Category

Notícias

Category
clique na imagem para ampliar

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizará nos dias 27 a 29 de Novembro, o encontro acadêmico internacional "Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde". 

O evento visa sistematizar o debate sobre aspectos teórico-conceituais que fundamentam a inter e a transdisciplinaridade como concepções de produção de conhecimento e de práticas.

De acordo com a Capes, o encontro também pretende promover a articulação da Educação Superior com a Educação Básica por meio de estratégias pedagógicas que potencializem a apropriação do conhecimento científico e tecnológico.
 
Palestras, debates e paineis são algumas das ações que ocorrerão no evento, que terá a participarão de pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e Canadá. O evento será realizado na sede da Capes, em Brasília. Veja a programação do evento aqui.
 
Da redação.
 

 

 
Foto: UNE

Na manhã de quarta-feira (31), mais de 300 estudantes foram até Brasília e ocuparam o congresso, onde o PL 2565/11, que trata da partilha dos rayalties seria debatido. A atividade ficou marcada por uma grande mobilização dos estudantes brasileiros em defesa dos 100% dos royalties do petróleo, 50% do Fundo Social do Pré-Sal e 10% do PIB para educação.

Os estudantes levaram sua irreverência e força, entoando palavras de ordem pelos corredores. Durante o ato ainda receberam o apoio de diversos parlamentares como os deputados Paulo Rubens Santiago (PDT), Daniel Almeida (PCdoB), Fátima Bezerra (PT), entre outros. “Cumprimos os importantes papéis de pautar a imprensa, a sociedade e o congresso sobre as pautas estudantis”, comemorou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
 
Após o ato, Iliescu e Manuela Braga, presidente da UBES, participaram de três reuniões consecutivas com Marco Maia (PT) , presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini (PT), relator do PL 2565/11 e com a assessoria parlamentar do MEC.
 
“Hoje, a UBES e a UNE, ao lado dos estudantes de cada estado do país, reafirmaram a defesa pela aplicação direta na educação por meio dos royalties do petróleo”, disse Manuela Braga.
 
PRESIDENTE DA CÂMARA SE DIZ FAVORÁVEL AOS 100% DOS ROYALTIES
 
Após o ato de ocupação, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, reuniu-se com representantes da UNE, UBES, CNTE e UMDIME para discutir temas pertinentes à educação no momento.
 
Os estudantes apresentaram sua proposta de destinação de 100% dos royalties do petróleo para educação relembrando o apoio e o compromisso firmado entre as entidades, UNE, UBES e ANPG com a presidenta Dilma Rousseff em reunião no dia 22 de agosto. Na ocasião, a presidenta afirmou ser possível o estado alcançar investimentos de 10% do PIB para educação, caso os 100% dos royalties e os 50% do Fundo Social do Pré-sal fossem destinados ao setor. (Leia mais aqui)
 
Após a conversa com estudantes, Marco Maia comprometeu-se a colocar o tema na agenda da Câmara e declarou apoio à bandeira de luta dos estudantes. “Essa reunião foi importante pois garantiu os 100% dos royalties na agenda da câmara”, explicou Daniel.
 
RELATOR DO PL INCLUIRÁ DESTINAÇÃO DE 50% DO FUNDO SOCIAL DO PRÉ-SAL EM SEU RELATÓRIO
 
Após a reunião com Marco Maia, as lideranças das entidades estudantis participaram de outro importante encontro, dessa vez com o relator do PL 2565/11, o deputado Carlos Zarattini.
 
Até o momento, o relatório de Zarattini sobre o PL não contempla a destinação de 50% do Fundo Social do Pré-sal para o setor da educação. “Há uma outra lei especificamente sobre esse tema tramitando no senado, mas argumentamos com ele que a mesma não o impede de e vincular os 50% em seu relatório”, explicou Iliescu. De acordo com ele, o saldo da reunião foi positivo e o deputado se comprometeu a incluir a informação em seu relatório, que deve ser lido no próximo dia 6 de novembro.
 
REUNIÃO COM MEC E SALDO POSITIVO PARA INTENSIFICAR MOBILIZAÇÕES
 
O dia de mobilização terminou com uma terceira reunião entre as entidades estudantis e membros da assessoria parlamentar do MEC. “São os quadros do ministério que vão ao congresso articular as opiniões do MEC. Outro encontro muito importante nessa luta”, definiu o presidente da UNE após a reunião.
 
O relatório do PL 2565/11 será lido na próxima terça-feira, dia 6 de novembro, e os estudantes prometem realizar nova grande mobilização. “Estaremos aqui de novo. O dia de hoje foi um chamado ao movimento estudantil de todo o Brasil. A rede do movimento estudantil está mais mobilizada do que nunca. Teremos o 14º CONEB da UNE e os secundaristas o Encontro de Grêmios. Queremos que todos eles participem ativamente do debate da educação que queremos construir para o Brasil”, finalizou Iliescu.


ANPG EM DEFESA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
 
A ANPG compactua da luta e segue mobilizada junto com as entidades estudantis para garantir os recursos para a educação. "No bojo da reinvindicação pelo incremento do orçamento destinado à educação, todos os estudantes serão contemplados. A educação é elemento estratégico para o desenvolvimento do país. Garantir os 10% do PIB para educação, significa atender a pauta dos estudantes em todos os níveis, inclusive, nas questões defendidas pela ANPG, como:  política permanente da valorização das bolsas de pesquisa e assistência estudantil." afirma Luana Bonone, presidenta da ANPG. 
 
Da redação, com informações da UNE
Em reunião realizada nesta quarta-feira (31) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)  foi eleita a diretoria da APG Fiocruz Rio de Janeiro, assim constituída:
 
2 Coordenadores Gerais: Eugênio Hottz (IOC) e Pedro Valle (ICICT)
1 Vice-Coordenador Geral: David Soeiro (ENSP)
2 Coordenadores de Finanças: Mariela Vasconcelos (IOC) e Virginia Valiate (ENSP)
2 Coordenadores de Articulação Política: Hebert Gomes (ENSP) e Lenilton Silveira (IOC)
2 Coordenadores de Ensino: Miguel Oliveira (COC) e Renata Tourinho (IOC)
2 Coordenadores de Comunicação: Thiago Petra (ICICT) e Cíntia Palu (IOC)
 
A diretoria conta com representantes de quatro unidades técnico científicas da Fiocruz do Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e Casa de Oswaldo Cruz (COC).
 
Breve histórico
 
clique na imagem para ampliar. Foto: Divulgação APG Fiocruz
A APG Fiocruz Rio de Janeiro participou das atividades da paralisação nacional de pós-graduandos pelo reajuste de bolsas (assista ao vídeo da mobilização na Fiocruz ), além de participar da Caravana Nacional Caravana de Pós-Graduandos à Brasília. Teve participação ativa na coordenação da Mostra Nacional de Divulgação Científica no Rio de Janeiro e atualmente colabora na organização do X Congresso Brasileiro da Saúde Coletiva, o mais importante evento político/científico de saúde no país, a ser realizado em Porto Alegre este mês, fortalecendo a proposta do Fórum Nacional de Pós-graduandos em Saúde.
 
 
 
 
Por David Soeiro – APG Fiocruz
 
De 29 e 30 de Outubro, Belo Horizonte sediou o 2º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência. Luana Bonone, presidenta da ANPG, compôs a mesa de abertura do primeiro dia de atividade, juntamente com Clélio Campolina Diniz, reitor UFMG, Luiz Antonio Elias, secretário-executivo MCTI, Prof. Jacob Palis, presidente ABC, Helena Nader, presidente SBPC, Odenildo Sena, presidente Consecti, Nárcio Rodrigues, secretário de C&T de MG e Mario Neto Borges, presidente FAPEMIG/presidente Confap. 
 
O tema proposto para o Encontro Preparatório de Belo Horizonte – Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos – propõe um reflexão sobre essas questões e sobre o papel da ciência na busca por soluções aplicáveis às condições tropicais. Espera-se, assim, que o Fórum Mundial de Ciência venha a constituir um espaço de debate de tais questões, fundamental para o desenvolvimento, a competitividade e a sustentabilidade dos países.
 
Na abertura, o Presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Jacob Palis, destacou que o evento representa um momento especial para o Brasil “Nossa ciência tem progredido e conquistado visibilidade mundial. Devemos aproveitar o reconhecimento e avançar”, disse.
 
O Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Antônio Elias, ressaltou a importância do investimento dos recursos do Pré-sal em educação, ciência e tecnologia. “Tiramos 40 milhões de pessoas da pobreza, melhoramos a formação de recursos humanos e também a nossa capacidade de empreender na área de ciência. O desafio agora é saber como daremos um salto de qualidade rumo ao desenvolvimento. Um dos objetivos deste encontro é dar contribuições à esta questão”, pontuou.
 
Para a presidenta da ANPG, Luana Bonone,  o país está em um momento de efervescência da ciência brasileira, citando o Programa Ciência Sem Fronteiras, a expansão das universidades, o aumento das bolsas de pós-graduação e o salto que a educação brasileira dará com a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área.
 
Ressaltou ainda que a ANPG participará dos encontros preparatórios do fórum que serão realizados em diversas cidades do país e pretende construir neste processo uma carta de princípios que será apresentada no encontro mundial. 
 
As atividades aconteceram na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no auditório da reitoria. Acompanhe as atividades que precedem o Fórum Mundial da Ciência pelo site: http://fmc.cgee.org.br/
 
O 3° encontro Preparatório está previsto para o final de novembro, em Manaus.
 
Da redação, com informação da FAPEMIG. 
 
clique na imagem para ampliar

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) promove na próxima quarta-feira, dia 7, o 21ª Encontro de Iniciação Científica, no campus Perdizes. Neste ano, o evento contará com a apresentação de 377 pesquisas.No total, 529 alunos-pesquisadores participarão do evento.

Os trabalhos serão exibidos em pôsteres (exibidos nos corredores do 1º ao 4º andar, prédio novo) e nas 40 sessões de comunicação coordenadas.
 
A abertura do Encontro acontece às 9h, no Tuca, com a presença do reitor Dirceu de Mello, da professora Marina Graziela Feldmann (pró-reitora de Graduação) e da professora Maria Antonieta Alba Celani (coordenadora institucional de Iniciação Científica). Às 9h30, haverá palestra com o professor Ely Antonio Tadeu Dirani (coordenador de Pesquisa).
 
O tema do 21ª Encontro de Iniciação Científica será "A pesquisa científica na PUC-SP: fundamental para a construção de redes de colaboração." O mote foi definido por alunos, professores e funcionários, que votaram em três temas sugeridos por alunos envolvidos em pesquisas de iniciação científica e avaliados pelo Comitê Institucional do Pibic. O tópico selecionado foi sugerido pelo aluno Danilo de Assis Pereira, do curso de Medicina (campus Sorocaba).
 
Confira a programação completa do evento no site da iniciação científica: www.pucsp.br/iniciacaocientifica 
 
Da redação, com informações de PUC/SP



clique na imagem para ampliar

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vai sediar a etapa Sul do Ciclo de Debate sobre o Plano Nacional de Pós-Graduação 2010-2020. A atividade acontece hoje, dia 31, às 19 horas no campus da Faculdade de Educação (FACED), sala 601.

A APG/UFRGS, organizadora da atividade, mobilizou toda comunidade acadêmica para debater o tema “Plano Nacional de Pós-Graduação e a Internacionalização das Universidades Brasileiras”. Compõe a mesa, Jouhanna Menegaz, secretária-geral da Associação Nacional de Pós-Graduando (ANPG), representantes da APG/UFRGS e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da universidade.

 
Ciclo de Debate
 
A ANPG já passou por diversas regiões do Brasil, visitando os  estados do Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro. Objetiva-se percorrer de Norte a Sul do país, reconhecendo, assim, as peculiaridades regionais da pós-graduação e os desafios do PNPG 2010-2020.
 
Conheça o site da APG/UFRGS
 
 
clique na imagem para ampliar
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convoca os pós-graduandos de todo o país para uma nova Semana Nacional de Mobilização por uma política permanente de valorização e pelo reajuste de 40% nas bolsas de pesquisa que será realizada de 05 a 11 de novembro. Tendo como pauta central a elaboração acerca do PL dos pós-graduandos, as atividades da semana acontecerão de forma descentralizada, onde cada Associação de Pós-Graduandos (APG), Comissão Pró-APG ou grupo de pós-graduandos é convidado a organizar ações que mobilizem sua cidade e universidade. 
 
Nas agendas de atividades podem constar reuniões, debates, manifestações de rua, panfletagens, moções de apoio de entidades do movimento social, além de uma ampla divulgação nas redes sociais, com o objetivo de impulsionar a pauta e agregar os diversos setores da sociedade. De modo a dar expressão às atividades nas mídias sociais convocamos um twitaço para o dia  07 de Novembro, dia ‘D’ da Semana de Mobilização com a hashtag #PLdosposgraduandos.
 
A partir de hoje a campanha de adesão ao abaixo assinado virtual pela valorização das bolsas de pesquisa, também será retomada. Lançado em Fevereiro de 2011, o documento tem por volta de 50 mil assinaturas e a meta é conseguir mais 10 mil durante a semana de mobilização. Acesse aqui e divulgue o abaixo-assinado.
 
Apesar de considerar a manutenção da bandeira do reajuste imediato, a ANPG destaca a formulação do PL e solicita que para além de atividades de rua, as APG’s e pós-graduandos organizem-se e debatam o conteúdo do mesmo no sentido de contribuir para a opinião da entidade acerca do mecanismo a ser proposto. O destaque para um projeto de lei sinaliza um amadurecimento da campanha de bolsas da ANPG no sentido de lutar pela garantia de um mecanismo permanente de valorização.
 
Reforçamos a convocação dos pós-graduandos para esta atividade e solicitamos que as agendas de mobilização pelo país sejam encaminhadas para o e-mail [email protected] para que seja divulgada uma agenda nacional da semana. O registro das ações – fotos, vídeos e textos – poderão ser divulgados no site da ANPG, posteriormente. 
 
O cartaz da Semana Nacional está disponível para download no site. Ajude a mobilizar nas ruas e nas redes sociais. 
 
Memória
 
Há dois anos os pós-graduandos do País vêm pautando a importância da valorização das bolsas de pesquisa em um país que almeja uma posição de maior destaque na geopolítica mundial. A produção de pesquisas conectadas com as grandes questões nacionais e ao mesmo tempo livres, criativas, inovadoras, depende de investimento material e valorização social. 
 
Foram mais de quatro anos desde que o governo federal efetivou o último aumento nas bolsas. O reajuste de 40% reivindicados pelos estudantes foi calculado com base no período de contingenciamento e inflação acumulada. 
 
Neste período, a ANPG protagonizou diversas atividades e campanhas, angariando algumas conquistas.  A Campanha de Bolsa, que convocou a paralisação da pós-graduação no Brasil em Março de 2011, repercutiu positivamente, e estudantes de norte a sul do Brasil entraram na onda #minhabolsanaoaumentou, impulsionado o anúncio em maio deste ano, na cena do Congresso da ANPG do reajuste de 20% nas bolsas de pesquisa, sendo 10% implementados a partir de agosto e 10% a ser implementados no início de 2013. Todavia, a mobilização perdura, uma vez que não temos garantido um mecanismo permanente de reajuste.
 
Neste sentido, a ANPG se propõe a um novo momento de sua campanha de bolsas onde, para além da justa bandeira de 40% de reajuste imediato, é necessária a conquista de um mecanismo perene de reajuste. Para tanto, convocamos os pós-graduandos brasileiros a aderirem a campanha pelo PL dos pós-graduandos e auxiliarem a ANPG na construção desta proposta.
 
Da redação
 
Eleição de Soraya Smaili foi confirmada pelo conselho universitário. Foto: Divulgação 

Pela primeira vez, a Unifesp será dirigida por uma mulher – e que não é médica, fato também inédito. A farmacologista Soraya Smaili foi eleita pelo Conselho Universitário este mês. Seu nome seguirá para o Ministério da Educação e Palácio do Planalto para oficialização. Ela deve assumir em fevereiro.

 
Quando o atual reitor, Walter Albertoni, assumiu o cargo em 2009, o desafio era acabar com a crise que veio na esteira das denúncias de gastos irregulares do antigo dirigente Ulysses Fagundes Neto. Agora, Soraya precisa desenrolar os nós que ainda entravam a infraestrutura de unidades, como ocorre no câmpus de Guarulhos. A aposta da professora, que é ligada à associação dos docentes, é em uma gestão mais plural, defendendo a descentralização do orçamento.
 
O que significa a escolha de uma mulher como reitora?
 
Acredito que as pessoas gostaram muito dessa mudança porque tem um grupo grande que gostaria de ter representação. Acredito que viemos contemplar principalmente as unidades que surgiram depois da expansão, onde tivemos maior apoio. Sou a primeira pesquisadora de área básica a ocupar o cargo. Sou da Escola Paulista de Medicina (EPM), mas lá não temos só a Medicina.
 
Qual a bandeira da gestão?
 
O nosso programa se chama Unifesp Plural e Democrática. A EPM ficou circunscrita na área da saúde até meados de 2004. Mas a partir daí houve uma expansão grande e muito rápida. Crescemos muito. Queremos que essa pluralidade tenha representação maior, sem deixar de ter o devido espaço para a EPM.
 
Quais serão as ações para essa mudança?
 
Queremos aumentar a eficácia da gestão, ter uma administração mais rápida e ágil. Precisamos de uma reorganização da administração, que os câmpus tenham seus próprios orçamentos. Será uma reconstrução com planejamento.
 
Como resolver os desafios de falta de infraestrutura?
 
Nós temos de resolver isso rápido. Já poderíamos ter feito no ano passado (obras e adequações) se tivéssemos feito a descentralização do orçamento. Queremos um compromisso compartilhado. E temos ainda de fortalecer a assistência estudantil.
 
Quais são as metas?
 
A reforma administrativa deve acontecer nos primeiros 6 meses após o início gestão. Mas precisamos de planejamento, porque há problemas que conseguimos solucionar em três meses. Outros, como a construção de um prédio, não são tão rápidos.

Como deve ser a ação em Guarulhos, onde há problemas de acesso ao local e infraestrutura precária?
 
Em Guarulhos, elementos de complexidade se acumularam. Em relação ao acesso, a reitoria já conseguiu fechar a ponte Orca do Metrô Itaquera até o câmpus. Já o prédio novo, esperamos que agora a licitação não vá parar (a universidade lançou um novo edital, a terceira tentativa). Temos um grupo de docentes que está colaborando e os estudantes estão sendo ouvidos.
 
Com tantos desafios, sobra tempo para pensar na qualidade dos cursos?
 
Na graduação, vamos discutir a flexibilização dos currículos. Na pós-graduação, precisamos dar mais condições de funcionamento da pesquisa. Os cientistas estão sofrendo com a falta de infraestrutura para fazer publicações e se internacionalizar. E, em ciência, a internacionalização é um dos pontos-chave.
 
QUEM É
 
Professora associada livre-docente na Unifesp, Soraya é formada em Farmácia e Bioquímica pela USP, tem pós-doutorado na Thomas Jefferson University e no National Institute of Health, nos EUA. Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e Associação dos Docentes da Unifesp.
 
Fonte: MSN Estadão 
O presidente da Câmara, Marco Maia, disse que o projeto de redistribuição dos royalties do petróleo (PL 2565/11) entrará em pauta nesta semana, mesmo que não haja consenso sobre a proposta. “Se algum partido quiser mais prazo para continuar a discussão, isso vai ter que acontecer no Plenário”, afirmou Maia, em entrevista nesta segunda-feira (29).
 
De acordo com o presidente, o substitutivo apresentado pelo relator do projeto, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), é “equilibrado, respeita o pacto federativo e os contratos já firmados, e garante que nenhum estado venha a perder arrecadação”.
 
Marco Maia ressaltou que só haverá redução do volume de recursos recebidos por Rio de Janeiro e Espírito Santo em relação às projeções de arrecadação com a exploração futura do pré-sal. Os dois estados são radicalmente contra a proposta de distribuir os royalties dessa exploração futura com todos os estados da Federação e dificultam o acordo em torno do texto.
 
Fonte: Câmara dos Deputados
clique na imagem para ampliar 
Durante os dias 29 a 31 de Outubro, acontece na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a VII Jornada de Estudos Históricos Manoel Salgado. A atividade é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da universidade, com apoio da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)
 
A programação é composta por 11 mesas que abordam temas como: América Portuguesa, séculos XVI–XVIII, Brasil Império – Cultura & Política, Ditadura e Transição no Brasil, Estratégias, Ofícios e suas Identidades, Reconfigurações Políticas e seus desafios na Europa (séculos XIII – XVI), Intelectuais, crítica cultural e memória, Exclusão & Inclusão, Indíviduos e Modernidades , Discursividades  e Escrita da História e Usos do Passado.
 
No dia 31, às 18 horas, a atividade se encerra com o lançamento do livro “Eternidade do Efêmero: memória e vivência na arte brasileira de Jarbas Lopes, Laura Lima e Cabelo (1990-2000)” de Gianne Maria Montedônio Chagastelles, no Espaço Multifoco (Av. Mem de Sá, 126, Lapa).
 
 
Acesse a programação completa aqui.
 
Os debates acontecerão no Instituto de História, localizado no Largo de São Francisco, no centro do Rio de Janeiro.