Category

Notícias

Category
No twitter e nas universidades, nessa quinta-feira (29), pós-graduandos de norte a sul do país escreveram uma página importante da história da ANPG. A Semana Nacional de Mobilização envolveu, desde segunda-feira (26), pós-graduandos e APGs de todo o país em torno da campanha pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado. E o resultado foi uma paralisação de muito sucesso, com atividades em dezenas de universidades, em manifestações mobilizadas, politizadas e muito irreverentes.   
 
 
Pós-graduandos da UFPR, reunidos em frente ao Setor de Ciências Biológicas da universidade.
 
Compondo as atividades do “Março Verde e Amarelo”, conjunto de ações em defesa da Educação promovido pela UNE, UBES e ANPG, as mobilizações das APGs e pós-graduandos ganharam repercussão nacional e deram o recado: #MinhaBolsaNaoAumentou! Além da mobilização nas universidade, a campanha virtual foi intensa e criativa. O abaixo-assinado virtual em defesa do reajuste das bolsas já atingiu mais de 55 mil adesões. Confira como foram as mobilizações pelo país:
 
UNIFESP
A Universidade que receberá o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos em maio deste ano, a UNIFESP, teve ato organizado pela APG com grande sucesso. No período da tarde, dezenas de estudantes da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP realizaram uma manifestação vestidos de jaleco. Houve, ainda, comemoração simbólica pelo "aniversário" de quatro anos sem reajuste das bolsas. 
As fotos à esquerda ilustram a mobilização que tomou conta da UNIFESP.
 
USP
No campus Butantã, os pós-graduandos do Instituto de Química paralisaram suas atividades por 1 hora. 
 
PUC-SP
Houve panfletagem e colagem de cartazes da campanha na universidade.
 
UNICAMP
Atendendo à convocação da Associação Nacional de Pós-Graduandos, o grupo PAIDEIA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP, parou as atividades na quinta-feira (29).
 
Além disso, as APGs e pós-graduandos que se organizam por meio do Pro-pós realizaram panfletagem no Restaurante
Mobilização na Unicamp, organizada pelo Pró-pós, movimento de pós-graudandos e APGs da universidade.
Universitário e nesta sexta (30) partiram um bolo para "comemorar" os 4 anos sem reajuste. 
 
USP Ribeirão-Preto
Houve panfletagem no horário de almoço, no bandejão.
 
UFSCar 
Houve debate pela manhã e instalação de um contador de dias sem reajuste no bandejão na hora do almoço.
 
Mobilização da Unesp Araraquara.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
UNESP/Araraquara
No interior de São Paulo também teve paralisação, com direito a cartazes, faixas e concentração dos estudantes. A paralisação durou 30 minutos, em frente a biblioteca do Instituto, e no final teve até "Parabéns pra você" com bolo em razão do “aniversário” de 4 anos sem reajuste. Cerca de 100 estudantes de pós graduação, dos programas de Quimica, Biotecnologia e Farmácia participaram.
 
FIOCRUZ – RJ
Na Fiocruz, os cariocas fizeram panfletagem durante a manhã nas duas entradas principais e concentração em frente ao Castelo e afixaram faixas em português e em inglês pautando a valorização da pesquisa e reivindicando o reajuste das bolsas. Quem não pôde participar do ato foi orientado a utilizar uma faixa preta no braço, para demonstrar sua adesão ao movimento.
 
Mobilização da Fiocruz no Rio de Janeiro utilizou faixas em português e em inglês.
 
Pós-Graduandos da UFMG e Fiocruz-MG em frente á reitoria da UFMG.
UFMG e Fiocruz-MG
Pós-graduandos da Fiocruz-MG e da UFMG se uniram em passeata com apitos, faixas e narizes de palhaço que percorreu uma parte do campus da universidade. Houve apitaço nas faculdades e a caminhada seguiu até a reitoria. 
 
UFJF
Em Juiz de Fora os estudantes reuniram-se na Faculdade de Letras para uma reunião em torno do tema do reajuste.
 
UFLA
Em Lavras-MG a repercussão do ato foi tamanha que a notícia foi divulgada no sítio e TV da Universidade. Segundo a coordenadora geral da APG da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Alessandra Millezi, a manifestação na cantina central da universidade e a disponibilização de notebooks para a assinatura do abaixo assinado conseguiram movimentar o conjunto de mestrandos e doutorandos da UFLA.
 
UFV
Na Universidade Federal de Viçosa ocorreu um debate na segunda-feira (26) e uma manifestação de “luto” pelas bolsas na quinta (29), além da campanha virtual.
 
Na UFRGS também houve panfletagem no bandejão.
UFRGS
No Rio Grande do Sul, “PARAR PARA PENSAR A PÓS-GRADUAÇÃO” foi o mote da ação. A APG-UFRGS aproveitou para chamar a atenção dos estudantes para os problemas internos da universidade. O panfleto distribuído continha a seguinte informação:
"A APG-UFRGS entende que a situação atual dos pós-graduandos é grave. Além da grande desvalorização das bolsas de pós-graduação no país, enfrentamos uma série de outros problemas. Na UFRGS os pós-graduandos vivem uma situação em que estão quase totalmente descobertos de uma política de assistência estudantil. Nós, pós-graduandos, não temos direito a auxílio creche, médico, psicológico ou de alimentação. Essa situação vem piorando. No primeiro semestre deste ano, a Casa do Estudante Universitário, localizada no Campus Central da UFRGS, cortou em seu último edital as poucas vagas remanescentes aos estudantes de mestrado, restringindo assim, o acesso à moradia estudantil aos pós-graduandos Isso constitui um verdadeiro absurdo! Como é possível que uma administração que se diz comprometida com a “inclusão” dos estudantes desfavorecidos possa tomar tal medida?"
 
UFPR
No Paraná, centenas de pós-graduandos se vestiram preto em sinal de protesto. A concentração teve faixas e cartazes de repúdio ao não reajuste das bolsas.
 
UEM
Na Universidade Estadual de Maringá, a APG-UEM distribui panfletos na saída do Restaurante Universitário. A intenção foi sensibilizar os demais estudantes para a situação lamentável de quase 4 anos sem reajuste das bolsas.
 
UFSC   
Pós-graduandos foram recebidos  por reitora e pró-reitora de pós-graduação eleitas. 
 
A atividade realizada pela APG-UFSC se iniciou às 11h e se estendeu até as 15h, envolvendo durante o dia mais de cem pós graduandos. A concentração se iniciou na Biblioteca Universitária, onde foi fixado um painel “Contador de Dias sem Reajuste das Bolsas” junto a mais de trinta pós graduandos que já participavam da concentração. Da Biblioteca Universitária os pós graduandos se dirigiram ao prédio da reitoria entoando palavras de ordem e conversando com a comunidade universitária acerca da reivindicação do reajuste de bolsas. Bolo de aniversário e assinatura do abaixo assinado também foram ações promovidas pela APG-UFSC.
 
Mesa Redonda " O papel dos Pós-graduandos no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia" e Assembléia de Fundação da APG da UFC.
UFC
Em Fortaleza-CE os pós-graduandos realizaram um debate: "O papel do Pós-graduando no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia" e aproveitaram o dia para realizar a assembleia de fundação da Associação de Pós-Graduandos da UFC.
 
UFBA
Houve panfletagem na Faculdade de Educação no período da tarde.
 
Caso a sua universidade tenha se mobilizado e não esteja listada aqui, envie um relato e imagens para comunicaçã[email protected].
 
Além da Campanha de Bolsas, participe também do congresso da ANPG, de 3 a 6 de maio na Unifesp (São Paulo/SP). Clique aqui e saiba mais
 
Da Redação, com informações das APG’s citadas e pós-graduandos.

 

Confira a repercussão na imprensa do Dia Nacional de Paralisação pelo Reajuste de Bolsas convocado pela ANPG no último 29 de março: 

Diário de Pernambuco

Pós-graduandos de todo o país cruzam os braços por reajuste nas bolsas nacionais

Correio da Bahia

Estudantes pós-graduação convocam greve nacional para reajuste nas bolsas

Portal R7.com

Estudantes de pós-graduação devem paralisar as atividades na quinta-feira

O Globo

Pós-graduandos fazem paralisação nesta quinta por reajuste de bolsas

Estado de Minas

Pós-graduandos decidem paralisar pesquisas para pedir reajuste de bolsas

Pós-graduandos cruzam os braços nesta quinta por reajuste nas bolsas nacionais

UNE

ANPG convoca Dia Nacional de Paralisação

Portal WSCOM

Estudantes de pós-graduação devem paralisar as atividades nesta quinta-feira

Portal pós-graduando.com

Paralisação nacional de pós-graduandos pelo reajuste de bolsas

SEDUFSM

ANPG CONVOCA PARALISAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS

Portal do Jornal Correio do Povo

Alunos de pós pedem reajuste das bolsas

Portal BOL

Sem reajuste há quatro anos, estudantes de pós-graduação protestam nesta quinta-feira

Tambaú 247

Pós-graduandos convocam greve nacional para cobrar reajuste nas bolsas

Odiario.com

Alunos de pós convocam greve nacional por reajuste nas bolsas

Diário de Natal Online

Pós-graduandos cruzam os braços nesta quinta por reajuste nas bolsas nacionais

Portal do Jornal O Estado de S. Paulo

Alunos de pós cruzam os braços

Portal UOL

Sem reajuste há quatro anos, estudantes de pós-graduação protestam nesta quinta-feira

Portal Notícias BR

Alunos de pós-graduação fazem protesto por reajuste

Portal Vermelho

ANPG convoca tuitaço para às 16h desta quinta

ANPG convoca paralisação nacional de pós-graduandos

Nesta Semana Nacional de Mobilização a ANPG convocou as APG’s e os pós-graduandos de todo o país a realizarem atividades de mobilização em torno do reajuste do valor das bolsas de mestrado e doutorado. A Semana faz parte do “Março Verde e Amarelo”, nome dado à Jornada de Lutas da UNE, UBES e ANPG, série de manifestações que tradicionalmente acontecem nos meses de março e agosto, em torno de pautas referentes à educação.

Sem aumento há quase 4 anos, o valor das bolsas está totalmente defasado e obriga os pós-graduandos a sacrifícios pessoais para continuarem suas pesquisas. Para se dedicarem exclusivamente aos estudos, os pós-graduandos contam apenas com o valor da bolsa para se manter e investir em sua formação (cursos de idiomas, participação em congressos etc), o que torna os atuais valores (R$1200 mestrado e R$1800 doutorado, bolsas CAPES/CNPq) insuficientes.

Paralisação

Na quinta-feira (29), está convocada uma paralisação nacional das atividades. Os pós-graduandos planejam fazer aulas públicas e panfletagens nas universidades. Também está previsto um "twittaço" às 16h para chamar a atenção da sociedade. Um abaixo-assinado que roda desde o ano passado já recebeu mais de 50 mil assinaturas a favor da causa dos estudantes.

Veja abaixo onde acontecerão as atividades na quinta-feira (29):

 Rio Grande do Sul

UFRGS – Panfletagem em frente à Faculdade de Educação a partir das 13h.


Santa Catarina

UFSC

11h: Concentração dos pós-graduandos na biblioteca universitária.

11h15: Instalação do contador de dias sem reajuste na Biblioteca Universitária.

11h30: Instalação do contador de dias sem reajuste no Hall da Reitoria;

11h40: Conversas pelo campus, panfletagens, coleta de depoimentos em vídeo, assinaturas na petição online.

12h30: Instalação de barraca da APG UFSC próximo ao restaurante universitário para conversas, assinatura do painel de apoio e mobilização para a festa de aniversário do reajuste.

13h30: Concentração para festa de aniversário do reajuste no Hall da Reitoria.

14h: Festa de aniversário do reajuste e visitas aos gabinetes dos dirigentes da reitoria.

15h: Publicização e abertura do blog UFSC pelo Reajuste de Bolsas Já! e encerramento das atividades.


Paraná

UEM – 11h às 13h: Panfletagem durante o horário de almoço no RU. Será disponibilizado também um mural para que as pessoas possam deixar uma mensagem ou registrar sua indignação quanto aos 4 anos sem aumento das bolsas.


Minas Gerais

PUC-BH – 15h30: panfletagem com concentração em frente ao prédio do teatro, com instalação de contador de dias sem reajuste.

UFLA

1. Manifestação com cartazes na cantina central da UFLA;
2. Disponibilização de notebooks para a assinatura do abaixo assinado;
3. Envio de e-mails para todos os pós-graduandos da UFLA;
4. Reportagem com a TV UFLA e ASCOM na quinta feira, a fim de expormos na mídia nosso posicionamento e a situação de 4 anos sem aumento de bolsas, sendo que aluguéis, por exemplo, aumentam muito todos os anos.

UFV – Fizeram debate na segunda-feira (26) e mantêm campanha virtual.


Rio de Janeiro

Fiocruz

8h às 11h – panfletagem de divulgação do ato na portaria da Fiocruz, com explicação das reivindicações e campanha para que as pessoas utilizem uma faixa preta no braço.

12h30 às 13h30: pós-graduandos planejam ato com faixas em frente ao Castelo da Fiocruz e também no CPqRR (Centro de Pesquisas Rene Rachou). Outros campi também se mobilizarão, são eles: campus Manguinhos-RJ e campus de MG da Fiocruz.


São Paulo

USP Leste – Paralisação e panfletagem.

PUC – Panfletagem e passagem em sala de aula.

USP-Ribeirão – Panfletagem no horário de almoço, no bandejão.

UFSCar – Debate pela manhã e instalação de contador de dias sem reajuste no bandejão.

Unicamp  Panfletagem e assembleia no horário de alomoço, no bandejão.

 

Ceará

UFC – 14h: Debate sobre a pós-graduação no Brasil, com participação do pró-reitor de pós-graduação da UFC e da presidenta da ANPG, Elisangela Lizardo.

 

 

Bahia

 

UFBA  Panfletagem na Faculdade de Educação no período da tarde.

 

Goiás

UFG -Paralisação das atividades na UFG e campanha virtual


Pará

UEPA -Paralisação das atividades na UEPA e campanha virtual


Para maiores informações, entre em contato com a ANPG:

comunicaçã[email protected] / 11 4117-9111

 

Além da Campanha de Bolsas, participe também do congresso da ANPG, de 3 a 6 de maio na Unifesp (São Paulo/SP). Clique aqui e saiba mais. 

 


 

 

Na foto, integrantes da APG UFV com os componentes da mesa do debate. Foto: APG UFV.

Na tarde dessa segunda-feira (26), a APG da UFV reuniu cerca de 100 pessoas no debate Valorização profissional e bolsas na Pós-Graduação: O papel do Projeto de Lei 2.315/2003.

Compondo as atividades da Semana Nacional de Mobilização da ANPG, a ação organizada pela Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) reuniu em um debate a reitora da Universidade, Nilda de Fátima Ferreira Soares, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Eduardo Mizubuti, D.Sc. André Ricardo e Silva, o Coordenador Geral da APG/UFV, a Diretora de Comunicação da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), Luana Bonone , M.Sc. Cristina Fontes – Vereadora  de Viçosa/MG e o deputado estadual Paulo Lamack.

Para Luana Bonone, é fundamental que os pós-graduandos se inteirem do que acontece no Congresso Nacional a respeito das bolsas. A omissão do Legislativo e do Executivo neste assunto tem custado aos pós-graduandos sacrifício para continuarem suas pesquisas. “As bolsas estão há quase 4 anos sem reajuste, por isso estamos intensificando nossa pressão. Convocamos todos os pós-graduandos e pós-graduandas do país a paralisarem suas atividades na próxima quinta-feira(29) para chamar a atenção do governo para esse problema”, finalizou.

Saiba mais sobre a Campanha de Bolsas e a Semana Nacional de Mobilização.

Participe do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, de 3 a 6 de maio em São Paulo, na UNIFESP.

Entenda o PL

O Projeto de Lei 2.315/2003 está em tramitação na Câmara dos Deputados e dispõe sobre os critérios para definição dos valores das bolsas de fomento ao desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural.

Aprovado nas comissões de Educação e Cultura (CEC) e Ciência e Tecnologia (CCTCI), o PL de autoria do deputado Jorge Bittar (PT-RJ) teria como principal objeção para ser aprovado sua fonte de recursos. Licenciado na Câmara dos Deputados para atuar como Secretário Municipal de Habitação do Rio de Janeiro, Bittar diz que o projeto acaba sempre barrado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) porque pressupõe um aumento de gastos para o executivo. "Uma matéria do legislativo não pode aumentar as despesas no executivo, é o princípio de independência e respeito entre os poderes", explica.

Em recente matéria, o jornal O Estado de Minas compilou as mais recentes novidades sobre o PL dos Pós – Graduandos, leia aqui.

 

Da Redação com informações da APG da UFV. 

No último dia 16 de março, o Ministro de C,T &I, Marco Antonio Raupp proferiu a aula inaugural na COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Durante a aula o ministro destacou questões como a ciência no Brasil e falou da importância da inovação para o desenvolvimento sustentável e os desafios da próxima década.

Aproveitando a oportunidade, uma comissão de representantes do corpo discente da COPPE entregou dois documentos ao Ministro: um abaixo-assinado com 329 assinaturas (12% dos estudantes de mestrado e doutorado da COPPE) e uma carta que expunha as dificuldades dos pós-graduandos de "sobreviver" com o valor da bolsa de estudos defasada. A carta contém também uma proposta de reajuste do valor das bolsas.

De acordo com o documento: “Avaliando o PNPG 2011-2020, afirmamos que as condições atuais tornam a vida do pós-graduando incompatível com suas necessidades básicas de sobrevivência, pouco atrativa e excludente. Com o cenário atual de remuneração, apenas as classes mais abastardas “terão direito” ao ensino de pós-graduação de qualidade. A não resolução dos problemas da má remuneração aos pós-graduandos e da falta de condições básicas para o desenvolvimento de pesquisa científica no Brasil poderá impactar de forma negativa a área científica em curto e médio prazo, restringindo avanços tecnológicos e desestimulando o ingresso de jovens talentos numa área tão importante para o desenvolvimento do País.”

A ação é parte da Campanha de Bolsas da ANPG.

Leia mais: Semana Nacional de Mobilização: em Viçosa-MG teve debate!

Saiba mais sobre a Campanha de Bolsas e a Semana Nacional de Mobilização.

Participe do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, de 3 a 6 de maio em São Paulo, na UNIFESP. 

Da Redação.

     ANPG convoca paralisação nacional de pós-graduandos pelo reajuste de bolsas já! 

Leia também:
Semana Nacional de Mobilização da ANPG: em Viçosa – MG teve debate!
Semana Nacional de Mobilização: APG da UFLA programa ações para essa quinta (29)

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convoca os pós-graduandos e as pós-graduandas de todo o país a paralisarem todas as suas atividades acadêmicas e de pesquisa no dia 29 de março em defesa do reajuste imediato do valor das bolsas de mestrado e doutorado, há 4 anos congeladas – a inflação acumulada do período já supera os 20%.

Há pelo menos dois anos os pós-graduandos do país vêm pautando a importância da valorização das bolsas de pesquisa em um país que almeja uma posição de maior destaque na geopolítica mundial. Em 2011 os pós-graduandos realizaram diversas atividades nas universidades, rodaram um abaixo-assinado (que já supera 50 mil assinaturas) e angariaram apoio de reitores, conselhos universitários, assembleias legislativas, parlamentares, intelectuais, entidades da sociedade civil organizada, entre outros. A ANPG também apresentou propostas de emenda ao Orçamento da União para garantir o reajuste e também apresentou sua pauta aos presidentes da Capes e do CNPq, aos ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e até à presidenta Dilma Rousseff.

Todos os que receberam a reivindicação se disseram sensíveis à pauta, entretanto, o corte no Orçamento 2012, que reduziu em 22% as verbas do MCTI, indicam que as prioridades que marcam a política econômica federal  prejudicam o desenvolvimento do país. Este depende, dentre outros fatores, de recursos humanos qualificados, capazes de contribuir para superar os gargalos históricos da nação.

 

Semana de mobilização

Assim, convocamos as APG’s e pós-graduandos a realizarem mobilizações nas universidades de forma concentrada na semana de 26 a 30 de março, pautando o reajuste das bolsas como a pauta central dos pós-graduandos na Jornada Nacional de Lutas da UNE, UBES e ANPG, que ocorre no período. 

Entre as ações sugeridas pela campanha estão a realização de atos; festas-protesto de aniversário dos 4 anos sem reajuste; instalação de murais de apoiadores da campanha; coleta de moedas para “garantir” o orçamento do governo federal para conceder o reajuste; instalação de um contador de dias sem reajuste (nesta quinta-feira, dia 22 de março, completam-se 1391 dias); debates e moções de apoio dos órgãos colegiados das instituições e entidades dos movimentos sociais.

 

Paralisação

Entretanto, o foco da mobilização deve ser a paralisação das atividades acadêmicas e de pesquisa no dia 29 de março. Para tanto, vale realizar aulas públicas e outras atividades que reúnam os pós-graduandos, panfletagens e outros instrumentos. O importante é garantir e registrar o protesto pelo longo período sem reajuste das bolsas.

A produção de pesquisas concatenadas com as grandes questões nacionais e ao mesmo tempo livres, criativas, inovadoras, depende de investimento material e valorização social. É neste sentido que a ANPG pauta a humanização das bolsas de pesquisa, tendo como reivindicação imediata o reajuste e uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa.

Pela valorização das bolsas de pesquisa!

 

Além da campanha de bolsas, participe também do congresso da ANPG, de 3 a 6 de maio na Unifesp (São Paulo/SP). Clique aqui e saiba mais.

 


Os interessados em submeter resumos de trabalhos para apresentação na 64ª Reunião Anual da SBPC têm até o dia 2 de abril para fazer sua inscrição. Uma vez inscrito, o autor terá até o dia 9 de abril para encaminhar o resumo para análise. O evento, que será realizado em São Luís (MA), de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), contará com cinco sessões de pôsteres. A expectativa é que sejam apresentados mais de dois mil trabalhos.

Podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos, de qualquer área do conhecimento, de estudantes ou professores de educação superior, pesquisadores; e também trabalhos de professores de educação básica ou técnica que versem sobre experiências ou práticas de ensino-aprendizagem.

A SBPC divulgará o parecer da análise da submissão até 17 de maio. A partir de 31 de maio, os autores deverão consultar no site do evento a data de apresentação dos pôsteres. Mais informações: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home

Fonte: Ascom da SBPC

De 26 a 30 de março acontece a Semana Nacional de Mobilização da ANPG pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado.

Entre as ações sugeridas pela campanha está a realização de atos; festas-protesto de aniversário dos 4 anos sem reajuste; instalação de murais de apoiadores da campanha; coleta de moedas para “garantir” o orçamento do governo federal para conceder o reajuste; instalação de um contador de dias sem reajuste (nesta segunda-feira, dia 26 de março, completam-se 1395 dias); debates e moções de apoio dos órgãos colegiados das instituições e entidades dos movimentos sociais.

Segundo a coordenadora geral da APG da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Alessandra Millezi, está prevista uma manifestação na cantina central da universidade na quinta-feira (29). A APG disponibilizará notebooks para a assinatura do abaixo assinado e participará de uma reportagem da TV UFLA, a fim de expor, para o conjunto dos estudantes, o posicionamento e a situação dos pós-graduandos nesses quase 4 anos sem reajuste das bolsas.


Contato APG UFLA:

Alessandra Millezi [email protected]
(35) 8822-0921 / (35) 9102-7008 / 
(35) 9965-0951 

Da Redação com informações da APG da UFLA.

Nesta semana a diretoria da ANPG esteve em Brasília para diversas atividades. Na quarta-feira (21), a entidade reuniu-se com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na pauta do encontro, assuntos como o PL 2134 que cria cargos para as universidades federais, carreira docente, recursos financeiros, Plano Nacional de Educação, entre outros.

Luana Bonone, diretora da Comunicação, representou a ANPG em reunião com a Andifes, na quarta(21). Foto: Ascom Andifes.

A ANPG discutiu com a Andifes a sua principal demanda que é o aumento do valor das bolsas de pós-graduação, há mais de 3 anos sem reajuste e a convidou para participar e apoiar a realização e divulgação do 23º Congresso Nacional de Pós-graduandos a realizar-se no período de 3 a 6 de maio, em São Paulo, na Unifesp.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, convidou a Andifes a participar de Ato no Congresso Nacional com várias entidades em defesa de aprovação rápida do PNE. Ele informou que está sendo criado um Grupo de Trabalho para ampliar a discussão conjunta com as universidades, parlamentares, governo e sociedade civil. A ideia é reunir atores do cenário de educação superior e fortalecer a interlocução junto ao Congresso Nacional.

A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior, (PROIFES) e Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) também estiveram presentes.

 

CD do CNPq

Elisangela durante a Reunião do Conselho Deliberativo do CNPq. Foto: Ascom CNPq.

Uma das formas de atuação da ANPG em espaços institucionais é a participação de conselhos decisivos para o acompanhamento das políticas nacionais de pós-graduação. A ANPG hoje é membro do Conselho Superior e do CTC da Capes, e há 25 anos, ou seja, desde a sua fundação, reivindica participação nos conselhos do CNPq. Na tarde da quinta (22), após reunião do Conselho em que a ANPg foi convidada a apresentar seu pleito, Elisangela Lizardo disse em seu perfil em uma rede social: "Informo aos Pós-Graduandos e a todos os presidentes da ANPG que me antecederam que o Conselho Deliberativo do CNPq acaba de aprovar a participação da ANPG como convidada permanente das reuniões e o compromisso de garantir os trâmites burocráticos necessários para efetivar nossa participação no conselho!

Aos meus presidentes: Roberto Muniz, Harisson Targino, José Adolfo, Roberto Germano, Felipe Chiarello, Luciano Rezende, Elisa Campos, Luiza Rangel, Hugo Valadares ,Soraya Smaile – esse espaço é de vocês!
Que esse espaço potencialize nossa pressão pela valorização do pesquisador brasileiro!"

A ex-presidenta da ANPG, Soraya Smaile respondeu em seguida: "Isso nos mostra que é tão importante a perspectiva histórica e a certeza de que as conquistas são alcançadas com a continuidade da luta. Que bom saber que tivemos uma participação nisso. Que bom que isso pode ser agora comemorado e compartilhado. Parabéns a essa diretoria da ANPG também que tem apreço pela história e que sabe que a luta continua sempre, até a vitória. Um forte abraço."

A partir de agora, então, a ANPG é entidade convidada do CD do CNPq, com direito a voz. Uma alteração no regimento do Conselho será feita para que a entidade tenha, enfim, direito a voz e voto nas deliberações.

 

Conjuve

A pauta principal do encontro foi a participação organizada da juventude na Rio +20-oficialmente designada como Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – que acontecerá de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. 

A comissão organizadora abriu espaço para que entidades organizem atividades autogestionadas durante o evento e a ANPG já se inscreveu. A intenção é montar um estande de recepção/divulgação e organizar miniconferências sobre C&T e meio ambiente.

Saiba mais sobre o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos

Clique aqui e saiba mais sobre a Semana Nacional de Mobilização pelo Reajuste das Bolsas.

Da Redação. 

O 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos acontece de 3 a 6 de maio de 2012, em São Paulo. Podem participar pós-graduandos, pesquisadores, estudantes e interessados em C,T&I de forma geral.

Os pós-graduandos que forem eleitos como delegados em seus respectivos programas terão direito a voz e voto. Os demais serão credenciados como observadores e terão direito a voz.

Veja abaixo o passo a passo para eleição dos delegados

Universidades que possuem APG:

–          Reunião da diretoria da APG para indicação dos(as) delegados(as) e suplentes.

–          Apresentar os seguintes documentos para credenciamento:

               ATÉ 8 DE ABRIL (documentos podem ser enviados para o e-mail o [email protected] ou pelo correio para a sede da ANPG: Rua Vergueiro, 2485. Vila Mariana. São Paulo -SP CEP 04101-200)

         1)  Preenchimento do cadastro online de APGs – mesmo as APGs já filiadas precisam se cadastrar. Clique aqui.

         2)  Envio da ata de eleição da diretoria da APG para a comissão de organização do congresso (e-mail ou correio);

         3)  Envio da ata de posse da diretoria da APG (validade: 1 ano) para a comissão de organização do congresso (e-mail ou correio);

                ATÉ 21 DE ABRIL 

          4) Preenchimento do formulário online de credenciamento de delegados(as). Clique aqui.

         5)   Envio da ata padrão do congresso com quórum de 50% +1 das assinaturas, de acordo com a diretoria que consta na ata de posse (e-mail ou correio);

          6)   Envio do comprovante de matrícula dos(as) delegados(as) e suplentes (e-mail ou correio);

         7)   Envio do documento da instituição com número de matriculados (dividido entre lato e stricto sensu – por e-mail ou correio).

ATENÇÃO: as APGs que enviarem cópia (física ou digitalizada) dos documentos, deverão apresentar os originais no credenciamento do Congresso para garantir a retirada de crachás dos(as) delegados(as) da instituição no congresso.

–          Critérios para definição do número de delegados:

Stricto sensu (mestrado, mestrado profissional e doutorado): até 200 matriculados: 3 delegados(as) + 1 delegado(a) a cada fração de 200.

Lato sensu (especialização): até 1.000 matriculados: 3 delegados + 1 a cada fração de 2.000.

 

Universidades que NÃO possuem APG:

–           Convocar todos(as) os(as) pós-graduandos(as) da universidade para uma assembleia de formação da comissão pró-APG. Esta comissão deve ter ao menos 10 integrantes.

–           Fazer reunião da comissão pró-APG para indicação dos(as) delegados(as) e suplentes.

–           Apresentar os seguintes documentos para credenciamento:

                ATÉ 8 DE ABRIL (documentos podem ser enviados para o e-mail o [email protected] ou pelo correio para a sede da ANPG: Rua Vergueiro, 2485. Vila Mariana. São Paulo -SP CEP 04101-200)

      1)   Preenchimento do cadastro online de comissões pró-APGs – mesmo as que participaram do CONAP precisam se cadastrar. Clique aqui.

      2) Envio da ata de fundação da comissão pró-APG;

                 ATÉ 21 DE ABRIL 

      3) Preenchimento do formulário online de credenciamento de delegados(as). Clique aqui.

     4)   Envio da ata padrão do congresso com quórum de 50% +1 das assinaturas, de acordo com a comissão que consta na ata da sua fundação;

      5)  Envio do comprovante de matrícula dos(as) delegados(as) e suplentes;

       6)   Envio do documento da instituição com número de matriculados (dividido entre lato e stricto sensu).

Os critérios para definição do número de delegados são os mesmos já citados anteriormente.

 

ANPG.