um qualificado rol de convidados entre ativistas, intelectuais, artistas e figuras públicas.
 
Para mais informações sobre a 8° Bienal da UNE, acompanhe o site da ANPG e UNE
 
Da redação
Organizada pelo Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next), do Icict/Fiocruz, a "I Conexão Internacional de Saúde e (Ciber) Cultura: Práticas e ações culturais nas Redes" é um dos três eventos que compõem a Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde, que se realiza entre os dias 11 de Novembro a  5 de Dezembro. 
 
A característica mais marcante desse congresso é que ele será feito de forma online, em rede, e tem como objetivo mapear, registrar e discutir atividades culturais que podem contribuir para a promoção da saúde e do bem estar social, com informações registradas, divulgadas ou armazenadas na Internet.
 
Mais do que um evento acadêmico, a “I Conexão” será um evento de experimentação, que possibilitará interações entre os participantes. A ideia é fazer uma intensa discussão dos trabalhos desde o dia da submissão até a realização das atividades presenciais da semana no dia 3/12. Os inscritos que participam da discussão receberão certificado de participação.
 
Serão válidas as participações e submissões de produções de ciberativistas, artistas, designers, pesquisadores, curadores, curiosos, profissionais de saúde, gestores, todo aquele que colabora ou pretende colaborar com novas práticas culturais na saúde. Embora, seja dada preferência para os trabalhos de línguas íbero-americanas, o evento aceitará também submissões em inglês.
 
Serão aceitas produções próprias, artigos, publicações eletrônicas, áudios, vídeos, animações, fotografia ou desenho digital, posts de blogs, redes ou o que possa ser expressão de "Práticas e ações culturais nas Redes". Indicações de produções de terceiros, desde que citadas corretamente a fonte e a autoria, ou seja, qualquer pessoa que encontre algum material que considere relevante para contribuir neste evento pode inscrever o trabalho a título de “curadoria de material cibercultural”. Uma vez inscritos, os trabalhos serão organizados de modo a viabilizar a sua discussão através de comentários no site do congresso.
 
As inscrições serão encerradas no dia 30/11 e a submissão de trabalhos deverá ser feita até às 23h59 do dia 2/12, conforme o horário de Brasília. O evento está aberto ao público para comentários, críticas e debates.
 
Para se inscrever para a “I Conexão”, clique aqui
 
Para submeter os trabalhos, clique aqui
 
Para saber mais sobre a “I Conexão Internacional de Saúde e (Ciber) Cultura:  Práticas e ações culturais nas Redes” e que tipos de trabalhos poderão ser submetidos, clique aqui 
 
Para saber mais sobre a Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde, clique aqui 
 
Fonte: ASCOM Icict/Fiocruz
 
Os vencedores do 26º Prêmio Jovem Cientista, nas categorias Estudante do Ensino Médio, Estudante do Ensino Superior, Graduado, Mérito Institucional e Menção Honrosa, tiveram os nomes divulgados na terça-feira (27) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O tema deste ano foi Inovação Tecnológica nos Esportes.
 
Na categoria Ensino Médio, o prêmio foi para Pedro Wieland, aluno do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele desenvolveu um aplicativo para atletas capaz de selecionar as músicas arquivadas em um celular e reproduzi-las durante uma corrida, relacionando a velocidade média alcançada pelos corredores ao ritmo da melodia. O aluno conseguiu provar a relação da música com o desempenho dos atletas.
 
Na categoria Ensino Superior, a vencedora foi Priscila Ariane Loschi, da Universidade do Estado de Minas Gerais. A aluna criou um revestimento têxtil para tecido termorregulador de roupas de atletas. O tecido mantém a temperatura do corpo do atleta, para que não haja desconfortou e afete o rendimento do esportista.
 
Rodrigo Gonçalves Dias, da Universidade de São Paulo (USP), venceu na categoria Graduado. O pesquisador descobriu uma mutação genética capaz de comprometer o mecanismo de vasodilatação muscular durante a prática esportiva e, consequentemente, o desempenho do atleta. O estudo indica que portadores do gene com o código alterado podem ser mais suscetíveis a doenças cardíacas.
 
O homenageado na categoria Menção Honrosa foi Luiz Fernando Martins Cruel, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os prêmios Mérito Institucional Ensino Médio foi para o Centro Educacional Adalberto Valle, de Manaus, e do Ensino Superior para Universidade de São Paulo.
 
O Prêmio Jovem Cientista deste ano teve mais de 2 mil inscritos em todo o país. Os vencedores receberão os prêmios das mãos da presidenta Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto, em dezembro. A lista completa com os ganhadores pode ser acessada no portal do prêmio: http://www.jovemcientista.org.br/


Fonte: Agência Brasil 
 
 
 
 
 
 

A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Ouro Preto (APG/UFOP) realizou uma entrevista com as cinco chapas candidatas a reitoria da universidade. Todas as questões vão de encontro com os interesses e debates latentes da pesquisa e pós-graduação. 

A votação na UFOP para a escolha do novo reitor e vice-reitor acontece nos dias 5 e 6 de dezembro de 2012.

 

 

Conheça as chapas:

Chapa 1: Jaime Antônio Sardi e Hernani Mota de Lima

Chapa 2: Marcelo Eustáquio Silva e Guilherme Paolielli

Chapa 3: Marta de Lana e José Geraldo Arantes de Azevedo Brito

Chapa 4: Marcone Jamilson Freitas Souza e Célia Maria Fernandes Nunes

Chapa 5: Ernani Carlos de Araújo e Luis Antônio Rosa Seixas
 
 
Os links de cada pergunta e respostas encontram-se abaixo. 
 
 
Pergunta 1:
Quais os principais aspectos da proposta da chapa relacionados à pesquisa e pós-graduação na UFOP?
 
Chapa 1: 
Investir nos novos professores via fornecimento de uma infraestrutura de pesquisa para que o mesmo possa se capacitar, via ampliação das publicações e continuidade de suas pesquisas, para compor as equipes dos Programas de Pós-Graduação já existentes.
Criação de um programa via Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em formato semelhante ao jovens doutores da Fapemig com editais direcionados para os jovens/novos professores da Ufop.
Firmar uma parceria com o Departamento de Letras da Ufop para criação de um banco de revisores de texto. Esta parceria possibilitar que todas as Dissertações/Teses geradas na Ufop passem por um revisão antes da publicação final pela Ufop.

Chapa 2:
No bloco 2 da nossa carta programa – Políticas de Fortalecimento Acadêmico, temos compromisso,
com:
– Promover esforços com vistas a viabilizar o aumento de recursos financeiros, oriundos de recursos próprios, para financiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.
– Incremento à integração acadêmica entre a graduação, a pós-graduação a pesquisa e a extensão.
– Fortalecimento dos colegiados de cursos de graduação e pós-graduação através do gerenciamento de uma política de integração para extensão, ensino e pesquisa.
– Apoiar a criação de novos cursos de pós-graduação, estimulando as iniciativas de caráter interdisciplinar e nacional e internacional.
– Apoiar e fortalecer a representação da UFOP nas câmaras e comitês externos de gestão da pesquisa e da pós-graduação – entre outras, FAPEMIG, CAPES, CNPq.
– Apoiar o funcionamento dos Comitês de Ética em Pesquisa da UFOP: ética em pesquisa com seres humanos, ética em pesquisa com animais, biossegurança e criar a comissão de destinação do resíduo sólido.
– Elaborar e implementar um sistema eletrônico de submissão, tramitação e gerenciamento dos cursos de pós-graduação lato sensu.
– Traçar um Plano Diretor de estruturação das bibliotecas.
– Aperfeiçoamento dos processos de aquisição e gestão, valorizando os serviços de biblioteca e os gestores de informação, com vistas à ampliação e atualização do acervo das bibliotecas.
– Fortalecimento, incentivo e ampliação de Programas de Mobilidade Acadêmica nacional e internacional para os servidores da UFOP e discentes dos cursos de graduação e de pós-graduação,
presencial e a distância.
 
Chapa 3:
Incentivar a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento dos cursos e programas de pós-graduação visando a excelência na pesquisa científica e no ensino de pós-graduação bem como fomentar a criação de parcerias interdepartamentais, interinstitucionais e internacionais paralelamente à criação de novos programas de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) além de parcerias com atores públicos e privados para assim colocarmos a UFOP com melhor visibilidade no cenário nacional e internacional e preparada para encarar os desafios do século XXI.
 
Chapa 4:
Na pesquisa e pós-graduação teremos como foco a busca pela excelência. É preciso formar profissionais qualificados, capazes de contribuir para produção de conhecimento e a geração de inovações sociais e tecnológicas. A Universidade desta forma assumirá um de seus papéis e contribuirá para que o país consolide sua vocação de grande centro irradiador de conhecimento nos mais variados níveis. 
 
O crescimento vivido pela nossa Universidade nos últimos anos, com a ampliação do número de cursos, de docentes, de técnico-administrativos e de estudantes indica uma tendência de ampliação no número de cursos de pós-graduação. O fortalecimento da pósgraduação já existente, e em expansão, e a criação de condições para a criação de novos cursos é algo que deverá receber a atenção no próximo período, buscando sempre a  melhoria das condições de oferta e, consequentemente, a avaliação dos cursos. 
 
Alguns desafios que colocamos para a nossa atuação nessa área são os seguintes: 
– Organizar uma Câmara de coordenadores de cursos de pós-graduação stricto sensu como fórum permanente de debate sobre os desafios da pesquisa e pós-graduação na UFOP, garantindo transparência e ampla participação na formulação de políticas para a área; 
– Ampliar os recursos destinados à pesquisa e pós-graduação dentro dos limites das possibilidades orçamentárias da instituição, e estimular e apoiar uma postura mais agressiva no que se refere ao financiamento externo via projetos; 
– Discutir mecanismos que estimulem os pesquisadores a apresentarem projetos e formas de apoiá-los na gestão desses projetos – evitando a sobrecarga atual com a parte burocrática que é, com justiça, alheia aos conhecimentos de muitos membros de nossa comunidade acadêmica e que rouba tempo precioso para aquilo que os proponentes fazem de melhor: a pesquisa; 
– Estimular a criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu, a partir de núcleos consolidados de pesquisadores vinculados a cursos de graduação ou núcleos interdepartamentais ou interinstitucionais;
-Apoiar a consolidação os atuais programas de pós-graduação com a criação dos seus respectivos cursos de doutorado e a expansão de suas atividades de forma a alcançar a internacionalização; 
– Avaliar com cada coordenação de curso quais ações concretas podem ser realizadas para a melhoria da avaliação pela Capes, significando a conquista de mais recursos e mais bolsas. Conduzir essa discussão para o Fórum de Coordenadores de forma a consolidar a política com vistas a mais publicação de artigos em periódicos qualificados; 
– Fortalecer os grupos de pesquisa, estimulando a internacionalização, e também a atração de bolsistas recém-doutores, pós-doutorandos e estudantes em mobilidade; 
– Criar uma política de apoio à pesquisa aos recém-doutores e aos novos docentes da UFOP; 
– Manter uma política transparente e construída coletivamente para o financiamento do sistema como um todo, desde a distribuição das bolsas até a participação em eventos; 
– Apoiar os cursos de pós-graduação com bolsas próprias da instituição; 
– Perseguir o atendimento equilibrado às demandas de bolsas para a graduação e pós-graduação com recursos da UFOP; 
– Discutir a construção de uma política de pós-doutoramento do corpo docente crescentemente articulada a uma política de internacionalização; 
– Buscar recursos visando ao aumento do número de bolsas destinadas aos diversos programas de iniciação científica, procurando sempre atender a todas as demandas qualificadas; 
– Fortalecer os comitês de pesquisa enquanto definidores dos critérios de julgamento e distribuição das bolsas de iniciação científica; 
– Consolidar a Semana de Iniciação Científica no âmbito do Encontro de Saberes como uma grande vitrine nacional para a pesquisa na UFOP, atraindo jovens talentos para nossos Programas; 
– Apoiar os grupos de excelência e emergentes, assim como a formação de novos grupos de pesquisa; 
– Ampliar a infraestrutura da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP), de modo que possa acompanhar o crescimento atual e futuro da pesquisa na UFOP; 
– Incentivar a maior integração entre os Programas e a Editora da UFOP, em iniciativas que visem à publicação em livros, inclusive eletrônicos. 
– Criar na PROPP um Núcleo de Apoio a projetos estratégicos para orientar os Programas quanto a formas mais eficazes de captação de recursos e financiamento de iniciativas de médio e grande porte;
– Reforçar o sistema de apoio à publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais qualificados, disponibilizando recursos para pagamento de despesas de publicação e tradução; 
– Tornar mais ágil e dar maior visibilidade ao repositório digital de teses e dissertações no Sisbin; 
– Apoiar a criação e fortalecer os laboratórios multiusuários já existentes; 
– Reforçar a infraestrutura de informática e internet, apoiando a incorporação pelos Programas de novas tecnologias de ensino e colaboração; 
– Reforçar a infraestrutura das secretarias de pós-graduação;
– Implantar bolsa pró-ativa como apoio a ações de melhoria das condições de ensino, pesquisa e gestão na pós-graduação; 
– Criar estratégias e plataformas para melhorar a visibilidade dos nossos cursos de pós-graduação, seja para ampliar seu campo de ação, seja para atrair jovens talentos em nível nacional e internacional; 
– Estimular a integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão, de sorte a realizar o ideal da Universidade, que é a indissociabilidade entre essas três esferas do fazer acadêmico; 
– Destinar um espaço para a sede da Associação dos Pós-Graduandos.
 
Chapa 5:
 
Vamos fomentar dentro do sistema de pesquisa e pós-graduação na UFOP ambientes de solidariedade, cooperação, maturação de ideias, de projetos e buscar a definição compartilhada de estratégias de aprimoramento e crescimento. O sistema de pesquisa e pós-graduação vem mobilizando parcela importante da comunidade acadêmica, e todos os esforços devem ser feitos no sentido de permitir e incentivar a inclusão e o engajamento do corpo docente, técnico e discente com essas atividades.
 
Pergunta 2:
 
 
Pergunta 3:
 
 
Pergunta 4:
 
 
Pergunta 5:
 
 
Pergunta 6:
 
 
Pergunta 7:
 
 
Da redação, com informações da APG/AFOP
 

Os estudantes da pós-graduação, em assembleia geral realizada na segunda-feira (26), deliberaram sobre a participação na greve da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na ocasião estavam presentes cerca de 50 alunos de 12 programas de pós-graduação, a Associação de Pós-Graduandos e Luana Bonone, presidenta da ANPG, mestranda em comunicação e semiótica da universidade.

Leia mais: Pós-graduação adere à greve na PUC

Abaixo a íntegra da nota da ANPG de apoio à greve

ANPG em defesa da democracia na PUC-SP

 
“O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros”.
(Santo Agostinho)
 
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) apoia a decisão da assembleia dos pós-graduandos da PUC-SP de se incorporar à greve geral que se instala na universidade em repúdio à nomeação de Anna Cintra para a reitoria da instituição – terceira colocada no processo de consulta realizada junto à comunidade acadêmica.
 
O movimento de greve que ora toma conta da universidade é um grito de indignação diante do desrespeito à Comunidade Acadêmica. É, ainda, um grito em defesa dos valores de democracia e solidariedade que marcam a tradição da PUC-SP – expressa nas paredes queimadas do TUCA (Teatro da Universidade Católica de SP) e manifesta na ação dos estudantes, técnicos e professores que ora se mobilizam.
 
Assim, apoiamos a greve e nos colocamos à disposição para qualquer ação que possa fortalecer a luta em defesa da democracia diante da ilegítima decisão da Fundação São Paulo, absolutamente anacrônica com o momento atual do país e na contramão das ações de fortalecimento da democracia no ensino superior brasileiro que marcam o último período da nossa história.
 
ANPG – Associação Nacional de Pós-Graduandos
 
Foto Capa: Democracia na PUC-SP

Entra na pauta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei 399/2011 de autoria do senador paranaense Roberto Requião (PMDB), que prevê a revalidação automática de diplomas oriundos de instituições de ensino superior estrangeiras. A ANPG estará em Brasília acompanhando os trabalhos da comissão, junto a entidades da comunidade científica contrários a tal medida.

A ANPG lança hoje um ofício  direcionado aos senadores que compõem a comissão, solicitando o diálogo com a comunidade científica antes da conclusão da votação. Baixe aqui (Clique aqui e veja a relação dos senadores componentes da comissão).

De acordo com Luana Bonone, presidenta da ANPG, a aprovação do PL seria um atestado contra o atual sistema de avaliação do ensino superior e contra a própria qualidade da universidade brasileira. “Atuaremos em Brasília para que o Senado Federal ouça as reinvindicações da comunidade cientifica e rejeite tal projeto. É fundamental que sejam valorizadas as cooperações e parcerias em vigor. O estabelecimento de revalidação para uma instituição deveria exigir, ao menos, uma avaliação dessas instituições com o mesmo rigor que a CAPES avalia a Pós-graduação brasileira, e não é o que o PL prevê."

Hoje, o estudante tem seu diploma de curso estrangeiro validado no Brasil através dos parâmetros estabelecidos na Lei nº 9.394/96, chamada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que determina que tais diplomas devam ser reconhecidos em alguma universidade brasileira que ministre curso na mesma área de conhecimento e em nível de titulação igual ou superior.
 
As entidades do movimento científico brasileiro reconhecem os benefícios existentes na experiência internacional, bem como, nas instituições sérias que acolhem estudantes do mundo inteiro. A defesa pela não aprovação do texto do PL, trata dos aspectos qualitativos que os cursos de ensino superior devem oferecer e da situação mercadológica que a alteração do sistema atual proporcionará. 
 
Educação não é Mercadoria
 
Para a ANPG, educação não é mercadoria. Na internet é possível encontrar ofertas de cursos no território do Mercosul, com curta duração, associados à pacotes de férias e/ou turismo.  Veja exemplo: http://www.imesmercosur.org.br/
 
Segundo Luana Bonone, o governo brasileiro não pode ser flexível a essas práticas, "especialmente neste momento em que a formação de recursos humanos tem sido um tema tão importante, digno de investimentos ousados, como o Programa Ciência Sem Fronteiras".
 
Em julho deste ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou um nota contrária a revalidação automática do diploma. Leia aqui.
 
Ajude a pressionar os senadores, encaminhando o texto por  e-mail e/ou dialogando nas redes sociais. 
 
 
Da redação
 
Representada pelas diretoras Tamara Naiz e Hercília Melo, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) esteve presente na última reunião da comissão que acompanha as ações do MEC, realizada dia 20 de Novembro, em São Paulo.  
 
(Desde Agosto, a ANPG tem representação neste fórum. Leia mais aqui)
 
A reunião foi presidida pelo secretário de ensino superior, Amaro Lins, que ouviu as propostas e sugestões das entidades participantes, e sinalizou-se comprometimento em encaminhá-las rumo a efetivação. 
 
Como representante do movimento da pós-graduação, a ANPG tem pautado nos fóruns de debate da comissão, os temas relevantes e as bandeiras históricas da pós-graduação brasileira. Neste sentido, a necessidade da inclusão dos pós-graduandos nas ações e objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) é tema recorrente entre os pós-graduandos. 
 
Através da consulta pública realizada no site da ANPG,  uma proposta  foi elaborada e apresentada na comissão. Recebida de forma positiva, a medida obteve apoio dos representantes e deve ter desdobramentos no próximo período. 
 
Segundo Tamara Naiz, o PNAES é um importante instrumento para a permanência e inclusão com sucesso dos estudantes de baixa renda nas Universidades Federais, “ Possibilita ao estudante a postergação da entrada no mercado de trabalho e uma maior dedicação aos estudos, assim ele deve ser fortalecido ano a ano. “ Afirma. 
 
A necessidade de compreender a assistência estudantil em sua totalidade, também foi tema de debate. As diretoras da ANPG pontuaram que não se trata apenas de bolsas. “Há de se pensar com mais comprometimento nas demandas relacionadas à estrutura física,  RU’s, moradias e benefícios, acompanhamento pedagógico para os estudantes que vão entrar pelas cotas,  auxílio saúde e creche.” Pontua Tamara.
 
A bolsa permanência para os estudantes de baixa renda de cursos integrais que serão incluídos em um novo programa, também foi apresentada em reunião. Provavelmente estas bolsas terão um valor fixado nacionalmente, e sua quantidade aumentará consideravelmente. 
 
Sobre as atuais 10.231 bolsas do Reuni para pós-graduandos, que serão extintas, a ANPG posicionou-se contrária a tal medida, apresentando a proposta de permanência do benefício.  A comissão acredita que as bolsas devem permanecer, sendo mantidas pela CAPES.
 
O secretário de ensino superior do MEC, Amaro Lins, afirmou que defenderá a permanência das atuais bolsas REUNI junto ao MEC/CAPES, mesmo que em uma outra modalidade (como bolsa tutoria ou bolsa demanda social)
 
A ideia de um programa de bolsas para estudantes de graduação de cursos integrais foi apresentada pelo próprio MEC, e a previsão é que o programa se inicie em 2013.
 
Da redação
 

Os estudantes da pós-graduação, em assembleia geral realizada na segunda-feira (26), deliberaram sobre a participação na greve da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Na ocasião, cerca de 50 alunos de 12 programas de pós-graduação, produziram um documento de adesão à greve geral na universidade. O documento conta com o apoio da Associação de Professores da PUC (APROPUC) e do Comando Geral de Greve. 

Protagonista no movimento da pós-graduação, a Associação de Pós-Graduandos da PUC e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), representada por Luana Bonone, mestranda em comunicação e semiótica pela universidade, estiveram presentes e também assinaram o documento. Os estudantes, professores e técnicos da PUC/SP encontram-se em greve após a nomeação de Anna Cintra para o cargo de reitora da universidade. 

Em assembleia realizada também na segunda-feira (26), os  mestrandos e doutorandos do Programa de Educação: História, Política, Sociedade lançaram uma carta aberta em defesa da democracia e da autonomia. Leia aqui.

De acordo com Vanessa Furtado, articuladora da assembleia geral dos pós-graduandos e mestranda em psicologia social, é importante e necessário que a pós-graduação esteja presente na luta por uma universidade democrática. “Notamos que a maioria dos pós-graduandos estavam fora das atividades de greve. Convocamos a assembleia, reunindo 12 cursos de pós-graduação e as entidades representativas, APG e ANPG, e decidimos por aderir a greve. Os cursos de pós-graduação estão sendo monitorados para que não ninguém seja coagido, nem prejudicado por participar da greve.” Afirma Vanessa.

Estudantes em greve, reunidos no Tribunal Popular na PUC/SP (clique na imagem para ampliar)

Após a assembleia, os pós-graduandos juntaram-se aos demais estudantes, técnicos e professores no ‘Tribunal Popular: A fundação São Paulo e Anna Cintra no bancos dos réus’, organizado pelo comando de greve. 

O movimento protesta contra a nomeação de Anna Maria Marques Cintra para o cargo de reitora da universidade. Cintra foi escolhida pelo cardeal dom Odilo Scherer, grão chanceler da PUC, apesar de ter ficado em terceiro lugar em uma eleição realizada entre alunos, professores e funcionários. Na consulta feita à comunidade acadêmica em Agosto, o atual reitor, Dirceu de Mello, foi o mais votado.

 

 

Calendário de Greve 

(clique na imagem para ampliar)

Leia abaixo a nota dos estudantes da pós-graduação.

 

 PÓS GRADUAÇÃO EM GREVE!!!

À Comunidade da PUC-SP,

Nós, estudantes da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo deliberamos, em Assembleia Geral realizada no dia 26/11/2012 no campus Monte Alegre, às 19h, pela entrada na greve geral, em razão da nomeação da última colocada no processo eleitoral para a reitoria da PUC-SP. Em respeito aos 32 anos de tradição democrática na PUC-SP, consideramos tal nomeação ilegítima e desrespeitosa com a comunidade acadêmica. 

Foi deliberado também que os estudantes de pós-graduação interrompam suas atividades acadêmicas (provas, aulas, trabalhos e seminários) até o fim da greve ou decisão tomada em contrário nesta mesma Assembleia. Estando a categoria dos professores também em greve, definida em Assembleia Geral dos professores, orientamos aos estudantes de pós-graduação que denunciem ao comando de greve prontamente qualquer tentativa de coação.

A paralisação não prejudicará as atividades de defesas de tese, exames de qualificação já agendados, bem como as entregas de relatórios às agências de fomento. Os casos especiais serão analisados pela Comissão de Greve.   

Por último, deliberamos pela participação nas Assembleias regularmente realizadas pelos estudantes de graduação.  

 

Estudantes da Pós Graduação da PUC-SP

Associação dos Pós Graduandos da PUC–SP – APG

Luana Bonone – Presidente da Associação Nacional de Pós Graduandos – ANPG