Category

Notícias

Category
 
Há mais de dois meses os jovens cientistas brasileiros já se organizavam para o 38º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos. Plenárias nas universidades, reuniões e construções de APG’s já diziam qual seriam o tamanho e o grau de mobilização política da atividade.
 
 
Confira a cobertura do CONAP:
 
Na última semana, cerca de 60 pessoas, entre membros de APG’s, comissões pró-APG’s e observadores em geral, participaram das atividades do fórum.
 
Importantes personalidades do meio científico e político prestigiaram o evento, entre eles o professor da UFPE e ex-ministro de C&T, Sérgio Rezende; José Bertoti, secretário de C&T e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Recife; Marcelino Granja, secretário de C&T de Pernambuco e Antônio Carlos Pavão, professor da UFPE e diretor do Museu Científico Espaço Ciência.
 
 
Seminário sobre Organizações Sociais
 
O 38º CONAP da ANPG teve início na quinta-feira, 18 de agosto, com o Seminário sobre Organizações Sociais. Seguindo uma deliberação do XXII Congresso Nacional de Pós-Graduandos, a atuação das OS’s, em especial na área da saúde foi debatida intensivamente. A primeira mesa "As Organizações Sociais (OS) e a Reforma do Estado Brasileiro", contou com Ronald Ferreira, da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Leonardo Guimarães, da Porto Digital, uma experiência de OS que opera na área de C&T, em Pernambuco.
 
 A mesa “A experiência da implantação das OS’s no Brasil”, encerrou as atividades do 1º dia do 38º CONAP. Bárbara Corrales, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Otto Bennar, do Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE) expuseram dados estatísticos e atuais sobre o funcionamento das OS’s, enriquecendo ainda mais o acúmulo da ANPG sobre o tema.
 
Para Pedro Tourinho, diretor de Saúde da ANPG, a realização do seminário demonstra o compromisso da atual gestão com as deliberações do congresso e com os temas relevantes do momento, ainda que polêmicos.
 
Ato Político
 
Na tarde da sexta-feira (19), um Ato Político em conjunto com as entidades estudantis reafirmou as bandeiras conjuntas entre pós-graduandos, universitários e secundaristas. Além de destacar a ação da ANPG para os próximos meses em relação ao congelamento do valor das bolsas de mestrado e doutorado, sem reajuste há 3 anos.
 
 
 
Virgínia Barros, diretora de Comunicação da União Nacional dos Estudantes (UNE), o presidente da União dos estudantes de Pernambuco, Thauan Fernandes e José Alisson Barbosa, presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Recife saudaram os presentes e reafirmaram a parceria entre as entidades e a defesa de bandeiras comuns, como a reivindicação do investimento de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação, Ciência e Tecnologia.  Eles aproveitaram para convocar a todos para a Marcha dos Estudantes, que acontecerá na quarta-feira (31) em Brasília.
 
As autoridades locais presentes foram agradecidas por receberem os pós-graduandos em Pernambuco e propiciarem a realização da atividade.
 
Elisangela Lizardo, presidente da ANPG, aproveitou a oportunidade para lançar a nova fase da Campanha de Bolsas da ANPG, nos meses de setembro, outubro e novembro. Atividades ocorrerão no Brasil todo, inclusive na capital federal, Brasília, onde a entidade pretende pressionar a Capes, o CNPq, o MCT e o MEC pelo reajuste das bolsas.
 
Grupos de Discussão
 
Durante todo o sábado (20), foi a vez de discutir o PNPG 2011-2020 e a Campanha de Bolsas da ANPG. Nesses espaços os pós-graduandos puderam debater suas ideias e opiniões acerca dos temas. Após a sistematização as propostas foram apresentadas e votadas na Plenária Final.
 
 
O documento final do PNPG foi recentemente publicado pela Capes e a ANPG recebeu exemplares em primeira mão. Na manhã da sexta – feira (19) a exposição detalhada do membro da comissão de elaboração do PNPG e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) representando a ANPG, Prof. José Fernandes Lima, pôde esclarecer as dúvidas e nortear as propostas elaboradas no grupo de discussão. (baixe aqui os slides da apresentação)
 
Para Marcelo Arias, mestrando da USP, “esses espaços de discussão são de fundamental importância para que os pós-graduandos se inteirem sobre os temas e estreitem os laços com a rede do movimento estudantil. Não só com a ANPG, mas também com outras APG’s.”
 
Plenária Final
 
Reunindo os mais de 25 delegados, a Plenária Final seguiu com as propostas projetadas em um telão. À medida que íam sendo lidas pela mesa podiam ser acompanhadas pelos presentes, que apresentavam destaques e faziam suas defesas frente ao plenário, que votava nas propostas.
 
As APG’s apresentaram seus calendários de atividades que compõem o dia a dia das entidades e as ações específicas para a Campanha de Bolsas.
 
Além disso, foi constituída uma comissão de organização do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, previsto para acontecer em abril de 2012. Elisangela Lizardo, Luana Bonone, Marcelo Arias, Thiago Custódio, João Carlos Azuma, Joelson Souza, Rogério Monteiro e Pedro Tourinho compõem a comissão e são encarregados de propor, receber e analisar as propostas de realização do Congresso. A princípio, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as quatro cidades que podem receber o fórum.
 
 
O 38º Conap demonstrou a organização do movimento de pós-graduandos pelo Brasil. Certamente as APG’s precisam crescer e se fortalecer ainda mais. Os desafios foram lançados: a nova fase da Campanha de Bolsas, os debates acerca do PNPG 2011-2020 e a realização do XXIII Congresso Nacional de Pós-Graduandos.
 
Na segunda-feira (5/9) serão publicadas as resoluções do CONAP, incluindo o calendário da Campanha de Bolsas . Acompanhe!
 
Da Redação

 

Mais um Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes (CLAE) chega ao fim. Esses cinco dias de integração com mais de cinco mil jovens latino-americanos em Montevidéu, Uruguai, deixaram claro que ainda há muitos desafios pela frente. Mas, o grau de unidade estudantil alcançado neste 16º encontro permitiu vislumbrar a perspectiva de uma América Latina cada vez mais combativa e fortalecida, para juntamente com os demais setores sociais, lutar por uma educação pública e de qualidade e por todas as outras bandeiras do continente.

Só o Brasil deslocou mais de 700 jovens de todos os cantos do país. Para abarcar todo este contingente, Montevidéu se dividiu em diversos pólos juvenis.
 
Foram dezenas de conferências e debates simultâneos sobre diferentes temas, que variavam desde sociedade, educação e política até saúde, cultura e realidade latino-americana. Ao todo, 19 países estavam presentes, cada qual com suas cores e estandartes, movimentando a cidade e irradiando a esperança e a alegria.
 
Abertura emocionante
 
A passeata do CLAE reuniu estudantes de toda a América Latina.
No fim de uma tarde atípica para a época do ano, quente, cerca de 3 mil estudantes participaram da abertura oficial do 16º CLAE em plena Avenida 18 de Julho, em frente ao Paraninfo da Faculdade de Direito da Universidade da República do Uruguai. Em uma só voz e com a consciência de que a história é construída por várias mãos, a juventude pedia integração e melhoria na educação para todos os povos da América Latina.
 
O ato foi uma comemoração aos 45 anos da OCLAE e homenageou Mario Benedetti, polígrafo uruguaio mais conhecido por seus contos e romances traduzidos a muitos idiomas. Na ocasião, foi entregue aos familiares do escritor uma placa com a ordem “José Rafael Varona”, um grande militante da época da ditadura do país. Estiveram presentes para saudar todos os estudantes o presidente do Uruguai, José Mujica; a prefeita da cidade, Ana de Oliveira; o Reitor da Universidade do Uruguai, Rodrigo Arocena; e o presidente da OCLA, o estudante cubano Iordanis Charchaval.
 
Durante o ato de abertura, também foram celebrados os 85 anos de nascimento de Fidel Castro e todos os estudantes que combateram a defesa da liberdade e da justiça, exatamente no dia em que se relembra o assassinato do estudante uruguaio Liber Arce, primeiro mártir do combate à ditadura nesse país.
 
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou a representativa delegação brasileira ao CLAE.
 
Resoluções
 
Em clima de unidade, foi aprovado de maneira consensual, por todas as organizações que são membros plenos e associados da OCLAE, um conjunto de resoluções, acordos, agendas, declarações e o documento central apresentados pelo Secretariado Executivo, cargo no qual a UNE permanecerá pelos próximos dois anos.
 
De igual maneira, a UBES e ANPG também foram reeleitas para mais um período no Secretariado Geral da OCLAE, responsáveis pelos movimentos secundaristas e de pós-graduandos, respectivamente, em todo o continente. A FEU, de Cuba, permaneceu na presidência.
 
Atualmente, a OCLAE reúne mais de 30 federações de estudantes de 23 países do continente, tem assento no conselho consultivo da ONU, participa do Instituto Internacional da UNESCO para Educação Superior da América Latina e Caribe (IESALC) e compõe a comissão de segmento da rede de ENLACES da UNESCO.
 
Vale ressaltar que a Plenária final convocou uma grande Jornada Continental de Lutas, que será lançada junto com a greve geral do Chile, dia 24 de agosto, e prevista para acontecer em março de 2012.
 
Tamara Naiz representou a ANPG ao lado de outros dois diretores da entidade: Júlio Neto e Rodrigo Cavalcante.
Na opinião de Tamara Naiz, vice-presidente Centro Oeste da ANPG presente no CLAE, as discussões pautadas no fórum dizem respeito não apenas à educação, mas aos temas relevantes para a sociedade de uma forma geral.
 
“A ANPG tem lutas e vitórias comuns às entidades aqui presentes e, embora sua representação seja nacional, é solidária às lutas da américa-latina. Por mais avançados que sejam os governos, somente a luta social trará as transformações efetivas para os estudantes e o povo”, finalizou.
 
Da Redação com informações do Estudantenet.
"Nas praças, nas ruas, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil".
A Associação de pós-graduandos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou na tarde do último dia 25 de um grande ato público em frente à reitoria da UEM, o qual culminou com a ocupação do prédio da mesma, depois de uma longa jornada de negociações fracassadas.
 
As negociações e o ato foram conduzidos pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), de onde a comunidade estudantil partiu em caminhada rumo à reitoria, em busca de resposta do reitor diante das reivindicações. Como a resposta da reitoria foi evasiva e não determinou prazos para o atendimento das reivindicações, os estudantes decidiram, por aclamação, pela ocupação do prédio até que o governo estadual atenda às exigências. A UEM, assim como as demais universidades estaduais, sofre com uma medida de ajuste fiscal implementada pelo atual governo, o que reflete no dia-a-dia dos estudantes. Faltam professores, recursos e equipamentos, o Restaurante Universitário não comporta mais a demanda, o financiamento estudantil sofre ameaças. Diante de tantos problemas e da omissão da reitoria os estudantes garantem a ocupação até que sua pauta de reinvindicações seja atendida.
 
A APG-UEM apoia a manifestação e conclama os pós-graduandos a aderirem à luta.
 
Estas são as reivindicações feitas ao reitor, as quais não foram atendidas e motivaram a ocupação
 
1. Quanto ao Restaurante Universitário
a. Contratação de funcionários:
b. Política de isenção de taxas do RU: 
c. Opção Vegetariana:
 d. Construção do RU-II
e. RU nos Campus Regionais:
2. A financiamento das entidades estudantis: continuidade do repasse de recursos provindos dos Xerox e cantinas
 
Estas são as reivindicações apresentadas ao governo:
 
A pauta traz 23 itens de reivindicação, entre elas:
1) a construção de novos blocos e finalização dos já iniciados; 
2) a abertura de concurso para professores e técnicos; 
3) a transformação de bolsa de formação acadêmica em bolsas de pesquisa, ensino e extensão; 
4) a redução dos preços cobrados pelas copiadoras instaladas dentro da Universidade; 
5) a garantia de transporte para participação em congressos e visitas técnicas; 
6) a construção de espaços de vivência para a comunidade universitária em todos os câmpus; 
7) o fim da cobrança de todas as taxas, incluindo as de pós-graduação latu sensu, que são os cursos de especialização; 
8) a garantia de mais verbas para a conclusão das obras Casa do Estudante; 
9) a criação de um plano estadual de assistência estudantil, com rubrica específica de R$ 400 milhões; 
10) a reversão do corte de verbas para a educação, com destinação de 10% do PIB; 
11) o aumento no valor das bolsas; 
12) Garantia de não criminalização da ocupação, entre outros itens.
 
Por Josimar Priori, da APG-UEM

O 2º dia do 38º CONAP da ANPG começou agitado com a mesa Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020: Pesquisa e Desenvolvimento Nacional. O Prof. Dr José Fernandes de Lima, da Comissão de elaboração do PNPG 2011-2020, apresentou detalhes sobre o tema. Os principais eixos: expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação; criação de uma agenda nacional de pesquisa; flexibilização da avaliação; interdisciplinaridade e apoio aos outros níveis de ensino foram explicados um a um.

 

Ex-ministro de C&T e professor da UFPE, Sérgio Rezende. Foto: Eleonora Rigotti.

Na parte da tarde, foi a vez do professor da UFPE e ex-ministro de C&T, Sérgio Rezende e José Bertoti, secretário de C&T e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Recife realizarem os debates sobre C,T&I no combate às desigualdades regionais.

 

O Brasil está aprendendo o que fazer para construir seu estilo de desenvolvimento nacional, respeitando as diferenças regionais, de acordo com Sérgio Rezende. Ele disse ainda que o país tem enfrentado esses desafios com muita astúcia e competência, especialmente a partir de 2002, mas que o caminho é longo. Os principais desafios na área da ciência são expandir a comunidade científica e aumentar a pesquisa tecnológica industrial, ou seja, a inovação.

Para Bertoti, as empresas brasileiras ainda não tem a cultura de investir em inovação. Isso precisa ser mudado e um dos caminhos é a alteração da legislação brasileira, incentivando esses investimentos.

 


ato político

 

Ato Político do 38º CONAP. Foto: Eleonora Rigotti

A escolha de Recife como cidade-sede do 38º CONAP não foi por acaso. O estado atravessa um momento de destaque no cenário nacional. Momento de possibilidades, ritmo acelerado de crescimento e desenvolvimento que reflete o momento que o país está passando. Três projetos do Programa de Aceleração do Crescimento ilustram bem este momento em Pernambuco: no litoral Norte a criação da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados); no litoral sul a instalação da Refinaria de Petróleo de Abreu e Lima (em Suape); e no interior do estado a retomada das obras da Transnordestina.

 

A lógica das políticas públicas e dos setores todos que compõem a sociedade em Pernambuco tem sido a de aproveitar as oportunidades, potencializando as possibilidades oferecidas pelo momento que passa o Brasil.

 

Além disso, há pouco foi aprovada a gratuidade da pós-graduação na UPE para beneficiados do programa PROGRAPE (Programa Estadual de Formação de Professores). Revelando o compromisso da universidade com a melhoria da educação básica.

 

Esse modelo de desenvolvimento propicia espaço para que os mestres e doutores sejam absorvidos por toda essa cadeia; para que eles estejam inseridos no processo de consecussão do desenvolvimento do estado.

 

Também em âmbito nacional o desenvolvimento precisa ter como lógica pensar o lugar do Brasil no mundo, visando o desenvolvimento tecnológico das forças produtivas e também o desenvolvimento cultural, educacional e científico.

 

O sistema nacional de pós-graduação brasileiro precisa contribuir com o desenvolvimento da educação básica e precisa estar concatenado com as áreas mais estratégicas para o desenvolvimento nacional.

 

E para que tais possibilidades se concretizem o país precisa de recursos humanos qualificados, por isso a ANPG pauta a importância da formação de recursos humanos para o desenvolvimento do Brasil neste 38º CONAP.

 

Amanda Gondim, da APG da UFPE e Elisangela Lizardo, presidenta da ANPG. Representantes da APG da USP e um dos fundadores da entidade e hoje prof da UFPE, prof Antônio Carlos Pavão. Fotos: Eleonora Rigotti

 

maracatu

 

Maracatu Nação Camaleão. Fotos: Eleonora Rigotti.

 

O auditório do CFCH da UFPE estava lotado quando o grupo de maracatu Nação Camaleão adentrou o espaço com as cores, movimentos e sons de sua apresentação. História, tradição e religiosidade se misturaram, trazendo ao fórum da ANPG toda a diversidade da cultura regional.

 

 presenças importantes

 

Além dos participantes do 38º CONAP, estiveram no Ato Político, entre outros, Marcelino Granja (secretário de C&T de Pernambuco); Antônio Carlos Pavão, professor da UFPE e diretor do Museu Científico Espaço Ciência; Everaldo Feitosa, também professor da UFPE; Luciano Siqueira, deputado estadual (PCdoB), Ângela Guimarães, secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e membro do Conjuve; Virgínia Barros, diretora de Comunicação da União Nacional dos estudantes (UNE); o presidente da União dos estudantes de Pernambuco,Tauan Fernandes e José Alisson Barbosa, presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Recife.

 

 

Todos saudaram os participantes e reafirmaram o apoio às bandeiras e reivindicações dos pós-graduandos.

 

Ao encerrar o ato a presidenta da ANPG, Elisangela Lizardo, frisou que a intenção da atividade foi, antes de tudo, agradecer o carinho e a hospitalidade do Recife em receber o fórum da ANPG.

 

 

De Recife, Eleonora Rigotti.

Teve início na tarde da quinta-feira (18) o 38º Conselho Nacional de APG’s da ANPG. Cerca de 50 pós graduandos das diversas regiões do país já estavam presentes no Recife Praia Hotel, na Praia de Boa Viagem (PE), quando teve início o Seminário sobre Organizações Sociais, primeira atividade da programação do 38º CONAP.

Na primeira mesa de debates do dia, "As Organizações Sociais (OS) e a Reforma do Estado Brasileiro", Ronald Ferreira, da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e Conselho Nacional de Saúde (CNS) expôs sua opinião acerca do tema. Para Ronald, o cerne da questão está na relação estabelecida entre estado e sociedade. "A administração pública deve ser transparente e ao mesmo tempo respeitar as peculiaridades regionais no desenvolvimento do planejamento público", pontuou. A ação das OS’s, em especial na área da saúde, é bem polêmica, tanto que tramita no Superior Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre o tema (clique aqui e saiba mais).

Ronald ainda expôs dados do Orçamento Geral da União do ano de 2010: R$1,414 trilhão, sendo que, 44,93% (R$ 635 bilhões) são usados para pagamento de juros, amortizações e refinanciamento da dívida do país. Para ele, esses dados ilustram a necessidade de mudança da política econômica e de uma reforma do estado brasileiro que seja orientada para a garantia dos direitos sociais da população.

Por fim, uma citação do cientista francês Louis Pasteur finalizou sua intervenção: “ A ciência não tem pátria, o cientista tem".

 

embate de ideias

O tema é polêmico e não tardou para os participantes se manifestarem. Marcelo Arias, mestrando da USP, pontuou que as OS’s são instrumentos de gestão e em si não representam um mal. O problema está em como elas são empregadas.

Hugo Valadares, ex-presidente da ANPG e doutorando em Engenharia Elétrica na Unicamp citou casos da ação eficiente das OS’s na área da ciência.

Nas palavras do outro componente da mesa, Leonardo Guimarães, da Porto Digital, uma experiência de OS que opera na área de C&T, em Pernambuco, “saúde talvez seja o setor que menos caiba [a ação de OS’s] e C&T o setor que mais caiba”.

Relatando a diferença entre as OS’s (quando o estado tem o interesse em delegar a oferta de um serviço) e as OSCIP’s (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), ele lembrou que o aprimoramento dos atuais instrumentos de controle são imprescindíveis. “A opção do estado por prestar um serviço através de uma OS só faz sentido se ela fizer mais com menos dinheiro, do contrário, ela é dispensável”, finalizou.

Dario Neto, doutorando do programa de Literatura Brasileira pela USP aproveitou a deixa para relatar casos de ação de ONGs e OS’s e sua relação com a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). O atendimento diferenciado a essas pessoas e a orientação religiosa que pauta serviços de saúde delegados pelo estado a algumas dessas organizações, ferindo o princípio de laicidade do estado e igualdade entre os cidadãos, foram denunciados por ele.

 

bem x mal

Alexandre Souza, doutorando em Ciência Ambiental pela USP encerrou as intervenções do plenário com a seguinte provocação: "Não devemos pautar a discussão na chave do bom e do ruim, do Deus e do diabo. A verdadeira questão a ser colocada é saber qual a contribuição os processos em curso podem oferecer para uma melhor qualificação das políticas públicas no Brasil”.

A segunda mesa do Seminário, com o tema “A experiência da implantação das OS’s no Brasil” , encerrou as atividades do 1º dia do 38º CONAP. Bárbara Corrales, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Otto Bennar, do Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE) expuseram dados estatísticos e atuais sobre o funcionamento das OS’s, enriquecendo ainda mais o acúmulo da ANPG sobre o tema.

 

Eleonora Rigotti, de Recife.

A partir da próxima quinta-feira (18), dezenas de pós-graduandos se reunirão em Recife para o 38º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP) da ANPG: “A Formação de Recursos Humanos e o Desenvolvimento do Brasil”.

O estado de Pernambuco receberá os integrantes das APG’s e comissões pró-APG do Brasil todo que debaterão, nos 4 dias do fórum, temas importantes como a Campanha de Bolsas da ANPG, o PNPG 2011-2020, e a convocação do próximo congresso da entidade.

O Seminário de Organizações Sociais, uma deliberação do XXII Congresso da ANPG, antecederá o início do CONAP, sendo realizado na quinta-feira (18).

Como participar

Para participar, cada APG ou comissão pró-APG deve eleger um (a) delegado(a), que terá direito a voto no fórum. O (a) delegado (a) tem direito a um (a) suplente e os pós-graduandos que quiserem participar como observadores também podem se inscrever.


Inscrições

Para se credenciar os participantes devem comparecer ao credenciamento que será instalado em Recife nos dias do evento. Na quinta-feira (18) no Recife Praia Hotel e nos dias seguintes na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) localizado na Cidade Universitária. Veja aqui o mapa e se localize.

Os delegados devem ter em mãos a ata de fundação da entidade, a ata de posse da gestão atual, a ata da reunião que elegeu o (a) delegado (a) e o (a) suplente, além do comprovante de matrícula destes dois. Para os demais participantes, basta a apresentação de um documento oficial com foto.

O valor da inscrição é de R$ 200,00 e garante participação em todas as atividades do dia 18 ao dia 21 de agosto, alimentação, hospedagem e traslado entre as atividades. Aqueles que moram em Recife, cidade – sede do CONAP, pagam R$100,00.

Os participantes ficarão acomodados no Recife Praia Hotel, localizado a 4 km do Recife Antigo, clique aqui e veja o mapa. O check-in poderá ser feito a partir das 12h da quinta-feira (18) e o check-out impreterivelmente às 12h do domingo (21).

OBS.: Independente de utilizarem na totalidade a estrutura oferecida ou não, todos os inscritos no 38º CONAP devem efetuar o pagamento da inscrição.


Destaques da programação

Na quinta-feira (18) o Seminário sobre Organizações Sociais conta com a presença de Ronald Ferreira, membro da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Na quinta-feira (19) na parte da manhã, compõe a mesa PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO 2011-2020: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NACIONAL, o reitor eleito da UFPE, Prof. Dr. Anísio Brasileiro e o Diretor de Programas e Bolsas da CAPES, Prof. Dr. Emídio Cantídio.  

Às 15h, o ex- Ministro de Ciência e Tecnologia, Prof. Dr. Sérgio Machado Rezende, dividirá seus conhecimentos na mesa CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES REGIONAIS.

Os grupos de debate acontecem na tarde do sábado (20). Veja a programação completa.


Serviço

O quê? 38º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos: “A Formação de Recursos Humanos e o Desenvolvimento do Brasil”

Onde? Recife (PE). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Recife Praia Hotel

Quando? De 18 a 21 de agosto de 2011.

Quem pode participar? Integrantes de APG’s e comissões pró-APG, pós-graduandos, estudantes e demais interessados em Ciência e Tecnologia.

Quanto? R$ 200,00 é o valor da inscrição e garante participação em todas as atividades, alimentação, hospedagem e traslado entre as atividades. Aqueles que moram em Recife, cidade – sede do CONAP, pagam R$100,00.

 

Da Redação.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aloizio Mercadante, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/ MCTI), Glaucius Oliva, disponibilizaram nesta terça-feira (16), às 16h, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as primeiras 2 mil bolsas de estudos do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF), na modalidade sanduíche para graduação no exterior.

Essa primeira cota se destina às mais de 250 universidades e institutos federais de educação tecnológica que participam dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). 

Caberá a essas entidades educacionais a seleção dos candidatos às bolsas observando os critérios estabelecidos pelo CsF, como experiência em atividades de iniciação científica, desempenho acadêmico destacado, suficiência em inglês ou no idioma do país da universidade que receberá o estudante ou ter se destacado em olimpíadas científicas de matemática, química, física etc. 

Também está a cargo das instituições o contato e as negociações com as universidades que receberão os bolsistas no exterior, sendo que estas devem estar incluídas na relação das previamente selecionadas pelo programa. 

Os estudantes candidatos também devem ter como área de estudo uma das indicadas como de interesse do CsF (Engenharia e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologia da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Tecnologia Nuclear; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologia de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Tecnologia de Transição para a Economia Verde; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias e Engenharia Construtiva, e Formação de Tecnólogos). 

O valor das bolsas é de US$ 870 (mais benefícios) para as universidades nos Estados Unidos e de 870 euros (mais benefícios) para as instituições na Europa. 

 

Fonte: MCTI

Para se credenciar os participantes devem comparecer ao credenciamento que será instalado em Recife nos dias do evento.

Os delegados devem ter em mãos a ata de fundação da entidade, a ata de posse da gestão atual, a ata da reunião que elegeu o (a) delegado (a) e o (a) suplente, além do comprovante de matrícula destes dois. Para os demais participantes, basta a apresentação de um documento oficial com foto.

O valor da inscrição é de R$ 200,00 e garante participação em todas as atividades do dia 18 ao dia 21 de agosto, alimentação, hospedagem e traslado entre as atividades. Aqueles que moram em Recife, cidade – sede do CONAP, pagam R$100,00.

OBS.: Independente de utilizarem na totalidade a estrutura oferecida ou não, todos os inscritos no 38º CONAP devem efetuar o pagamento da inscrição.

Saiba mais informações aqui.

Acontece nesta quarta-feira (17), das 14h às 18h, no Plenário 4 Anexo II da Câmara dos Deputados, o Seminário Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual e Patentes.

Já são presenças confirmadas o Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, Fernando Damata Pimentel, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Guilherme Patriota – Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República. Veja a programação completa e faça aqui sua inscrição gratuita.

A expectativa é a de se discutir em profundidade o modelo que sustenta os processos de apropriação do conhecimento e propor soluções, na forma de políticas públicas, capazes de reverter o quadro atual e criar um ambiente que incentive o desenvolvimento tecnológico brasileiro, com maior participação do setor privado no financiamento, maior alocação de pesquisadores nas empresas e maior participação da engenharia, física e matemática na P&D.

A atividade é uma realização do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (CAEAT) da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.

O Conselho

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (CAEAT) é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado à análise, discussão e prospecção de temas relacionados a programas, planos e projetos governamentais estratégicos para o planejamento de políticas públicas e a formulação de diretrizes legislativas.  . 

O Colegiado é composto por 11 parlamentares titulares e dirigido por um dos deputados integrantes da Mesa Diretora, designado pelo Presidente da Câmara. A  atribuição do órgão é propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o país, desenvolvidos pela equipe de especialistas da Consultoria Legislativa. A função de Secretário-Executivo é ocupada pelo Diretor da Consultoria Legislativa.

Composição do CAEAT na 54ª Legislatura (Biênio 2011-2012)

Presidente: Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE)

Membros Titulares:

Ariosto Holanda (PSB-CE)

Pedro Uczai (PT-SC)

Jaime Martins (PR-MG)

Waldir Maranhão (PP-MA)

Arnaldo Jardim (PPS-SP)

Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP)

Newton Lima (PT-SP)

Félix Mendonça Júnior (PDT-BA)

Mauro Benevides (PMDB-CE)

Bonifácio de Andrada (PSDB-MG)

Teresa Surita (PMDB-RR)

Secretário-Executivo: Luiz Henrique Cascelli de Azevedo
Coordenador de Articulação Institucional: Paulo Motta

Coordenadora do CAEAT: Jeanne de Brito Pereira

 

Da Redação.

Candidatos de até 32 anos podem se candidatar para carreira internacional nas Nações Unidas. Inscrições vão até setembro e são para diversas áreas das ciências sociais, humanas e exatas.

Sede da ONU, em Nova York (EUA). Foto: Google images

O Secretariado-Geral das Nações Unidas incluiu o Brasil na lista de países participantes no Programa de Jovens Profissionais (YPP, em inglês) para o ano de 2011. As opções de carreira, nessa edição, são nas áreas de assuntos humanitários, informação pública e comunicação, administração e estatística. As vagas devem ser preenchidas por profissionais de até 32 anos, que falem com fluência inglês ou francês e que possuam diploma em algum curso superior relacionado à área de atuação (ver tabela no sítio). A remuneração básica para quem for trabalhar em Nova York, por exemplo, varia de US$6.200,00 a US$10.800,00, por mês.

Todo o processo de inscrição, bem como informações adicionais/dúvidas sobre o programa devem ser obtidas no sítio do Programa Jovens Profissionais, do Secretariado-Geral das Nações Unidas.

A busca por jovens, como no caso do YPP, pode ser um componente importante na mudança de cultura dentro de uma organização. “Em programas como esse o que se busca é o potencial, e não a experiência do profissional. Do ponto de vista da organização, isso traz benefícios a médio e longo prazo para mudança organizacional. Do ponto de vista do jovem profissional, é uma oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades para se desenvolver profissionalmente”, explica Alzira Silva, coordenadora de recursos humanos do PNUD Brasil.

O momento é oportuno para os brasileiros que querem ter uma carreira internacional. O crescente envolvimento do país nos fóruns multilaterais e organismos internacionais fez com que, nos últimos anos, aumentasse a demanda por brasileiros ocupando cargos nessas organizações. A lista de países elegíveis para o Programa de Jovens Profissionais é atualizada anualmente, e muda de acordo com o nível de representação que eles possuem no secretariado da ONU.

Embora existam vários atrativos para uma carreira na ONU, há alguns princípios centrais que devem guiar o candidato em sua escolha. “É fundamental que o profissional se identifique com a causa, a missão da organização. Esse é o primeiro passo para uma escolha acertada”, avalia a coordenadora.

 

Processo seletivo

As inscrições devem ser feitas online diretamente pelo sítio do Programa Jovens Profissionais. Depois de uma triagem inicial, os melhores candidatos de cada país farão uma prova escrita de conhecimentos gerais e específicos da área de atuação. Somente aqueles que se classificarem serão convidados para a entrevista. As cidades em que as provas serão realizadas ainda não foram definidas. Todo o processo é realizado em inglês ou francês, os dois idiomas oficiais do Secretariado da ONU.

 

Da Redação.