Category

Notícias

Category
Estão abertas, até o dia 26 de novembro, as inscrições para o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que premiará teses de doutorado e dissertações de mestrado. Serão avaliados ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa (GEE), aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.
 
O prêmio se refere às teses e dissertações defendidas no Brasil em 2011 e foi criado a partir de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Vale, firmada durante a conferência Rio +20.
 
A pré-seleção dos trabalhos será feita pelos programas de pós-graduação de todo o país, reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Cada programa de doutorado e de mestrado deverá instituir uma comissão de avaliação, que verificará a adequação das teses e dissertações aos temas definidos. Após a indicação dos trabalhos selecionados pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação será responsável por sua inscrição junto à Capes. Os critérios a serem avaliados serão originalidade do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.
 
Premiação
 
O vencedor do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Tese de Doutorado receberá R$ 15 mil e uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral de até três anos em instituição nacional, podendo converter em um ano fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado. Já o ganhador de Dissertação de Mestrado receberá R$ 10 mil e uma bolsa para realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos. Os orientadores também serão prestigiados, recebendo auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional e internacional, relacionado à área temática da tese. No caso de mestrado, o orientador vai receber R$ 3 mil e o de doutorado, US$ 3 mil.


Fonte: Capes
Foto: Divulgação

Orçamento de R$ 4,5 bilhões previsto para o instrumento deu a tônica do Seminário Integrado dos Fundos Setoriais. O Ministro destacou a importância de MCTI apresentar projetos impactantes para o País. Com R$ 4,5 bilhões de orçamento previsto para 2013, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) simboliza o ânimo renovado do setor. "Estamos bem providos na nossa capacidade de investir. Por isso, assumi um compromisso com a presidente Dilma Rousseff de que vamos apresentar projetos realmente impactantes para o País e para a sociedade", disse o ministro Marco Antonio Raupp no Seminário Integrado dos Fundos Setoriais, nesta terça-feira (25), no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.

"A discussão sobre os projetos repousa exatamente nas várias reuniões do FNDCT", completou o titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). "Então vejam que a responsabilidade neste ano é grande."
 
Criados em 1999 para garantir investimentos sólidos em pesquisa de diversas áreas, os 15 fundos setoriais são administrados por comitês gestores coordenados pelo MCTI, com participação de agências reguladoras, comunidade científica e iniciativa privada. Os membros dos comitês se encontram reunidos no CNPq e na Agência Espacial Brasileira (AEB), desde segunda-feira até hoje, com a missão de debater planos de investimentos para 2013.
 
Segundo Raupp, o próximo ano deve repetir 2010, quando não houve contingenciamento no FNDCT. Já o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, recordou que a crise internacional conteve os recursos destinados à área em 2011 e 2012. "Vários setores empresariais receberam desonerações necessárias e importantes e, para fechar essa equação, o governo teve que ajustar suas contas públicas", explicou Elias. "Em 2010 operamos R$ 3,3 bilhões, sem contingenciamento. O que se arrecadou se concedeu. Isso vai se repetir em 2013. Inclusive, se a arrecadação ultrapassar o valor [de R$ 4,5 bilhões], o acréscimo será incorporado para as vias do FNDCT."
 
Editais 
 
Diante da nova perspectiva, o ministro recomendou ao CNPq e à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que lancem novos editais em dezembro de 2012. "A contribuição dos comitês gestores [dos fundos setoriais] é fundamental para definir o direcionamento desses investimentos, para que a gente possa começar a executá-los efetivamente em janeiro ou fevereiro".
 
O presidente da Finep, Glauco Arbix, apontou para a necessidade de lançar todos os editais até o primeiro trimestre do ano que vem. "Se a gente fizer isso, teremos um avanço gigantesco nas atividades a desenvolver, porque vamos poder desembolsar os recursos ainda em 2013, com relativa tranquilidade", avaliou. O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, concordou, avaliando que a "celeridade no planejamento" é fundamental.
 
Foi apresentado pelo presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, um estudo da organização que embasará proposta para atualização das diretrizes dos fundos setoriais, com apoio dos respectivos comitês.
 
Completaram o seminário apresentações do coordenador-geral de Gestão e Inovação do MCTI, Paulo Henrique Santana, sobre a Plataforma Aquarius (de transparência da gestão), e da assessora de Acompanhamento e Avaliação das Atividades Finalísticas da pasta, Fernanda De Negri, a respeito do Monitor de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os dois instrumentos devem ser lançados em breve pelo ministro Raupp.
 
Fonte: Ascom do MCTI
 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou na quarta-feira (26), em parceria com as fundações de amparo à pesquisa dos estados da região Amazônica, o programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade. 
 
O evento acontece em Manaus, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), durante reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da região Norte (Foprop/Norte).
 
Por meio do programa será realizada seleção de projetos de implantação de redes de cooperação acadêmica no país voltadas para pesquisas entre instituições de ensino superior (IES) e demais instituições que se enquadram nos termos do edital a ser lançado e que estejam em consonância com as demandas do País quanto ao fortalecimento das ações de biodiversidade, meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento.
 
Entre as temáticas a serem apoiadas estão agroecologia, fármacos, sustentabilidade em núcleos urbanos, biotecnologia.
 
Benefícios 
 
No âmbito do programa, os projetos aprovados serão contemplados com as seguintes modalidades de bolsas: iniciação científica, doutorado, pós-doutorado e professor visitante nacional, além de recursos de custeio para a execução dos projetos.
 
Estão previstas missões de docentes e discentes entre as IES da região amazônica e a participação dos professores visitantes nacionais oriundos de instituições de outras regiões brasileiras em universidades da região.
 
Fonte: Ascom da Capes
Para ampliar, clique na imagem

A II Semana do Pós-Graduando "Empreendedorismo, Internacionalização, Políticas Educacionais, Ciência e Tecnologia" acontece de 01 a 03 de outubro, no Teatro Marcos Lindemberg, no campus da Unifesp. Organizam a atividade a Associação de Pós-Graduandos da Unifesp (APG-UNIFESP) e Agência Promotora de Capacitação e Empreendedorismo (APCE). 

A programação agrega nomes de peso da pós-graduação. Diversos debatedores estrangeiros, membros de agências de cooperação, compõem a grade de programação, que resultará em uma válida troca de conhecimento entre os participantes. Entidades representativas como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e representantes da ANPG, também estarão presentes.
Para acessar a programação completa, clique aqui
 
O evento é gratuito e vale 02 créditos. Inscreva-se aqui
 
Serviço
II Semana do Pós-Graduando
Data: 01 a 03 de Outubro 
Local: Teatro Marcos Lindenberg, Rua Botucatu 740 3° Andar, UNIFESP
 
 

A Associação de Pós-Graduandos da FEEC-UNICAMP (APOGEEU) está promovendo o debate sobre o Open Acess. A atividade acontece dia 10 de Outubro e traz debatedores que são referência no assunto. 

A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Para se inscrever, clique aqui
 
Sobre o Open Acess
Esse é um assunto que tem colocado fogo na comunidade científica internacional, trazendo a ideia de não cobrar mais pelo acesso a artigos, de modo que os custos (e muitas vezes o lucro) de periódicos sejam arcados por autores ou por entidades patrocinadoras, como universidades, governos e fundações.
 
O objetivo do debate é fazer a troca de experiências e ouvir relatos de projetos  similares no país e dentro da própria Unicamp, discutindo também os pontos positivos, negativos e alternativas relacionadas ao modelo de publicação científica.  
 
 
Serviço
Data: 10 de Outubro de 2012
Horário: 14h00
Local: Auditório da Faculdade de Engenharia Química (FEQ)
Informações: http://www.apogeeu.fee.unicamp.br/notícias/3133
 
Da redação, com informações de APOGEEU
 
 

 

 

Com intuito de debater a “Formação dos Cientistas”, a TV Câmara promoverá o encontro da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI) no programa de debate, Expressão Nacional, trasmitido ao vivo na terça-feira, 21h30. Jouhanna Menegaz, secretária geral da ANPG, representará a entidade na ocasião.

O programa pretende debater temas relevantes da pós-graduação brasileira e os desafios para a formação de novos pesquisadores. Atenção especial será destinada ao Ciências Sem Fronteiras e a proposta de ampliação no número de pesquisadores na Amazônia, por meio de bolsas acadêmicas.

O Expressão Nacional aborda os grandes temas brasileiros, sempre com representantes do governo federal, da sociedade civil organizada e deputados, que debatem de forma aprofundada assuntos como economia, política externa, meio ambiente e tecnologia, entre outros.  

O público participa enviando perguntas, respondidas ao vivo pelos convidados. As perguntas podem ser enviadas ao email [email protected], pelo telefone 0800619619 ou pelo twitter @xnacional.

O programa vai ao ar terça-feira, às 21h30, com reprises na quinta, às 4h, sexta, às 11h, sábado, às 3h30 e domingo, às 5h30.

Da redação

 

A Mostra Nacional de Divulgação Científica da ANPG acontecerá de 15 a 17 de Outubro, no Rio de Janeiro. A atividade ocorre simultaneamente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e faz parte de um conjunto de ações que a ANPG promoverá conectadas à programação da Semana. 

O edital para inscrição de trabalhos na Mostra Cientifica está aberto. Poderão apresentar trabalhos estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores vinculados à instituição de ensino no país. As inscrições serão aceitas até 30 de Setembro. 
 
O objetivo da mostra é difundir a diversidade da produção científica de todos os cantos do país em uma mostra que contemple trabalhos relacionados ao fomento da inovação científica, social, artística e cultural.
 
Fique atento às datas: 
 
01 de outubro de 2012 – Divulgação da aprovação
08 de outubro de 2012 – Data limite para envio do documento de apresentação do trabalho
12 de outubro de 2012 – Divulgação da programação final
 
Os trabalhos deverão relacionar-se a um dos eixos:
 
1) Inovação de processos e/ou produtos;
2) Políticas e ações de fomento à inovação;
3) Experiências exitosas em inovação;
4) Inovação: conceito e crítica nas ciências humanas;
5) Experiências e propostas em divulgação científica;
6) Inovação e desenvolvimento sustentável
7) Inovação: conceito, crítica e processos de criação em arte e linguagem.
 
 
 
A diretoria executiva da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se reuniram na última quarta-feira (19) em Brasília para discutir sobre o cumprimento da lei que regulamenta o sistema de cotas sociais e raciais como critério de ingresso nas Universidades Federais. O outro tema que entrou em pauta foi o valor do orçamento para 2013 enviado ao Congresso.
 
Os reitores apresentaram ao ministro preocupação com o cumprimento da lei, uma vez que ela determina que a reserva de 50% das vagas das universidades seja para estudantes de escolas públicas ainda no processo seletivo deste ano. Para o presidente da Andifes, Carlos Maneschy, é necessária uma regulamentação do governo federal para evitar problemas jurídicos na implantação da nova regra, uma vez que a consulta formulada pela Andifes às universidades federais identificou uma diversidade muito grande de interpretações e de realidades sobre as quais a lei terá de ser aplicada.
 
"O ministro Aloizio Mercadante nos informou que está sendo formulado um decreto de regulamentação que dará suporte às universidades na aplicação da lei. Esse documento trará informações uniformes sobre como as universidades devem exigir a comprovação de renda familiar e também, qual o certificado que os alunos precisam apresentar para comprovarem que estudaram em escola pública dentro do período mínimo exigido", explicou Carlos Maneschy.
 
Sobre a aplicação da lei ainda no processo seletivo deste ano, o presidente da Andifes disse que o ministro repassou o entendimento afirmado pelo governo federal do percentual para cotistas já entrar em vigor nos editais de 2012. "Esse é um ponto bastante questionado pelas universidades que já lançaram o edital antes da sanção da lei, agora cada instituição terá que avaliar juridicamente quais medidas serão adotadas", afirmou Maneschy.
 
Outro aspecto discutido foi a importância de preparar as universidades para prover também assistência acadêmica àqueles alunos que ingressam sem o conteúdo necessário para acompanhamento e desenvolvimento das exigências universitárias. Segundo o presidente da Andifes, o desafio imposto às universidades é aumentar a inclusão sem descuidar do mérito acadêmico característico destas instituições. O ministro afirmou ser parceiro na busca de soluções para esse problema.
 
Verba 
 
O segundo ponto debatido com o ministro da Educação foi a insatisfação por parte dos dirigentes das universidades federais com o orçamento de 2013. Os reitores sinalizaram, mais uma vez, para Aloizio Mercadante que há preocupação com o aumento insatisfatório nos recursos de investimento, custeio e assistência estudantil, que ficaram distantes da realidade necessária para o funcionamento das universidades.
 
No tema orçamento ainda foi destacada pelos reitores a preocupação com a verba do PNAES, que atualmente já não atende às necessidades dos alunos. O presidente da Andifes lembrou ao ministro que com a lei de cotas esse número de discentes deve aumentar já no próximo ano, tornando necessário um reajuste maior. "O ministro Mercadante solicitou que discutíssemos o assunto e elaborássemos um projeto para levarmos diretamente à presidente Dilma Rousseff no encontro que teremos nos próximos meses", finalizou Carlos Maneschy.


Fonte: Ascom da Andifes
 

Um dia triste para todas as pessoas que se colocam no campo da revolução social, faleceu, nesta quinta-feira (20) o teórico marxista Carlos Nelson Coutinho. Sempre pontuando debates controversos dentro do campo, nunca deixou de ter a admiração de grande parte de seus questionadores.

 
Livre-docente da UFRJ, Coutinho tornou-se reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento do filósofo húngaro György Lukács e do italiano Antonio Gramsci. 
 
Além de responsável pela coordenação e edição da obra de Gramsci no Brasil, Carlos Nelson Coutinho, que nasceu em Itabuna (BA), publicou livros fundamentais para os estudos de teoria política no país, como Gramsci, um Estudo sobre seu Pensamento Político e A Democracia como Valor Universal, entre outros.
 
Professor titular de Teoria Política na Escola de Serviço Social (ESS−UFRJ), formou-se em filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se dedicou à crítica cultural nos anos 60 e 70, concentrando sua atenção na filosofia política e articulando sua reflexão teórica com a prática militante.
 
Coutinho, que também foi diretor-geral da Editora UFRJ entre 2003 e 2011, era arguto analista da conjuntura política, como mostra a entrevista exclusiva, e ainda atual, que concedeu ao Jornal da UFRJ, em 2005.
 
O corpo de Carlos Nelson Coutinho será velado nesta quinta-feira (20) no átrio do Palácio Universitário, no Campus da Praia Vermelha, e cremado amanhã de manhã (21), no cemitério do Caju.
 
Fonte: UFRJ
 
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura, nesta quinta-feira (20), um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), às 10h (9h no horário local). O espaço conta com uma sala de videoconferência com equipamentos para conexão em banda larga que permitem assistência remota a pacientes e atividades de educação a distância e pesquisa colaborativa. Formada por 158 instituições, a Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordenada pela RNP.
 
Segundo o coordenador da Rute, Luiz Ary Messina, o fomento a essas ações possibilita o desenvolvimento da atenção à saúde no país. "Com a interação de grupos de interesse, os especialistas discutem novas metodologias de tratamento e passam dados para os residentes. Já a educação a distância promove homogeneidade da formação na área médica em lugares remotos do país. Possibilita também a assistência de especialistas de grandes centros, especialmente nos hospitais de ensino, que geralmente não são acessíveis para a população em localidades distantes. Dessa forma, estamos na linha de frente nessa atuação no mundo e, por isso, temos recebido o reconhecimento mundial da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS)", afirma Messina.
 
Na UNIR o projeto vai impactar diretamente cerca de 150 médicos e 300 alunos e ex-alunos. "Para um Estado como o nosso, que tem uma comunidade médica que carece de conhecimento, o lançamento desse projeto será um divisor de águas para saúde, com resultados imediatos e também de longo prazo", afirma coordenador local do núcleo, professor José Serbino. A ideia é que a universidade possibilite aos alunos acesso ao que há de melhor na área acadêmica e que também sirva como uma multiplicadora de conhecimento para todo o estado. A UNIR pretende atrair ainda a comunidade médica de fora da universidade para o projeto e firmar parcerias e convênios com todos os municípios de Rondônia, para levar saúde para lugares remotos.
 
Com a inauguração do núcleo da UNIR, a Rute passará a ter 58 núcleos em operação em todo o Brasil. A iniciativa é considerada a maior do mundo. Existem ainda 50 SIGs (Grupos de Interesse Especial, na sigla em inglês) em várias especialidades e sub-especialidades da saúde em plena operação com 600 sessões/ano de vídeo e webconferências.
 
RNP
 
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social (OS), associada ao ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação do Ministério da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.
 
Fonte:  Comunicação da RNP