Category

Notícias

Category
Mesa ‘Formação da Pós-Graduação em Saúde para consolidação do SUS` (Clique na imagem para ampliar)

Na última sexta-feira (16), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realizou debate no espaço da programação do Congresso da associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), em Porto Alegre, cujo tema ‘Formação da Pós-graduação em Saúde para consolidação do SUS’, foi debatido pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), Mozart Sales; pela professora Dra. Marina Atanaka, coordenadora do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; pelo professor Dr. Ricardo Burg Ceccim, da Rede Unida; pela professora Carla Salvaterra, pró-reitora da Universidade de Bolonha; e pelos diretores da ANPG, Jouhanna Menegaz e Marcos Pedrosa. Realizou ainda uma plenária de pós-graduandos em saúde na sequência desta atividade. 

Os doutorandos Lúcia Guerra (FSP/USP) e David Soeiro (ENSP/APG/Fiocruz), membros do Fórum Nacional de Pós-Graduandos da ANPG, participaram da comissão organizadora do evento. 
 
A ANPG vem defendendo por meio do Fórum a opinião de que há necessidade de uma diversificação da formação de pós-graduação e de maior compromisso das modalidades com a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua fala, a secretária geral da ANPG, Jouhanna, parabenizou o trabalho da SGTES e pontuou a necessidade de equilíbrio entre a política da secretaria que se sustenta na ênfase do fomento da formação para o trabalho centrada na modalidade lato sensu com uma política de aproximação do stricto sensu da secretaria e das necessidades do SUS, necessitando para tanto de maior diálogo com as agências de fomento, em especial a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
 
O debate foi de grande nível e permeabilidade, durante a mesa de debate e durante a plenária do Fórum que aprovou a Carta de Porto Alegre, sinalizando uma ampliação do espectro organizativo do Fórum e de novo encontro a ser realizado em janeiro de 2013 na cidade de Recife, junto a Bienal de Cultura e Arte das Entidades Estudantis. Para além dos encaminhamentos desta carta, a plenária indicou a associação institucional da ANPG a ABRASCO e a solicitação de participação no Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Foi acertada também para o mês de dezembro uma reunião entre ANPG e SGTES, no intuito de fortalecer o debate acerca das contribuições da pós-graduação para a consolidação do SUS.
 
A ANPG participou ainda de assembleia da Rede Unida onde apresentou a proposta de encontros de pós-graduandos em saúde nos encontros regionais preparatórios do congresso da Rede, a realizar-se em 2014. 
 
 
 
clique na imagem para ampliar
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) participará na quarta-feira (21) da audiência pública que visa discutir os valores das bolsas de pesquisas dos pós-graduandos de Minas Gerais.
 
Luana Bonone, presidenta da entidade, participará do debate juntamente com os convidados:  ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; e os reitores de todas as universidades do estado de Minas Gerais, os presidentes do CNPQ, Capes, Fapemig, Associação Nacional dos Pós-Graduandos, Associação de Pós-Graduandos da UFMG e da UFV, Federais de Ensino Superior, entre outros.
 
Também será discutida na reunião a Portaria Conjunta Capes/CNPq nº 01/2010, que autoriza os pós-graduandos a acumularem as bolsas com outras atividades remuneradas, desde que contribuam para sua formação acadêmica, científica e tecnológica. 
 
Requerida pelo deputado Paulo Lamac – que faz parte da comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Asssembleia Legislativa de MG, – a reunião acontecerá às 14h30, na Escola de Engenharia da UFMG, sala 1.014, Campus da Pampulha (Avenida Antônio Carlos, nº 6.627).
 
 
 
 
Foto: Divulgação UNE 
 
A entidade acaba de lançar uma nova frente na sua campanha pelos 10%, que recebe o nome de #regulamentadilma, para que a presidenta regulamente a destinação de 100% roylaties da União para a educação e 50% do Fundo Social do Pré-sal para o setor.
 
Reforçando a agenda do movimento estudantil no debate dos royalties, lideranças da UNE, UBES e ANPG reuniram-se ontem (13/11), em Brasília, com o ministro da educação, Aloízio Mercadante, para alinhar as estratégias do governo e do movimento estudantil para aprovar os royalties.
 
Durante o encontro, os estudantes apresentaram a proposta da campanha #regulamentadilma, que propõe que Dilma regulamente o PL de modo que fiquem reservados 100% royalties da União para a educação. Ficaria faltando, então, os royalties dos municípios e dos estados. ” A UNE sugere a construção de uma carta compromisso a ser assinada pelos novos prefeitos e governadores dizendo que eles destinem, no mínimo, 50% dos royalties dos seus estados e municípios para educação”, explicou Daniel Iliescu.
 
De acordo com Iliescu, as duas propostas apresentadas pelo movimento estudantil ao ministro, a campanha #regulamentadilma e a Carta-compromisso aos governadores e prefeitos, foram recebidas com muito entusiasmo pelo ministro, uma vez que ele acredita que “a decisão de vincular os royalties a educação é a mais importante do Brasil dos últimos e próximos 20 anos”.
 
VAMOS À LUTA!
 
A UNE tem construído essa grande batalha nacional por maiores investimentos em educação ombro a ombro com as outras entidades do movimento educacional, como CNTE, Undime, Fasubra e Campanha Nacional pelo Direito a Educação e prepara uma agenda intensa de mobilizações por todo o Brasil durante os próximos 15 dias, que prevê atos locais nas escolas e universidades do Brasil para discutir a campanha. e dois grandes atos em Brasília e no Rio de Janeiro.
 
“A hora é agora! Vamos arregaçar as mangas e levar nossa campanha para as ruas e para as redes! #regulamentadilma“, convocou Iliescu.
 
 
 
Fonte: UNE

 

Estudantes reunidos com Ministro da Educação, Aloízio Mercadantes. Crédito: Luana Bonone (Clique na imagem para ampliar)

A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) foram recebidos nesta terça-feira (13), pelo Ministro da Educação, Aloízio Mercadante. O movimento estudantil foi reafirmar seu compromisso na luta pelos royalties e pelo Fundo Social do Pré Sal e exigir do governo federal coerência para seguir adiante na luta em defesa da educação brasileira.

Participaram da reunião Luana Bonone, presidenta da ANPG, Daniel Iliescu, presidente da UNE, a vice-presidenta da UNE, Clarissa Cunha, a secretária-geral, Michelle Bressan, o 1o vice-presidente, Yuri Pires, o diretor Jonatas Moreth e Eduardo, vice-presidente da UBES no DF. 

O encontro deliberou sobre uma bandeira unificada, onde serão envolvidos todos os movimentos que compuseram a luta pela educação neste último período, para que num esforço conjunto a educação brasileira seja vitoriosa.

A nova fase da campanha é composta por diversas linhas de atuação, constituída por muita pressão popular e grandes mobilizações, caraterística latente dos militantes do movimento estudantil.

Foi definido na reunião que uma Carta-Compromisso destinada à presidenta Dilma, – assinada pelas entidades dos movimentos educacional, estudantil e popular, além dos prefeitos recém-eleitos e governadores – será redigida com o objetivo de pressionar para que a presidenta regulamente o PL, decretando que a riqueza deve ser revertida em investimento na educação, com o 50% do Fundo Social do Pré- Sal e 100% dos royalties da união.

A partir de hoje, uma forte campanha pelo #RegulamentaDilma será a  linha dos estudantes reivindicando que a presidenta, que tem até o dia 30 de novembro, se posicione sobre sanção e/ou vetos ao PL 2565/11.

A pressão do movimento também se debruçará sobre o Plano Nacional de Educação. Para vigorar definitivamente, o Plano que prevê a aplicação até 2020 de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação, seguirá para votação no Senado.  É neste contexto, que mobilizações serão feitas para que sejam incluídas nas metas do Plano, as reinvindicações dos estudantes.

Escolas e universidades estão sendo mobilizados durante o mês de novembro por todo o Brasil. Tuitaços serão realizados todos os dias, com as hashtag, #RegulamentaDilma #RoyaltiesPraEducação #PréSalPraEducação

De acordo com Luana Bonone, presidenta da ANPG, esse esforço que as entidades vêm fazendo para garantir a destinação dos recursos, parte da convicção de que educação é o futuro do país. “Estamos falando de recursos que tem data de validade. É necessário que os recursos do Pré-Sal sejam investidos em elementos que darão retorno para o Brasil. A educação é libertadora.”

Quando questionado sobre os investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministro afirmou que a conquista por mais verbas para Educação, consequentemente, contemplarão as áreas correlacionadas.  

A comunidade científica, que atua em defesa do avanço da ciência, tecnologia e inovação,  também já consideram a transição para um novo tempo de luta. Ao lado da ANPG, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), participaram efetivamente dos debates determinantes neste último período. (Leia mais aqui)

DEMAIS PAUTAS

O Ministro Aloízio Mercadante, discorreu sobre uma possível legislação penal para o ENEM, no intuito de coibir ações que deslegitimam o processo. No final de semana da prova, surgiram boatos sobre o cancelamento, com postagens nas redes sociais dando conta de um vazamento do gabarito.

A revista Veja, por sua vez, incitou que alunos tirassem fotos, o que viola as normas do ENEM. Por conta desse imprevisto, 65 alunos foram desclassificados.

As entidades se colocaram a disposição do Ministério, para avaliar a necessidade de tal medida e sua implementação.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior também foi pauta da reunião. Luana Bonone destacou ao Ministro que a avaliação precisa levar em conta as especializações, bem como, financiamentos e elementos de fiscalização.

Na comissão que acompanhará as ações do MEC, na qual a ANPG tem acento, a proposta de bolsa tutoria para estudantes cotistas, apresentada pela entidade, também é defendida pelo próprio MEC, e deve ter desdobramentos nas próximas reuniões.  

Da redação

 

Os livros são disponibilizados pela Cultura Acadêmica, parte da Fundação Editora da UNESP
 
A Universidade Estadual Paulista (UNESP), através da Cultura Acadêmica (um dos braços de sua editora principal), está disponibilizando 120 títulos acadêmicos em formato digital para download gratuito. Os livros estão divididos em 23 áreas do conhecimento e são voltados para estudantes de graduação e pós-graduação que precisam de material de apoio para desenvolver projetos acadêmicos.
 
Confira nos links a seguir quais são os livros disponibilizados pela Cultura Acadêmica:
 
 
Fonte: Universia Brasil
 
 
 
 

Começa na quarta-feira (14) o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva evento organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva/ABRASCO. O Congresso será realizado no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e deverá reunir aproximadamente seis mil congressistas, entre docentes, pesquisadores, gestores e profissionais de saúde para debater e enfrentar os desafios teóricos e práticos do campo, tendo como tema central: “Saúde é Desenvolvimento: Ciência para a Cidadania”.

Dentro da programação do Congresso, a ANPG realizará o Encontro Nacional de Pós-Graduandos em Saúde, durante os dias 16 e 17 de novembro. 
 
O Abrascão 2012 traz a proposta do Abrasco Jovem – um espaço de integração científica entre a graduação e a pós-graduação, cujos trabalhos tenham os estudantes como os primeiros autores. Nesta proposta, o Fórum Nacional de Pós-graduandos em Saúde da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) esteve representado pelos doutorandos Lúcia Guerra (FSP/USP) e David Soeiro (ENSP/APG/Fiocruz), que participaram ativamente da organização das atividades do evento.
 
O Abrasco Jovem contará com comunicações coordenadas e pôsteres, em período específico e exclusivo das manhãs dos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2012, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre-RS.
 
16 de Novembro (14h-18h)
Local: CENTRO DE EVENTOS PLAZA SÃO RAFAEL
Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, CEP. 90030-140, Porto Alegre-RS
 
14h – 16h
Mesa: Formação da Pós-graduação em Saúde para consolidação do SUS
 
Jouhanna Menegaz – Secretária Geral da Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG (UFSC)
Mozart Sales – Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/MS
Rita Barata – Representante – Saúde Coletiva/Capes
Ricardo Ceccim – Rede Unida
Maria Amélia Veras – Fórum de coordenadores de Pós-graduação em Saúde Coletiva
Marcos Vinicius Soares Pedrosa – Diretor de Saúde da ANPG (UNIFESP)
 
16h – 18h
Plenária do Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde (FNPGS)
Coordenação: David Soeiro, Lúcia  Guerra, Jouhanna Menegaz, Marcos Asas
 
17 de Novembro (16h às 18h)
Local: Tenda Paulo Freire (UFRGS)
 
Roda de conversa – Graduação e Pós-graduação em saúde coletiva no Brasil: dilemas e perspectivas de atuação no campo
Debatedores: Fórum Nacional de Pós-graduandos em Saúde/Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e Coordenação Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva (CONESC)
 
MEMÓRIA
 
O Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde (FNPGS) foi constituído por estudantes de pós-graduação da área da saúde de todo o país, a partir de um espaço promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos durante o XXII Congresso Nacional da entidade (UFRJ -Rio de Janeiro, 2010) que teve como tema “A Ciência não está de braços cruzados. E você? – Avançar na Pós-graduação para Transformar o Brasil”, no qual a vice-presidente da Abrasco Profª Drª Lígia Bahia, juntamente com Prof. Dr. Emerson Merhy (UFF) estiveram presentes nos grupos de debates simultâneos (GDs) da área da saúde.
 
Em maio deste ano, este fórum foi retomado no XXIII Congresso Nacional de Pós-Graduandos da ANPG (UNIFESP – São Paulo, 2012). Trata-se de um movimento permanente de discussões e ações direcionadas aos temas que englobam saúde, alinhados ao Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 e a defesa de um sistema de saúde (SUS) com acesso universal à população brasileira.
 
Desde sua criação, o FNPGS tem realizado diversas atividades descentralizadas, tendo a ANPG como percussora de suas ações. Durante o Congresso da Rede Unida realizado em maio de 2012 na cidade do Rio de Janeiro, os pós-graduandos apresentaram suas contribuições ao debate em carta aberta, reiterando o compromisso do coletivo em aprofundar o debate.
 
O FNPGS também publicou na série especial da Revista Saúde em Debate (CEBES) Desenvolvimento e Sustentabilidade: desafios da Rio + 20 (v.36, p. 116-119, jun. 2012) a “Carta do Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde à Sociedade Brasileira”, onde são apresentadas suas pautas, propostas e pretensões, quanto um coletivo de estudantes da área da saúde da pós-graduação brasileira. Acesse a carta na íntegra aqui.
 
Da redação
 
 
 


Crédito: Vitor Vogel (Clique na imagem para ampliar)

A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) serão recebidos nesta terça-feira (13), pelo Ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

O objetivo do encontro é traçar estratégias para garantir a destinação de 100% dos royalties para a educação, ciência e tecnologia. O governo, os movimentos educacionais e estudantis e diversos setores da sociedade, estão convencidos de que a luta não acabou.
 
Na última quinta-feira, ao discursar na cerimônia de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização, Mercadante afirmou. “A Câmara votou o Plano Nacional de Educação por unanimidade e estabeleceu que em 10 anos deveríamos dobrar os investimentos em educação, chegando a 10% do PIB. Mas, até o momento, não temos uma fonte de financiamento capaz de cumprir essa meta (…) O caminho era a riqueza nova que estamos descobrindo, a riqueza dos royalties do petróleo (…) Essa luta não acabou. Vamos agora, junto ao Senado, continuar lutando para que os royalties sejam encaminhados para a educação”, disse.
 
Os movimentos que atuam em defesa de mais investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação já consideram a transição para um novo período de intensa mobilização. Leia mais aqui
 
A reunião acontece no MEC, às 11 horas.
 
Da redação, com informação do Blog do Planalto

A diretoria da ANPG definiu em sua última reunião, um calendário de ações para o próximo período e, entre as diversas atividades que a entidade promoverá, está o Encontro de Representantes Discentes. 

A previsão é que o Encontro aconteça em Outubro de 2013, junto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para isso, a ANPG convoca a comunidade científica e acadêmica, para juntos construir a atividade, bem como, identificar os temas relevantes para serem os norteadores dos debates. Trata-se de um esforço da entidade em dialogar, cada vez mais, com a pós-graduação brasileira. 
 
Através de uma consulta pública, os estudantes poderão contribuir no processo de formulação, respondendo a pergunta: “Qual deve ser a pauta do encontro de representantes discentes da ANPG?”.
Acesse o link aqui.
 
Participe e dê sua contribuição.
 
Da redação
 

A Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) realizará o Fórum Nacional “Políticas e Gestão da Educação Superior no Brasil”, nos dias 29 e 30 de novembro de 2012, no seu Edifício Sede em Brasília-DF.

O Conselho Nacional de Educação promoverá o Fórum com o objetivo de proporcionar análise crítica das políticas e gestão da Educação Superior brasileira, na última década e, discussão sobre o seu futuro, tendo por eixos o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 e os grandes temas, cenários e paradigmas contemporâneos, visando à construção de diretrizes para a promoção de um novo ciclo de expansão com qualidade.
 
O Fórum é direcionado à gestores, profissionais e pesquisadores interessados no tema. Para participar basta enviar email para [email protected],  confirmando participação. 
 
Clique aqui para acessar programação.
 
Da redação
A presidente da República, Dilma Roussef, receberá nos próximos dias um relatório completo sobre as perdas que a área de CT&I terá com a recente aprovação da distribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios. De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o texto do Projeto de Lei nº 2655/11 aprovado mexeu com a arrecadação do CT-Petro, principal fonte de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
 
"O Projeto de Lei afetou os contratos [de exploração do petróleo] já assinados. Já mandei fazer um levantamento para saber qual é o ganho e o prejuízo que o FNDCT terá com o que foi aprovado", afirmou o ministro. Raupp descartou, em um primeiro momento, pedir à presidente que vete a legislação aprovada pelos deputados na terça-feira (6).
 
Já o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que vai continuar "lutando" para que os recursos provenientes dos royalties do petróleo sejam completamente investidos em educação. "A Câmara [dos Deputados] aprovou o Plano Nacional de Educação [PNE], em que está previsto dobrar o investimento em educação nos próximos dez anos, mas não definiu nenhuma fonte concreta para que isto ocorra. Não basta dizer onde nós devemos chegar, tem que dizer como chegaremos lá, qual a fonte do orçamento que vai aumentar a fonte para educação. A presidente Dilma propôs um caminho, que todos os royalties do petróleo dos estados, dos municípios e da União fossem para a educação. Nós vamos continuar perseguindo essa meta", defendeu Mercadante.
 
O ministro ressaltou que vai dialogar com senadores, prefeitos e governadores para garantir apoio no Senado para que os royalties sejam direcionados para a educação. "Vamos sentar com os senadores e discutir a matéria. É imprescindível que royalties do petróleo, que é uma riqueza não renovável e temporária [sejam investidos em Educação]. Ela não pode ser destinada ao inchaço da máquina pública. Temos que pensar o Brasil pós-petróleo, com educação de qualidade, universal e para todos para permitir o desenvolvimento futuro do país quando as reservas de petróleo já não estiverem mas aí para os nossos netos. Esse é o sentido verdadeiro dos royalties", disse.
 
Análise exaustiva 
 
A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que ainda não decidiu se vai vetar algum artigo da lei que trata da partilha dos royalties do petróleo. Ela reiterou que a decisão será feita depois de estudar o texto aprovado pelo Senado e pela Câmara. "Eu não tenho a lei, eu vou avaliar a lei. Eu nunca nem a vi ainda. Eu seria uma pessoa leviana se, sem recebê-la, eu falasse sobre ela", disse Dilma.
 
Por meio do "Blog do Planalto", a presidente já havia afirmado que "fará uma exaustiva análise do projeto de royalties aprovado pela Câmara antes de concluir pela sua sanção, veto total ou veto parcial". Após receber o texto, a presidente tem 15 dias úteis para fazer a análise da lei.
 
Fonte: Jornal da Ciência