Category

Notícias

Category

 

 

"Se achar algo interessante, insista, não abra mão disso, não largue o osso, seja tenaz e autoconfiante”. A declaração, vibrante, foi feita pelo Prêmio Nobel de Química, o cientista israelense Daniel Schechtman, diante de um público predominantemente jovem, nesta terça-feira (24), no auditório principal da Universidade Federal do Maranhão (UfMA), onde se realiza a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).



Schechtman ganhou o prêmio, no ano passado, por suas pesquisas de mais de 30 anos na área de cristalografia, que resultaram na descoberta de centenas de matérias quasiperiódicas, os quasicristais, que permitem o desenvolvimento de materiais, de proteções antiaderentes a outras, resistentes como o aço.



Antes do reconhecimento público, o cientista israelense enfrentou a rejeição de suas ideias por colegas, professores e publicações científicas. “Nem sempre é fácil encarar o negativismo, temos que ter coragem”, destacou. 



Para a presidenta da SBPC, Helena Nader, a presença de Shechtman – o primeiro prêmio Nobel a participar do evento – pode marcar a vida dos adolescentes que acompanharam seu relato no Maranhão. “Ele estimulou o conhecimento, ao mostrar a importância de acreditar em si mesmo, ter perseverança e estudar sempre”, avaliou. 



A estudante Jayce Adeane admite ter ficado impressionada com o relato do cientista premiado. “Participo pela primeira vez de um evento científico e acho que a SBPC tem um papel fundamental por despertar e desenvolver o interesse dos jovens pela ciência”, disse a futura engenharia da computação. 



Emocionada após ouvir um Nobel de Química, Jayce notou um detalhe peculiar no traje do cientista. “Minha gravata tem um padrão quasiperiódico [na estampa]”, respondeu Schechtman. “O Technion, instituto de tecnologia onde trabalho, encomendou várias peças e, aqui em São Luís, dei uma de presente ao ministro [da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp]”, concluiu o Prêmio Nobel de Química. 

 

 

Fonte: MCTI

 
Nota da Solidariedade ao Núcleo de Consciência Negra da USP
 
 
No último final de semana uma inábil e inesperada demolição feita pela Coordenadoria do Espaço Físico (COESF-USP) atingiu parcialmente a sede do Núcleo de Consciência Negra da USP, provocando a vulnerabilidade da sede e o furto de diversos equipamentos (ver a nota do NCN-USP do dia 23 de julho de 2012).
 
O Núcleo da Consciência Negra é uma entidade ativa no cenário da USP e  protagonista do debate sobre a inclusão sociorracial nas Universidades Públicas paulistas, inclusive na Pós-Graduação.
 
A ANPG solidariza-se como o NCN-USP e espera que a Universidade de São  Paulo, espelho para todo o país, responsabilize-se pelo ocorrido e reveja sua cultura administrativa de pouco diálogo com a comunidade acadêmica.
 
 
Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduandos
 
São Luís, 25 de julho de 2012
 

 

Nesta quarta-feira (25) as entidades científicas reunidas na 64ª Reunião Anual da SBPC foram surpreendidas por uma matéria equivocada publicada no jornal O Estado de São Paulo.


O jornal afirmou em sua edição de hoje que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) seria contrários ao programa Ciência sem Fronteiras (CsF) do governo federal.


A ANPG e a SBPC afirmam através da nota que o fato de apresentarem sugestões pontuais para o aperfeiçoamento do programa não significa que sejam contrárias ao Ciência sem Fronteiras. Frases descontextualizadas da presidenta da ANPG, Luana Bonone e da presidenta da SBPC, Helena Nader, foram utilizadas para legitimar a matéria de ataque ao programa. Ambas opiniões foram apresentadas na Mesa-Redonda "Fronteira da Ciência sem Fronteiras" realizada na tarde de ontem, na 64ª RA da SBPC.


De fato, o mau jornalismo presente em muitos meios de comunicação no país é evidente. Para a presidenta da ANPG, Luana Bonone, o título da matéria e o contexto em que é apresentado não condizem com as opiniões gerais da comunidade científica. “Selecionaram apenas uma frase minha de forma que ficou parecendo que a ANPG é contrária ao programa, o que não é verdade”.

 

A opinião da ANPG, de forma completa e sistematizada, pode ser consultada na resolução da entidade sobre o CsF.


Leia abaixo a íntegra da nota:

 

SBPC e ANPG prestam esclarecimentos sobre matéria no jornal O Estado de São Paulo

 

Em sua edição do dia 25 de julho deste ano o jornal O Estado de S. Paulo publicou matéria sobre o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) sob o título “Programa é criticado em encontro da SBPC”. As declarações atribuídas às presidentas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Luana Bonone, foram retiradas do contexto e não refletem as opiniões das duas dirigentes.

 

Sobre a matéria, a SBPC e a ANPG esclarecem:

 

1 – Ao contrário do que faz parecer a matéria do jornal O Estado de S. Paulo, a SBPC e a ANPG são totalmente a favor do Programa Ciência sem Fronteiras, por entender que vai melhorar a formação de um grande número de bons pesquisadores brasileiros.

 

2 – A SBPC e a ANPG consideram o Programa Ciência sem Fronteiras um importante instrumento para a internacionalização da ciência brasileira, meta esta, inclusive, que está presente como prioridade no último Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).

 

3 – A SBPC e a ANPG acreditam que por ser um programa ainda muito recente são necessários ajustes que possam garantir seu constante aperfeiçoamento.

 

4 – Uma questão que preocupa a SBPC e a ANPG é saber como a coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) estão trabalhando para garantir o retorno desses cientistas, dando-lhes condições para que possam colocar em prática o que aprenderam no exterior, contribuindo para o aumento da produção científica do país e a melhoria da ciência brasileira.

 

5 – Diante disso, a SBPC e a ANPG solicitam que o jornal publique uma correção da informação errada que publicou.

 

 

São Luís, 25 de julho de 2012.

 

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)

 

ANPG

A ANPG vai percorrer as 5 regiões do Brasil debatendo o PNPG 2010-2020. As universidades que receberão os debates já estão se preparando. Sempre contando com a presença de especialistas nos temas, as atividades pretendem dar vazão às opiniões de Norte a Sul do país.
 
clique nas imagens para aumentar
Nesta terça (25), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sediou o primeiro debate do Ciclo. 
Compondo a mesa, o professor Jailson Bittencout de Andrade, da UFBA, fez um completo relato da história da Avaliação da pesquisa no Brasil e foi categórico ao afirmar: “A avaliação precisa se concentrar mais no pós-graduandos e menos no orientador. O modelo de avaliação brasileiro precisa ser reinventado. A avaliação que nos trouxe até aqui não vai nos levar para o futuro.”
 
Entre os muitos apontamentos do plenário, o vice-presidente regional Sul da ANPG, Cristiano Junta, questionou os presentes: “Porque o financiamento está atrelado à avaliação? Porque os melhores avaliados recebem mais dinheiro?”.
 
O objetivo da ANPG, de lançar luz sobre a Avaliação da Pós-Graduação brasileira deu seu primeiro passo nessa tarde de debates. Certamente ainda há muito que ser desvendado nesse terreno e o Ciclo de debates está aí justamente pra isso.
Cumprindo mais um dia de atividades durante a 64ª Reunião Anual da SBPC, após o debate os diretores da ANPG deram continuidade à reunião de diretoria.
 

Ciclo de debates “A ciência não está de braços cruzados. E você”
Julho: UFMA e UFC
Agosto: UFPA
Setembro: UnB
Outubro: UFRJ e UFRGS
 
Da Redação.

Participantes inscritos devem se dirigir ao Auditório 1 do Centro de Ciências Exatas e Tecnolologia

A Comissão de Alojamento da 64ª Edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) informa que o credenciamento dos participantes inscritos para alojamentos segue em serviço 24h, no Auditório 1 do Centro de Ciências Exatas e Tecnológica (CCET) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 



Durante o processo de credenciamento, é obrigatório apresentar RG ou CPF, boleto da taxa de alojamento quitado e comprovante de inscrição na Reunião Anual da SBPC.

Fonte: UFMA

O Ato de Posse da nova diretoria da ANPG, eleita no 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, em maio deste ano, aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, no Auditório Central do Centro Paulo Freire, da UFMA. O local escolhido não foi por acaso, nas dependências da UFMA desde domingo (22) ocorrem as atividades da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

Os pós-graduandos, antes mesmo da fundação da ANPG, em 1986, já participavam das reuniões anuais com muito afinco. O Encontro de Jovens Cientistas, que chega esse ano na sua 13ª edição, foi concebido e acontece sempre em conjunto com as atividades das reuniões anuais. Em 2010, durante a 62ª RA em Natal (RN), a ANPG realizou o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica, reunindo estudantes do ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação em torno da integração científica na América Latina.

 
 

Diversas autoridades, como o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a presidenta da SBPC, Helena Nader, o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado, o presidente do CEMJ, Euzébio Jorge, o presidente do Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop), Hélio Hey e o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do MCTI, Ildeu de Castro Moreira estiveram presentes na solenidade.

Glaucius destacou que a parceria da ANPG com a agência de fomento e a consistência das opiniões apresentadas garantiram o pleito da entidade pela vaga no Conselho Deliberativo do CNPq. Além disso, afirmou que  “sem a participação da ANPG com diversas manifestações pelo Brasil não teríamos conseguido demonstrar a preemência do reajuste do valor das bolsas de mestrado e doutorado”. 

Para o presidente do Foprop a aproximação da entidade com a ANPg tem sido muito produtiva e a nova gestão tem grandes desafios pela frente.

Em suas falas, Euzébio Jorge e Ildeu de Castro ressaltaram os recentes avanços que o Brasil vem experimentando no último período, em especial na área da Educação, porém destacaram que muito ainda precisa ser feito e que a ANPG cumpre um papel importante tanto na disputa de recursos financeiros para a educação, c,t&i como na própria definição dos rumos dessas áreas.

Homenagem

da esq p/ dir: Luciano Rezende (ex-presidente da ANPG), Juliano Quintella (APG UNIFESP), Elisangela Lizardo (presidenta da gestão cessante), Elba Mochel, Luana Bonone (presidenta eleita), Natalino Salgado (reitor da UFMA) e Fábio Palácio (ex-diretor da ANPG). Foto: Eleonora Rigotti.

Os diretores da ANPG aproveitaram o momento de reunião na capital maranhense para homenagear um dos fundadores da ANPG, José Augusto Mochel.

Mochel é egresso da Universidade Federal do Maranhão e, enquanto cursava seu mestrado na então Escola Paulista de Medicina (hoje UNIFESP), fundou, junto a demais pós-graduandos, a ANPG.

Ao final, a professora da UFMA Elba Gomide Mochel , viúva de José Augusto Mochel, recebeu uma placa e uma carta de reconhecimento da ANPG, lida pelo vice-presidente eleito, Hyllo Nader. Com a voz embargada ela relatou que ela e o marido saíram de São Luís para cursar a pós-graduação em São Paulo pois no Maranhão ainda não havia cursos de mestrado na área da saúde. Ela exemplificou o avanço desses 25 anos com a menção às obras que os participantes da 64ª RA da SBPC estão observando na própria UFMA. “Não é um crescimento vegetativo, é também qualitativo”, pontuou. 

Ao diretor da APG UNIFESP, Juliano Quintella, foi entregue uma cópia da Ata de Fundação da ANPG, que deve permanecer na sede da APG UNIFESP, que foi, por muitos anos, também a sede da ANPG.

O reitor da UFMA também se dispôs a abrigar uma cópia da ata no Museu da universidade, como forma de manter viva a lembrança do legado de Mochel. Os dois estudaram juntos em São Paulo, enquanto o reitor também cursava seu mestrado. “Não se constrói o presente nem se avança no futuro sem valorizar a história. O poeta Rubem Alves tem uma frase de que gosto muito ‘A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente’ Mochel viveu o presente!”, finalizou o reitor. 

O ex-presidente, Luciano Rezende (2002-2004), a presidenta da gestão cessante Elisangela Lizardo (2010-2012) e o ex-diretor Fábio Palácio também foram homenageados pela sua contribuição ao longo dos 26 anos da ANPG. 

Os presentes também fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-reitor da UFRJ (2003-2011) e ex-diretor da Finep, Aloísio Teixeira, que morreu na segunda-feira (23) de enfarte fulminante, aos 67 anos, quando estava em casa (Ipanema, Zona Sul do Rio), em companhia da mulher, a economia Beatriz Azeredo. Ele tinha cinco filhos e quatro netos. 

Despedida

Ao empossar os novos diretores, Elisangela usou das palavras do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade para se despedir : “Irmãos, cantai esse mundo que não verei,mas virá um dia, (…) Um mundo enfim ordenado, uma pátria sem fronteiras, sem leis e regulamentos, uma terra sem bandeiras, sem igrejas nem quartéis, (…) Esse país não é meu nem vosso ainda, poetas. Mas será um dia o país de todo homem”.

Luana Bonone, presidenta eleita e empossada, relembrou momentos importantes da história da ANPG nesses 26 anos e convocou todos os diretores a emcampar os desafios que a próxima gestão tem pela frente. Entre eles, a garantia e ampliação do reajuste de 20% das bolsas de mestrado e doutorado (10% a partir de 1º de julho e 10% em 2013) anunciado durante o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, em maio.

Os diretores, agora empossados, realizam a 1ª reunião de planejamento da gestão durante toda esta quarta-feira (24), na UFMA, onde seguem participando da 64ª Reunião Anual da SBPC.

 

Da Redação.

 

Veja o álbum de fotos da participação da ANPG na 64ª RA da SBPC clicando aqui

Na manhã da segunda-feira (23) a ANPG teve um dia cheio na 64ª Reunião Anual da SBPC. Os diretores escolheram, entre a extensa programação, alguns debates prioritários para as pautas dos pós-graduandos. Na parte da tarde, o destaque foi o 13º Encontro de Jovens Cientistas
 
O reitor da UFMA, prof. Natalino Salgado e à dir o Ministro de C,T&I, Marco Antonio Raupp. Foto: MCTI
A Conferência Estratégia Nacional de C,T&I: Desafios e Oportunidades, proferida pelo Ministro de C,T&I, Marco Antonio Raupp não poderia ter ficado de fora.
O lançamento de um pacote de medidas foi o ponto principal da conferência. O objetivo é otimizar recursos orçamentários, manter, aprimorar e criar programas mobilizadores e dar consistência às políticas da área, com o intuito de promover os temas como um dos eixos estruturantes do desenvolvimento do Brasil, nos próximos anos. 
 
O anúncio inicial foi a renovação por mais dois anos (até 2015) de 116 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) que atuam em áreas de conhecimento estratégico para o desenvolvimento sustentável da sociedade, como energia, nanotecnologia, biodiversidade, tecnologia da informação e comunicação (TICs) e meio ambiente. 
 
O ministro também informou que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) lançará nova chamada do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na segunda-feira (30). Desta vez, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, EUA, Holanda, Portugal e Reino Unido, são os países que o programa alcançará. Foi informado que acordos com China, Japão, Irlanda, Finlândia e Noruega, e instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as universidades de Oxford e Harvard estão próximos de serem finalizados. Nestes meses de julho e agosto, o CNPq está efetuando ainda chamadas públicas voltadas para tecnologias apropriadas ao desenvolvimento dos assentamentos do Plano Nacional de Reforma Agrária e áreas como nascimento prematuro e saúde bucal, entre outros. 
 
Leia mais aqui
 
13º Encontro de Jovens Cientistas
 13º Encontro de Jovens Cientistas. Fotos: Eleonora Rigotti.
Já é tradição da ANPG realizar o Encontro de Jovens Cientistas durante a Reunião Anual da SBPC, e dessa vez não foi diferente. A atividade realizada na tarde da segunda-feira reuniu cerca de 50 estudantes na Tenda da ANPG. O professor Álvaro Ayala, integrante da Comissão Executiva Nacional do PET (CENAPET) enriqueceu o debate com reflexões acerca do tema do encontro: Educação científica para a popularização da ciência.
 
Ayala destacou a necessidade de interdisciplinaridade na pós-graduação. Em sua opinião, a experiência que os estudantes vivenciam nos grupos PET envolvem comprometimento com a extensão e a pesquisa e necessidade de desenvolverem o trabalho de forma coletiva, formato bem diferente do experimentado na pós-graduação, onde a relação se dá entre orientador e orientando. Por fim, o professor destacou o desafio do país em formar mais cientistas e não apenas pesquisadores. 
 
A vice-pesidente da UNE no Maranhão, Renata Pearce, e a diretora de Políticas Institucionais da UBES, Juliane Verseli, pontuaram a deficiência de atividades de ciências nas escolas brasileiras, em especial no Ensino Fundamental. Num relato pessoal, Juliane declarou que seu primeiro contato com uma feira de ciências se deu quando estudava em uma escola da rede particular, que contava com uma infraestrutura maior de recursos para a área.
 
Quem também passou pelo encontro foi o reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor Natalino Salgado. O reitor fez questão de parabenizar a ANPG pela realização da atividade em um “espaço ímpar de interação como é a Reunião Anual da SBPC”. 
 
 
Da Redação.
 
Veja o álbum de fotos da participação da ANPG na 64ª RA da SBPC clicando aqui

A sessão de abertura da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Concha Acústica da Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi marcada pela presença 3 mil pessoas que acompanharam a solenidade. A Mesa de Abertura foi composta por autoridades da Universidade Federal do Maranhão, da SBPC Regional e Nacional, representantes do governo Estadual, ministros do Governo Federal e o vencedor do Prêmio Nobel de Química de 2011, Daniel Shechtman. A presidenta da ANPG, Luana Bonone, representou os estudantes também compondo a mesa.

Na ocasião, o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da 64ª SBPC para a UFMA e para a cidade de São Luís, que chega ao seu quarto centenário de existência. “Este evento é um presente para São Luís, que completará 400 anos este ano. É também um marco para a UFMA, porque é o momento que a Universidade se consolida como Cidade Universitária”, destacou o reitor. Ele ainda ressaltou a importância do tema do evento, que traz os saberes tradicionais e a cultura como campos de pesquisas científicas.

O vice-reitor, Antonio Oliveira, recebeu a oportunidade de homenagear o maranhense Renato Archer, por sua atuação na área de pesquisa científica e tecnológica no país. Oliveira destacou que Archer lutou pela inclusão da ciência e tecnologia no campo político e foi o primeiro Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia do Brasil. Para consolidar o reconhecimento ao cientista, foi entregue a Júlio Archer, irmão de Renato, uma placa de homenagem ao grande incentivador da ciência e tecnologia.

Durante a abertura, também foi entregue o prêmio “José Reis de Divulgação Científica”, na categoria Instituição e Veículo de Comunicação 2012, para a Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco.

A presidenta da SBPC, Helena Nader, abre a 64ª RA da SBPC. À sua esquerda, Luana Bonone, presidenta da ANPG e Glaucius Oliva, presidente do CNPq.
 
Ministro de C,T&I, Marco Antonio Raupp. Fotos: UFMA

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, declarou que, acima de tudo, é membro da SBPC e tem o prazer de estar presente na 64ª edição do evento. “Estou muito satisfeito e acredito que o Brasil precisa muito da ciência e tecnologia para se consolidar como país desenvolvido”, ressaltou Raupp. O ministro presidiu a SBPC em dois momentos: 2007-2009 e 2010-2011.

Ao saudar a ANPG, Raupp se referiu à entidade dizendo que a Associação possui "posicionamentos construtivos e evidentes".

A presidente da SBPC, profª Helena Nader, finalizou a Mesa de Abertura agradecendo a presença de todos e ressaltando a riqueza arquitetônica e cultural de São Luís, que sedia a SBPC. “É com muita alegria e orgulho que abrimos mais uma edição da SBPC, que acontece graças ao apoio das agências de fomento à pesquisa, dos governos municipal, estadual e federal e é uma honra estarmos nesta cidade com um rico acervo arquitetônico e 400 anos de história para comemorar”, finalizou Helena.

Tanto a presidenta da SBPC como o Ministro também citaram a importância da destinação dos recursos dos royalties e do Fundo Social do Pré-Sal para investimentos em educação.

Leia mais: ANPG participa de ato da comunidade científica em prol de recursos do Pré-Sal para Educação

Inclusão e cultura

Toda a abertura foi traduzida na linguagem brasileira de sinais (libras) como forma de inclusão social, marcando a estréia da SBPC Inclusiva. O evento contou, também, com uma programação cultural que ressaltou a cultura maranhense, com apresentação de Poetas Quatrocentistas da São Luís – Voz e Violão, Tambores do Maranhão, Boi Barrica e a entoação do Hino Nacional, Hino de São Luís e, pela primeira vez, o Hino da UFMA, executado pelo Coral da universidade.

 

Da Redação com informações da UFMA, SBPC e agências. 

A ANPG esclarece que o reajuste de 20% das bolsas anunciado durante o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (leia mais aqui) refere-se àquelas concedidas pela Capes e pelo CNPq. As bolsas concedidas pelas Fundações estaduais só serão reajustadas se as fundações assim determinarem.

A ANPG já enviou comunicados oficiais, tanto à Capes quanto ao CNPq, acerca das bolsas REUNI e até agora não houve resposta das agências.

 

NOTA DA ANPG SOBRE AS BOLSAS CAPES/REUNI

 

A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) há quatro anos luta pelo reajuste no valor das bolsas de pesquisa tendo durante a realização de seu 23º congresso, em maio deste ano, na cidade de São Paulo, conquistado vitória expressa no anuncio do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Sr. Glaucius Oliva, sobre o reajuste de 10% no valor das bolsas de pesquisa com vigência a partir do pagamento das bolsas de julho. Ainda que aquém de nossa reivindicação por 40% de reajuste imediato, entendemos que se tratou de um gesto importante, fruto da mobilização dos pós-graduandos Brasil afora.

Todavia, este reajuste não se expressou de maneira universal. As bolsas CAPES/REUNI (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Restruturação e Interiorização das Universidades Federais) não foram reajustadas em conjunto com as demais, a partir do entendimento de que, em virtude de seu orçamento não ser de gerência das agências de fomento, estas não teriam competência para fazê-lo. Fato que seria possível a partir de 2013, ano em que dado o encerramento do programa do Ministério da Educação, há a proposta destas bolsas passarem para a modalidade demanda social.

A ANPG discorda da posição do Ministério de Educação por não acompanhar o reajuste das agências, fato que acaba por acirrar uma já percebida hierarquização das modalidades de bolsa de pesquisa. Defendemos a isonomia das modalidades e consideramos que não deve haver nenhuma espécie de diferenciação entre os estudantes, sendo a conquista dos 10% de reajuste um direito de todos os bolsistas.

Neste sentido, a ANPG se dirige à CAPES e à Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação solicitando uma revisão de sua posição no sentido de acompanhar reajuste das agências, assim como aproveita o ensejo e se dirige aos pós-graduandos brasileiros para convidá-los a se somar à ANPG na caravana que irá a Brasília reivindicar maior reajuste, política de valorização permanente e isonomia entre as modalidades.

 

Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG