Category

Notícias

Category

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) entra na reta final de mobilização dos delegados que participarão do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG), que ocorrerá entre 3 e 6 de maio na Unifesp, em São Paulo (SP). Dentro do congresso ocorrerá a 4ª Mostra Científica da ANPG, cujo prazo para inscrição de trabalhos se encerra no próximo sábado (14).

 

A cidade de São Paulo, segunda maior da América Latina, sediará entre os dias 3 e 6 de maio, o  23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. O evento será realizado no Campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

São esperados cerca de mil pós-graduandos, estudantes e pesquisadores do Brasil todo. O tema desta edição do CNPG são os “Desafios Brasileiros”. O tema será discutido pelos presentes em uma série de conferências e grupos de discussão.  Além de se aprofundar no tema, os delegados presentes deverão, no último dia, participar da Plenária Final.  É nesse momento que são definidas as propostas centrais a serem encaminhadas pela próxima gestão da entidade e é eleita a nova diretoria.

O objetivo principal do congresso é estimular a discussão e o debate sobre os rumos da ciência no Brasil, além de tratar de temas presentes no cotidiano dos pós-graduandos, como a licença-maternidade plena e os valores das bolsas acadêmicas.

Mostra Científica

Mostra Científica ocorrida no 1º Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG. São Paulo, outubro de 2009. Foto: Arquivo.

O prazo para submissão de trabalhos foi adiado para o próximo sábado (14) para atender às solicitações de pós-graduandos de todo o país, permitindo ampliar a participação desses na mostra científica. 

Para inscrever um trabalho na IV Mostra Científica da ANPG, preencha este FORMULÁRIO e envie o trabalho, conforme as normas DESTE EDITAL, para o e-mail [email protected], até o dia 14 de ABRIL. 

O valor de inscrição para a Mostra Científica é R$ 50, só deve ser pago após o recebimento da carta de aceite e dá direito à apresentação do trabalho na mostra. Despesas com transporte, alimentação e hospedagem ficam por conta do participante. Como se trata de uma mostra periódica, realizada a cada congresso, possui número ISSN. 

Dúvidas: [email protected]

Para se eleger como delegado ao 23ºCNPG clique aqui e saiba mais.

 

Da Redação.

No mês de março os pós-graduandos paralisaram suas atividades e mostraram sua indignação pelos quase 4 anos sem reajuste das bolsas de mestrado e doutorado. Nesta terça-feira (10), às 16h, os pós-graduandos de todo país dão continuidade à pressão pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado com mais um twittaço #MinhaBolsaNaoAumentou Nesta segunda a ANPG lançou um vídeo que já está circulando nas redes sociais e durante a semana ocorrem assembleias e reuniões de APG’s nas universidades para debater ações da campanha e também a participação no 23º Congresso da ANPG.

A formação de recursos humanos cumpre papel central no que se refere ao pleno desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Ciente dessa importância, é bandeira permanente da ANPG a luta pela valorização e investimento na formação dos mestres e doutores do nosso país. Exemplos desse empenho são a contribuição destacada e o acompanhamento dado ao Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), ao Projeto de Lei 2315/2003(PL dos Pós-Graduandos) e às sucessivas e vitoriosas Campanhas de Bolsas.


No dia 29 do mês de março a ANPG convocou uma PARALISAÇÃO dos pós-graduandos, e de Norte a Sul do país as APG’s deram o recado: #MinhaBolsaNãoAumentou 

Os pós-graduandos organizaram inúmeras manifestações em protesto aos mais de 1400 dias sem reajuste das bolsas de mestrado e doutorado: atos políticos, panfletagem, debates e até “festa” de 4 anos sem reajuste aconteceram em diversas universidades. A hashtag #MinhaBolsaNaoAumentou tomou conta do Twitter durante toda a tarde do dia 29. 

Clique aqui e saiba como foi o Dia Nacional de PARALISAÇÃO.

Clique aqui e veja fotos da PARALISAÇÃO pelo Brasil.

A repercussão na mídia foi grande e 4 dias depois o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o governo vai reajustar as bolsas. "Temos que construir um reajuste das bolsas da Capes o mais rápido possível, para corrigir a defasagem", enfatizou o Ministro, durante entrevista dada a correspondentes estrangeiros em Brasília. Na visão de Mercadante, o programa Ciência sem Fronteiras – de intercâmbio e mobilidade internacional – não faz sentido sem a devida recomposição dos valores das bolsas no país e no exterior. Hoje, no Brasil, as de mestrado estão em R$1,2 mil; de doutorado, em R$1,8 mil; pós-doutorado, R$3,3 mil, e professor visitante nacional sênior, R$8,9 mil. No exterior, o valor varia conforme o país, a modalidade e a condição familiar.

O último reajuste de bolsas de pós-graduação no país ocorreu em junho de 2008, quando as de mestrado passaram de R$ 940 para os atuais R$ 1,2 mil e as de doutorado de R$ 1,3 mil para R$ 1,8 mil.


Mais pressão

Apesar do anúncio, para a ANPG ainda é cedo para comemorar. A presidenta da entidade, Elisangela Lizardo, convocou os pós-graduandos para mais um twittaço, na tarde desta terça (10): “Não podemos nos descuidar agora. A pressão vai aumentar e o reajuste tem que sair. A formação de recursos humanos é estratégica para o país e o valor das bolsas precariza a pesquisa científica brasileira”, disse.

 

Baixe o novo panfleto e o vídeo da Campanha de Bolsas.

Organize atividades na sua Universidade na próxima terça (10) e mande relatos para comunicaçã[email protected]     

 

 

O twittaço acontece na terça-feira (10) às 16h com a hashtag  #MinhaBolsaNaoAumentou                    

 

Participe do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. Clique aqui e saiba mais.

 

ANPG

A ANPG tem tentado de todas as maneiras chamar a atenção da sociedade brasileira para a calamitosa situação das bolsas de mestrado e doutorado.

As APG’s têm feito “festa” pelo Brasil, com bolo e velinhas de aniversário dos 4 anos sem reajuste, twittaço, aulas públicas, debates e até PARALISAÇÃO das atividades.

Hoje a ANPG lança um vídeo com série de coisas que aumentaram, só a #MinhaBolsaNaoAumentou

Na reta final da mobilização para o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (3 a 6 de maio na UNIFESP, em São Paulo), já estão marcadas assembleias e reuniões para debater a participação dos pós-graduandos no fórum, como também a Campanha de Bolsas da ANPG. Veja abaixo os locais e datas e participe!

Rio Grande do Sul

>UFRGS – 10 de abril – 18h30 – Diretório Acadêmico (DA) de Economia

 

Minas Gerais

>UFOP – 10 de abril – 14h – Entrar em contato com a Comissão pró-APG pelo e-mail de Pedro: [email protected] 

>UFLA – 11 de abril – Entrar em contato com a APG pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone: (31) 3829-1216

 

Brasília

>UnB – 11 de abril – 18h30 – Auditório do IH (Instituto de Ciências Humanas)

 

São Paulo

>Unesp/Sorocaba – 11 de abril – procurar por Karen Castelli: [email protected]

>USP/Ribeirão Preto – 13 de abril – Contato – Claudimar: [email protected]

 

Além disso, algumas Universidades já realizaram as primeiras reuniões devem marcar novos debates nos próximos dias. Para participar da campanha na universidade ou ir para o congresso da ANPG, os pós-graduandos das respectivas universidades devem procurar os seguintes contatos:

 

Minas Gerais

>UFJF – procurar a responsável pela comissão pró-APG, Maúcha Andrade: [email protected]

 

Ceará

>UFC – procurar a diretoria da APG (recém fundada) pelo e-mail de Cíntia Eufrásio: [email protected] 

 

São Paulo

>UFSCar – a reunião acontecerá no dia 13 (sexta) ou 14 (sábado) de abril. Procurar pelo presidente da APG, Leonardo Ferreira Reis: [email protected]  ou pelo diretor da APG  Hugo do Nascimento Bendini: [email protected]

 

Rio de Janeiro

>UFRJ – assembleia estava marcada para esta segunda-feira (9) às 17h. Procurar por Lucas Machado – [email protected]

 

 Caso já tenha atividade marcada em sua Universidade, envie as informações para [email protected]

 

Da Redação.

 

 

Na manhã do dia 29 de março na cidade de Manaus-AM, alunos de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, realizaram uma manifestação pacífica para reivindicar um aumento no valor das bolsas de pós-graduação sem reajuste há quatro anos. Os alunos organizaram uma “festa” de aniversário com balões, línguas de sogra, apitos, chapeuzinhos de festa e uma bolsa bem velha foi utilizada para representar um bolo.

Ao final da manifestação, que começou do lado de fora do INPA no período da manhã, os alunos seguiram em passeata pelas ruas internas da instituição até o refeitório, onde cantaram “parabéns” pelos quatro anos sem reajuste. Em 2008, ano do último reajuste nas bolsas de pós-graduação, uma bolsa de mestrado correspondia a 2,9 salários mínimos, hoje a bolsa não chega a 2 salários. Neste período o salário teve um aumento de 40% (de R$ 415,00 para R$ 622,00), a inflação acumulada no período passa de 20% e as bolsas permaneceram congeladas. Os alunos reivindicam um aumento correspondente ao salário mínimo. O valor da bolsa de mestrado, que atualmente é de R$1.200 passaria para R$1.680 e a de Doutorado de R$1.800 para R$2.520.

 

Relato enviado por Murilo de Lima, Biólogo – PPG Biologia de Água Doce e Pesca Interior (INPA)

 

  

Foi dada a largada para a eleição dos delegados e delegadas para o 23° Congresso Nacional de Pós-Graduandos e já entramos na reta final para inscrição de trabalhos na VI Mostra Científica da ANPG.

 

Mostra Científica

 

Para inscrever um trabalho na VI Mostra Científica da ANPG, preencha este FORMULÁRIO e envie o trabalho,

conforme as normas DESTE EDITAL, para o e-mail [email protected], até o dia 7 de ABRIL.

 

O valor de inscrição para a Mostra Científica é R$ 50, só deve ser pago após o recebimento da carta de aceite

e dá direito à apresentação do trabalho na mostra. Despesas com transporte, alimentação e hospedagem ficam

por conta do participante. Como de praxe, a mostra possui número ISBN.

 

Dúvidas: [email protected]

 

23° Congresso: Cadastro de APGs e comissões pró-APG

 

As APGs e comissões pró-APG que já estão organizadas devem fazer seu cadastro neste formulário online ainda

nesta semana. Basta preencher o formulário online para se cadastrar.

 

ATENÇÃO: Aquelas APGs e comissões pró-APG que não conseguirem se cadastrar até o dia 8 de abril, poderão fazer isso após esta data, mas perderão a prioridade em caso de duplicidade (ou seja, mais de uma APG ou comissão na mesma instituição).

 

Como formar uma comissão pró-APG

 

Caso na sua universidade ainda não exista APG nem comissão pró-APG, convoque uma reunião de pós-graduandos e forme uma comissão com pelo menos 10 pós-graduandos.

 

Modelo de ata de fundação de comissão pró-APG

 

Como formar uma APG

 

Caso na sua universidade não exista APG, é possível criar uma a partir de uma assembleia. Convoque uma reunião de pós-graduandos e discutam sobre a formação de uma APG. Se houver consenso, aprovem um Estatuto, preencham a documentação e comecem a desenvolver ações/atividades na universidade.

 

Modelo de ata de fundação, eleição e posse de APG

Modelo de Estatuto de APG

 

Como eleger delegado

 

Confira aqui o Regimento Completo e leia abaixo o resumo de como proceder.

 

1)      A APG ou comissão pró-APG deve se credenciar neste FORMULÁRIO ONLINE de CADASTRO DE APGS E COMISSÕES;

2)      A diretoria da APG (conforme ata de posse) ou comissão pró-APG (conforme ata de fundação) deve se reunir,
imprimir, preencher e assinar a ATA PADRÃO de eleição dos(as) delegados(as) de acordo com os seguintes critérios:

a) no caso dos estudantes de cursos stricto sensu: 3 (três) delegados (as) para os primeiros 200 (duzentos) 
pós-graduandos de cursos  stricto sensu, sendo acrescido 1 (um) delegado (a) para cada porção posterior de 200 
(duzentos) pósgraduandos de cursos stricto sensu ou fração;

b) no caso dos estudantes de cursos lato sensu: 3 (três) delegados (as) para os primeiros 1000 (mil) pós-graduandos de cursos  lato sensu, sendo acrescido 1 (um) delegado (a) para cada porção 
posterior de 2000 (dois mil) pós-graduandos de cursos lato sensu ou fração.

ATENÇÃO – Os processos eleitorais de delegados de Lato senso e Stricto senso na mesma Universidade deverão ser realizados separadamente. Isso significa que os dois processos podem ser feitos na mesma reunião, mas registrados em atas diferentes, de forma a deixar claro quais são os(as) delegados(as) do stricto sensu e quais são os(as) delegados(as) do lato sensu.

3)      FORMULÁRIO ONLINE DE ELEIÇÃO DE DELEGADOS(AS) deve ser preenchido e os documentos abaixo devem ser enviados por correio para a sede da ANPG ou pelo e-mail EMAIL ([email protected]) até o dia 21 de ABRIL.

a) Preenchimento do formulário online de  credenciamento de delegados(as);

b) Ata do processo de eleição dos delegados (as), assinada por pelo menos 50%+1 dos diretores da APG ou por 10 integrantes da comissão pró-APG;

c)  Nominata dos delegados (as) e suplentes em ordem de inscrição (Formulário Online de eleição de delegados);

d) Comprovante de Matrícula de cada delegado (a) e suplente;

e) Comprovação do número de Pós-Graduandos ligados à entidade;

f) Ata de Fundação ou Ata de Eleição e Posse.

4)      A inscrição do(a) delegado(a) custará entre R$ 150 e R$ 200 (valor será definido dentro desta faixa) e dará direito a hospedagem, traslado entre as atividades, materiais do congresso e participação em todos os debates e atividades culturais. 

DÚVIDAS: [email protected]

 

 

Na tarde desta terça-feira (3) a Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação divulgou notícia sobre o reajuste das bolsas de mestrado e doutorado. Há exatos 1403 dias sem reajuste, nas palavras do Ministro “elas serão reajustadas o mais rápido possível”.

Na semana passada, pós-graduandos do país todo se mobilizaram e mandaram um recado aos governantes e à sociedade : #MinhaBolsaNaoAumentou. Atos políticos, debates, "festas" em razão dos quase 4 anos sem reajuste aconteceram país afora. Para Elisangela Lizardo, presidenta da ANPG, essa foi uma sinalização importante em direção ao reajuste, porém, ainda não é a hora de comemorar. "Vamos intensificar as mobilizações, o reajuste tem que sair! Teremos novo twittaço nos próximos dias. Embarco hoje ainda para Brasília e vou acompanhar de perto essa movimentação", disse.                           

Leia abaixo a notícia na íntegra.

Governo vai reajustar valores de bolsas de pós-graduação

O ministro Mercadante disse a correspondentes estrangeiros que pretende corrigir defasagem (Foto: Diego Rocha)

O ministro da educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira, 3, que vai reajustar os valores das bolsas oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Temos que construir um reajuste das bolsas da Capes o mais rápido possível, para corrigir a defasagem”, enfatizou, durante entrevista dada a correspondentes estrangeiros em Brasília.

Na visão do ministro, o programa Ciência sem Fronteiras – de intercâmbio e mobilidade internacional – não faz sentido sem a devida recomposição dos valores das bolsas no país e no exterior. Hoje, no Brasil, as de mestrado estão em R$ 1,2 mil; de doutorado, em R$ 1,8 mil; pós-doutorado, R$ 3,3 mil, e professor visitante nacional sênior, R$ 8,9 mil. No exterior, o valor varia conforme o país, a modalidade e a condição familiar.

O último reajuste de bolsas de pós-graduação no país ocorreu em junho de 2008, quando as de mestrado passaram de R$ 940 para os atuais R$ 1,2 mil e as de doutorado de R$ 1,3 mil para R$ 1,8 mil. Entre 2004 e 2008, houve três aumentos, em que as bolsas obtiveram reajuste de 67% sobre os valores de 2002. 

Nos últimos quatro anos, a Capes expandiu o Sistema Nacional de Pós-Graduação e aumentou a oferta de bolsas. Em 2008, havia cerca de 40 mil bolsistas no país; em 2011, esse número saltou para 71 mil, o que representa um crescimento de 75%. 

Fonte: Da Redação com Assessoria de Comunicação Social do MEC.

*As opiniões aqui reproduzidas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da entidade. Artigos podem ser enviados para [email protected]

 

* Por Bruno Queliconi, doutorando do Instituto de Química da USP

As bolsas de pós-graduação nunca pagaram muita coisa aos estudantes, mas o valor era suficiente para viver nas proximidades da universidade de maneira modesta e justa. Entretanto, nos últimos quatro anos, a inflação comeu uma parte considerável do poder de compra dessas bolsas (a inflação soma mais ou menos 25% no período), enquanto a bolsa não aumentou nada.

Com isso, praticamente todos os estudantes que se formam em carreiras com uma mínima vocação industrial (Farmácia, Química, Matemática, Física, Engenharia, entre outras) segue para indústria. Nas empresas privadas um estagiário recebe por volta de R$ 1,5 mil até R$ 2,1 mil, e um recém-formado começa ganhando no mínimo R$ 1,8 mil.

Esses valores afastam os estudantes da opção da pós-graduação. Ainda na faculdade, um aluno que faz iniciação científica (uma espécie de estágio em pesquisa) recebe míseros R$ 350. No mestrado a bolsa é de R$ 1,2 mil. Somado a isso o último reajuste ocorreu em 2008 e depois foi prometido um novo aumento, que nunca ocorreu.

Esse descaso com o valor pago aos pós-graduandos contrasta com a política do CNPq de valorizar o pesquisador brasileiro, incentivar a pesquisa e fornecer melhores condições para o trabalho. Infelizmente muitos conhecidos meus, antes encantados com a ciência, agora trabalham no que conseguem porque precisam de dinheiro para sobreviver e o valor que recebemos para fazer pesquisa não consegue suprir necessidades básicas.

Aqui no IQ temos diversas ideias sobre como isso poderia ser melhorado de vez, mas gostaria de finalizar esse texto citando uma que acho a mais interessante. Uma das melhores coisas que aconteceu no País foi a fixação do aumento do salário mínimo à soma da inflação com o PIB, e todos sabemos o quanto isso vem melhorando a qualidade de vida da população das classes baixas. Por que não fixar o valor da bolsa em número de salários mínimos?

Por exemplo: 3 salários mínimos (mais ou menos R$ 1,8 mil) para mestrando, crescendo progressivamente até 6 salários mínimos para doutorando (R$ 3.732,00) e depois 8 salários mínimos para pós-doutorando (R$ 4.976,00). Assim, teríamos uma remuneração justa e que aumentaria automaticamente, mantendo o pesquisador sempre valorizado, o que é essencial para o crescimento sustentável de qualquer economia.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo.

#MinhaBolsaNaoAumentou, mas se depender da mobilização dos pós-graduandos brasileiros, vai aumentar!
 
A paralisação nacional, organizada pelos pós-graduandos em universidades de todo o país no dia 29 de março, sem dúvida escreveu uma página importante nos 25 anos de história da ANPG e pautou uma reivindicação justa e importante para o Brasil.
 

 
Leia também:
 
 
Em campanha desde 2010 pelo reajuste das bolsas de mestrado e doutorado – com valor congelado desde o dia 1º de junho de 2008 –, no último 29 de março, APGs, mestrandos e doutorandos deram provas de ousadia, irreverência e principalmente muita responsabilidade com o rumo da pesquisa brasileira, ao organizar um movimento de proporção poucas vezes vista na história do movimento.
 
A ANPG reivindica uma política de reajuste das bolsas de pesquisa por entender que valorizar quem está na ponta, lá no laboratório, na biblioteca, em campo e na sala de aula, é um elemento fundamental para a constante melhoria da qualidade das pesquisas no país.
 
Uma nação que pretende assumir protagonismo em fóruns e organismos internacionais, que caminha para ser um destaque mundial em termos econômicos, precisa compreender o papel da ciência e tecnologia no seu desenvolvimento econômico, social, ambiental, cultural, etc. E precisa traduzir esta preocupação em investimentos políticos e de recursos, tanto para garantir as melhores condições para a realização das pesquisas, quanto para garantir boas condições também aos pesquisadores, ou seja, às pessoas que dedicam suas vidas ao desenvolvimento de pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento e em busca dos mais diversos resultados e conclusões. 
 
 
 
Pressionados por uma realidade de corte nos orçamentos da Educação e da Ciência e Tecnologia e pelo longo tempo de congelamento do valor das bolsas, os pós-graduandos brasileiros deram uma aula de compromisso com o país, em torno de uma pauta absolutamente legítima e em defesa de um desenvolvimento possível e necessário.
 
Parabéns a todas as APGs, pós-graduandos e demais apoiadores que participaram das mobilizações do dia 29 de março de 2012. Faremos novas ações, manteremos nossa campanha viva, assim como continuaremos inflamando o debate acerca da importância da ciência e tecnologia para o Brasil se apresentar como o gigante que é diante do mundo e, sobretudo, em benefício do seu próprio povo. Continuem mobilizando em suas universidades, com ações cotidianas, cartazes, campanha eletrônica, busquem apoio junto a conselhos, dirigentes, divulguem o abaixo-assinado, abordem cada integrante do governo que pisar no seu instituto… Enfim, sejamos incansáveis, porque a nossa bandeira é justa para os pós-graduandos e importante para o Brasil!
 
Por fim, convoco os pós-graduandos a debaterem os Desafios Brasileiros no 23° Congresso da ANPG, que será de entre 3 a 6 de maio de 2012 na Unifesp, São Paulo/SP. 
 
Um grande abraço da ANPG!
 
Elisangela Lizardo
Presidenta 

 

A IV Mostra Científica da ANPG será realizada durante o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, entre 3 e 6 de maio, na Unifesp (São Paulo/SP). Pós-graduandos de todo o Brasil podem apresentar seus trabalhos.
 
Imagens de edições anteriores da Mostra Científica da ANPG.
 
O objetivo é socializar a riqueza e diversidade da produção científica dos pós-graduandos de todos os cantos do país em uma Mostra interativa. Assim, haverá três modalidades de apresentação – pôster eletrônico, sessões coordenadas e discussões temáticas – e espaço para todas as áreas de conhecimento.
 
A inscrição para apresentar trabalhos está estipulada em R$ 50 (cinquenta reais) e deverá ser paga pelos autores e/ou co-autores dos trabalhos selecionados antes da data de apresentação.
 
Mas ATENÇÃO, o prazo final para submissão de resumos é no dia 7 de abril (próximo sábado). Não é necessário ter pago a inscrição para inscrever trabalho, a taxa deve ser paga após o recebimento do aceite.
 
Confira informações mais detalhadas no EDITAL da MOSTRA CIENTÍFICA
 
Caso já tenha lido o edital, inscreva seu trabalho no FORMULÁRIO específico.
 
 
 
Da redação