Category

Notícias

Category

Com muito samba e chorinho, os pós-graduandos foram recebidos no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) para a abertura oficial da Mostra Nacional de Divulgação Científica, na segunda-feira (15). A atividade ocorreu na capital fluminense, simultaneamente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e fez parte de um conjunto de ações que a ANPG promoveu conectadas à programação da Semana.

A ANPG aproveitou a ocasião para lançar o 3° Salão Nacional de Divulgação Científica, para Abril de 2013, também no Rio de Janeiro. O Salão Nacional é a principal ação da entidade, que, nesta terceira edição, pretende agregar o maior número de estudantes de qualquer nível, vinculados à instituição de ensino, para divulgar as pesquisas inovadoras produzidas no Brasil.
 
Debate  “Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional”
 
Professor Otávio Velho, conselheiro da SBPC e Luana Bonone, presidenta da ANPG (Clique na imagem para ampliar)
O primeiro debate da atividade abordou o tema “Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional”, com a participação de Otávio Velho, antropólogo e membro do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  
 
O questionamento que deu a linha do debate foi o papel da pós-graduação na construção de uma sociedade que conecte Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional, a fim de propiciar uma sociedade economicamente desenvolvida com as desigualdades sociais reduzidas. 
 
O convidado elogiou a ANPG por se fazer protagonista não só na luta em defesa dos direitos dos pós-graduandos brasileiros, mas, também, por promover atividades que visam a difusão das pesquisas e conhecimento.
 


Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRJ
 
Artistas circense no estande na ANPG, na Semana Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia da UFRJ (Clique na imagem para ampliar)
Enquanto as atividades prioritárias da Mostra Nacional de Divulgação Científica continuavam no campus IFCS, um estande da entidade foi montado na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRJ, no prédio da reitoria da universidade, a fim de divulgar as ações promovidas no último período e apresentar a ANPG a novos estudantes.
 
Um grupo formado por artistas circenses permaneceu em frente ao espaço, entregando material e interagindo com os participantes da Semana Nacional. Vestidos com camisetas da ANPG, o grupo chamou a atenção de quem passava pelo estande. 
 
 
 
 
 
 
Mostra Nacional de Divulgação Científica
 
A Mostra Nacional de Divulgação Científica foi marcada pela diversidade. Embora todos os projetos transitassem pelo tema “Inovação, desenvolvimento sustentável e soberania nacional”, as abordagens mostraram-se múltiplas e criativas. 
 
Gabriel Garcia, doutorando em química na UNESP- Araraquara, apresentou o trabalho que propunha um jogo de tabuleiro lúdico para aplicação nos pós-graduandos em Química (a íntegra pode ser lida aqui). O projeto que pretende expor os aspectos negativos e positivos da pós-graduação no Brasil causou entre os participantes uma polêmica boa. Os avaliadores falaram sobre o ineditismo do trabalho e da possibilidade de ampliar o tabuleiro em outras esferas.  “Fiquei muito feliz em participar. Não esperava tamanha receptividade ao meu trabalho.” Afirmou Gabriel.
 
Os trabalhos foram apresentados no campus IFCS/UFRJ (Clique na imagem para ampliar)
Os autores tiveram 15 minutos de apresentação. Após este período, os avaliadores faziam suas considerações.  Ao todos 25 trabalhos foram selecionados. Segundo Hercília Melo, avaliadora da Mostra, os trabalhos, surpreenderam positivamente o conjunto dos avaliadores. “Todos de extrema qualidade e inovadores dentro de suas áreas." Afirma.
 
Os resumos podem ser lidos aqui.
 
 
 
 
 
 
 
Ciclo de Debates
 
Clique na imagem para ampliar
A ANPG vai percorrer as cinco regiões do Brasil debatendo o PNPG 2010-2020. Sempre contando com a presença de especialistas nos temas, as atividades pretendem dar vazão às opiniões de Norte a Sul do país. Neste sentido, a etapa Sudeste, aconteceu dentro das atividades da Mostra Nacional de Divulgação Científica.
 
O tema “Educação Básica: Um novo desafio para o sistema nacional de pós-graduação”, foi debatido pelo presidente de União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ) Igor Maymorm, a  presidenta da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RIO), Bárbara Bahia, a presidenta da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES), Mel Gomes, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fábio Paiva e a secretária-geral da ANPG, Jouhanna Menegaz. 
 
Os desafios da educação básica foram apontados com propriedade pelas presidentas das entidades secundaristas, que, em suas falas, derem exemplos reais das escolas públicas. 
 
“O que temos hoje é a escola do filho do trabalhador e a escola do filho da classe média, para apenas 01 tipo de universidade: a universidade dos “iluminados”, dado a quantidade de estudantes que conseguem passar pelos altos muros e entrar”. Afirmou Mel 
 
Mel Gomes, aproveitou a plateia de pós-graduandos, para dar o recado. “Não se limitem a debater a educação básica só com o olhar de professores.” 
 
Fabio Paiva foi categórico em defender que são os movimentos sociais os responsáveis por pensar e propor a mudança. “Promover um debate como esse, onde a pós-graduação pode ouvir a realidade das estudantes secundaristas, deixa claro que estamos dispostos a entender de quê forma podemos intervir neste quadro”.
 
Cumprindo mais uma atividade, a Mostra Nacional de Divulgação Científica chegou ao fim dando uma pequena demonstração de como será o 3° Salão Nacional da ANPG, em Abril de 2013. Participe!
 
Veja o registro fotográfico aqui
 
 
O primeiro semestre de 2012 foi marcado por intensa mobilização dos estudantes e das entidades do movimento estudantil, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em defesa dos 10% do PIB para educação, assegurado pelo Plano Nacional de Educação (PNE). 
 
A Câmara concluiu, nesta terça-feira (16), a votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País para políticas de educação. A proposta segue agora para o Senado.
 
A conclusão da votação ocorreu com a aprovação da redação final do projeto pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). A proposta, que tramitava em caráter conclusivo, foi aprovada por uma comissão especial no dia 26 de junho.
 
O Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a aplicação até 2020 de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação. O governo chegou a defender índices menores para a educação como 7% ou 8% do PIB, mas após a pressão contínua dos movimentos com passeatas, ocupações, acampamentos, blitz junto aos parlamentares e muito barulho nas redes, os 10% foram aprovados em primeira instância na Câmara no dia 26 de junho. Atualmente esse percentual chega a 5%.
 
Recentemente, a meta de investimento defendida pelos estudantes recebeu um importante apoio: a presidenta Dilma Rousseff, em reunião com a ANPG, UNE e UBES, no dia 22 de agosto (Em reunião com ANPG, UNE e UBES governo garante recurso do Pré-Sal para educação) afirmou que os 10% seriam possíveis a partir de recursos do Pré-sal e se comprometeu a defender que a área da educação tenha 50% do Fundo Social do Pré-sal e 100% dos royalties dessa riqueza mineral.
 

Professores
 
Outro destaque do novo PNE foi a antecipação da meta de equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente. O relatório de Vanhoni previa o cumprimento dessa meta até o final da vigência do plano. Um destaque aprovado, por sua vez, estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE.
 
A comissão especial aprovou ainda o prazo de um ano após a sanção do PNE para a aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional. O projeto, que já está em tramitação na Câmara (7420/06), estabelece responsabilidades de gestores públicos na melhoria da qualidade do ensino. Ambos os destaques aprovados receberam o apoio de Vanhoni.
 
Da redação, com informações da UNE  e Câmera dos Deputados
 

Começou hoje (15) a Mostra Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduandos. Durante o período da manhã, das 10 às 12 horas, e período da tarde, das 14 às 17 horas, os trabalhos selecionados serão apresentados no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janiero,  na sala 106.

A abertura oficial da Mostra acontece às 18h30, com atividades culturais. Na sequência, o 3° Salão Nacional de Divulgação Científica será lançado, com data prevista para Abril de 2013.

O IFCS está localizado no Largo do São Francisco, ao lado da Praça do Tiradentes.

Acesse aqui a lista de trabalhos e respectivo horário. 

Abaixo a programação da atividade.

Participe!

 

clique na imagem para ampliar

 

clique na imagem para ampliar

Na próxima segunda-feira (15), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) promoverá uma série de atividades dentro da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante dois dias, os pós-graduandos participarão da Mostra Nacional de Divulgação Científica da entidade, que reúne, além da exposição de trabalhos selecionados, debates, oficinas, roda de conversa e atividades culturais. 

A reunião do Forúm Nacional de Pós-Graduandos em Saúde (FNPGS) compõe a programação da atividade. Com o tema: Que formação é essa para a saúde? Modalidades, financiamento e disparidades na formação de pós-graduação em saúde no Brasil, o fórum é aberto a todos os pós-graduandos interessados no debate acerca do desenvolvimento da eduação, ciência, tecnologia e inovação brasileira na área da saúde. O fórum é preparatório da plenária que será realizada no congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), em 16 de Novembro, em Porto Alegre.  Leia mais aqui
 
Os trabalhos selecionados para a Mostra Nacional de Divulgação Científica serão apresentados nos dias 15 e 16, divididos no período da manhã e tarde, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os projetos seguem a temática “Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional”. Leia mais aqui
 
“Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Soberania Nacional” também é tema do primeiro debate da atividade, na segunda-feira (15), no Salão Nobre da UFRJ. Na ocasião, será lançado do 3° Salão Nacional de Divulgação Científica, evento que ocorrerá em Abril de 2013. 
 
No segundo dia, o debate será “Educação Básica: Um novo desafio para o Sistema Nacional de Pós-Graduação”, concluindo, assim, mais uma etapa do Ciclo de Debate, projeto que visa percorrer as cinco regiões do Brasil debatendo o PNPG 2010-2020. Leia mais aqui 
 
 
Acompanhe nos próximos dias a cobertura completa pelo site. 
 
Da redação. 
 

O Fórum de Pós-Graduação em Química é uma iniciativa da Associação dos Pós Graduando em Química (APGQ), sendo realizado desde 2007. A finalidade do Fórum é possibilitar uma profunda discussão de temas que costumam não ser abordados nos cursos de pós-graduação, visando assim um maior aperfeiçoamento do pós-graduando.

Nesse sentido, a sexta edição do Fórum de Pós-Graduação em Química da Unicamp com o tema  “Pós-Graduação e o Mercado de Trabalho: Um Investimento Emergente”, visa discutir e debater a respeito das expectativas, dificuldades e o papel dos pós-graduandos na sociedade.
 
O VI Fórum da Pós-Graduação em Química da Unicamp é aberto a todo o público interessado e as inscrições poderão ser realizadas até dia 15 de outubro, mediante envio do formulário de inscrição devidamente preenchido e pagamento da taxa de inscrição.  
 
Participe!
 
Para saber mais clique aqui
 
 

A II Semana do Pós-Graduando "Empreendedorismo, Internacionalização, Políticas Educacionais, Ciência e Tecnologia", realizada na semana passada, contou com a participação massiva dos estudantes de pós-graduação. A atividade foi realizada pela Associação de Pós-Graduandos da Unifesp (APG-UNIFESP) e Agência Promotora de Capacitação e Empreendedorismo (APCE). 

Durante os três dias de atividade, os 350 inscritos puderam assistir e participar de debates relevantes como: os doutores na indústria, a política de extensão universitária e o programa Ciência Sem Fronteiras discutido com a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader. As agências de cooperação internacional apresentaram informes de suas políticas educacionais e de financiamentos. 
 
Na avaliação de Juliano Quintella, da APG/Unifesp, a atividade foi um sucesso. “Dentre os 44 programas de pós-graduação existentes e 5 campi tivemos representantes de 4 campi e de 39 programas de pós. A semana atingiu os seus objetivos, divulgando a pós-graduação, a APG e a ANPG”, afirma. 
 
A cerimônia de encerramento constituiu-se de uma mesa redonda com a diretoria da APG e com os pós-graduandos, onde foram divulgadas as ações da entidade para o próximo período.
 
Veja as fotos:
 
mesa de abertura 
Diretores da APG/Unifesp 
Debate sobre Internacionalização 

Acesse o álbum completo aqui                                                                         

Da redação, com informação de Juliano Quintella. 

Reitores das 59 instituições federais de ensino superior  (Ifes) vão se reunir hoje (9) para discutir a aplicação da Lei de Cotas, que deve começar a ser implementada em 2013. O decreto regulamentando a lei deve ser assinado ainda esta semana pela presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), os reitores só devem se pronunciar sobre o assunto quando o decreto for publicado. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que as instituições de educação superior que já tenham publicado seus editais terão que fazer ajustes para adequação à lei.
 
A Universidade de Brasília (UnB) suspendeu na sexta-feira (5) as inscrições do primeiro vestibular de 2013 e da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). As inscrições serão reabertas quando o edital for republicado com a inclusão das determinações da nova legislação. Com a decisão, também ficam suspensas as datas previstas para realização das provas. Caso o decreto seja publicado até o final da próxima semana, o cronograma não deve ser alterado.
 
Para tratar do assunto, Mercadante recebeu hoje representantes do Movimento Negro. Entre as reivindicações que foram apresentadas, está a garantia de bolsa permanência de até dois salários mínimos para os estudantes cotistas e prioridade na indicação para as bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras. Além disso, o grupo pediu que seja disponibilizada orientação vocacional aos alunos do ensino médio.
 
De acordo com diretor executivo do Movimento Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Santos, o grupo vai acompanhar a implementação da Lei de Cotas em todo país.
 
“Nosso grande desafio é convencer o coração e a mente dos reitores universitários a entender que essa lei é profundamente benéfica para todos no país. Não só para cotistas brancos, negros e indígenas”, disse frei David. Para Mercadante, a política de cotas é uma reparação histórica no Brasil e uma conquista importante.
 
Fonte: Agência Brasil 

O seminário "História e Memória do Movimento Estudantil na UNB. Pelo futuro da Universidade", organizado pela Associação de Pós-Graduandos da Universidade de Brasília (APG/UNB), começa hoje (08) e segue com programação até quarta-feira (10). 

Diversos mesas relembrarão os fatos que marcaram a história da universidade nestes 50 anos. Entre os convidados estão familiares de Honestino Guimarães, representantes da comissão da memória e verdade da UNB, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e personagens importantes que fazem parte da memória da instituição.

Veja a programação completa e participe!

 

Clique na imagem para ampliar

 

 

O 2º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 será realizado em Belo Horizonte nos dias 29 e 30 de outubro, com o tema “Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos”.

A proposta é abordar questões como habitação, transporte, emprego, educação e ambiente e o papel da ciência e tecnologia na busca por soluções sustentáveis.
 
O primeiro  Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 foi realizado de 29 a 31 de agosto na sede da FAPESP, em São Paulo.
 
Segundo os organizadores do 2º Encontro, os temas a serem discutidos em Belo Horizonte são problemas semelhantes aos de qualquer outra cidade ou região do mundo.
 
“Entretanto, as peculiaridades que diferenciam os países localizados nos trópicos serão mais exploradas: a água em abundância e a perspectiva de escassez; as doenças que, apesar de afetarem milhares de pessoas, não são estudadas ou combatidas adequadamente; a produção de alimentos; a superpopulação e o futuro das grandes cidades”, destacam.
 
O evento pretende abordar também questões relativas à ética na produção científica, à educação e ao acesso ao conhecimento. Cientistas, estudantes, gestores e representantes da sociedade são esperados no evento, que ocorrerá no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD-1) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
O 2º Encontro é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), pela UFMG, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
 
As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas.
Para outras informações acesse o site e clique no link do 2º Encontro Preparatório – Belo Horizonte. 
 
Fonte: Agência Fapesp