Category

Notícias

Category

O Pacto é uma proposição das organizações da sociedade civil que compõe o Conselho Nacional de Juventude para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam com as políticas públicas de juventude em suas ações e programas, e aos candidatos a prefeitos(as) e vereadores(as) para que incorporem as demandas juvenis em suas plataformas eleitorais.

Qualquer pessoa pode realizar uma atividade do Pacto pela Juventude.Basta mobilizar a sociedade e os/as candidatos/as a Deputado/a Federal e Estadual, Governador/a, Senador/a e Presidente para, nessa ocasião, assinarem o Pacto pela Juventude. Dessa forma, os/as candidatos/as pactuam com a responsabilidade de desenvolverem políticas públicas para/com e de juventude.
 
1 – Reproduza os materiais do Pacto: texto, cartaz, banner, adesivo…
2 – Entre em contato com o/a candidato/a e combine a data do evento;
3 – Data marcada?! Mobilize sua galera e todos/as que quiserem participar. Quanto mais pessoas participarem, mais forte será o compromisso assumido; o evento deve ser público;
 
IMPORTANTE: Não deixe de informar e convidar a imprensa!
 
4 – É importante que na ocasião, o documento do Pacto pela Juventude seja apresentado na íntegra e, se possível, entregue uma cópia para todos/as participantes do evento;
5 – Após a apresentação do texto do Pacto, dê a palavra ao candidato, que deve secomprometer publicamente com as políticas públicas de Juventude, seguindo as diretrizes que foram apresentadas no documento;
6 – Ao final da fala do candidato, é o momento da assinatura – esse é o momento mais importante do evento. O documento a ser assinado, deverá ser impresso contendo data, local, nome, partido e cargo disputado pelo candidato/a em duas vias, uma para o/a candidato/a e outra para envio à coordenação do Pacto pela Juventude;
7 – Cada candidato/a que assinar o documento terá seu nome publicado no blog do Pacto:
 

IMPORTANTE: Para que isso aconteça, você precisa enviar o relatório da atividade e fotos para o e-mail [email protected]  (o documento enviado com a assinatura do/a candidato/a deve ser “escaneado”, ou envie uma foto que identifique o documento  e a assinatura). Quanto mais rápido você nos enviar esse material, mais rápido o seu evento será publicado! Participe, faça uma atividade de assinatura do Pacto pela Juventude!
 
Assim, você estará contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas para/com e de juventude no Brasil.
 
 
Baixe aqui os materiais do Pacto e organize uma atividade na sua cidade!
 

As entidades ANPG, UNE e UBES serão recebidos pela presidenta Dilma nesta quarta (22), para debater temas latentes na luta dos estudantes. Pauta compactuada pelas entidades é a destinação de 10% do PIB para educação, luta que se intensificou após o recurso de parlamentares para atrasar a votação do relatório do  Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê a verba.

 

A presidenta da ANPG, Luana Bonone, acredita que no bojo da reinvindicação pelo incremento do orçamento destinado à educação, todos os estudantes serão contemplados. “A educação é elemento estratégico para o desenvolvimento do país. Garantir os 10% do PIB para educação, significa atender a pauta dos estudantes em todos os níveis, inclusive, nas questões defendidas pela ANPG, como:  política permanente da valorização das bolsas de pesquisa e assistência estudantil."

 

A UNE lançou a campanha #Somostodos10% para pressionar que os deputados retirem a assinatura do recurso que adia o PNE.  Segundo Daniel Iliescu, presidente da UNE, o encontro vai reafirmar o posicionamento dos estudantes brasileiros. “Não aceitamos menos de 10%. Em relação à assistência estudantil, sabemos que atualmente é algo fundamental para garantir a permanência dos estudantes na universidade e a principal pauta de reivindicação dos jovens na greve das federais. Queremos mais assistência e vamos brigar por isso”, afirmou.

 

Leia Nota da UNE em defesa da educação e da universidade brasileira

 

No dia 26 de junho, representantes de 44 DCE´s de federais e lideranças da UNE reuniram-se com o ministro da educação Aloizio Mercadante para entregar a ele uma ampla pauta de reivindicações específicas de cada universidade.

 

#SOMOS TODOS10%

 

A UNE carrega como principal bandeira de luta maiores investimentos em educação como 50% do fundo social e dos royalties do Pré-sal e 10% do PIB. No último dia 26 de junho os estudantes brasileiros alcançaram uma importante vitória nessa direção, a comissão especial da câmara dos deputados aprovou o relatório do PNE com meta de investimento em educação de 10% do PIB. A conquista é fruto de muita mobilização dos estudantes em conjunto com o movimento educacional.

 

Porém, no último dia 14 de agosto, o Governo emitiu um recurso que, atentando contra o direito dos estudantes e trabalhadores a uma sociedade mais justa e democrática, pode retardar a tramitação do plano no congresso e colocá-lo para votação após as eleições municipais de 2012, ou seja, em 2013.

 

O recurso foi assinado por 80 deputados, e mais uma vez a UNE em parceria com outras entidades do movimento educacional mobilizam-se para pressionar o governo a votar imediatamente o PNE com 10% do PIB.

 

Da redação, com informação de Camila Hungria, UNE.

 

Com o tema "Ciência para o desenvolvimento global – Da educação para a inovação: Construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável", a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza este mês a reunião preparatória para o Fórum Mundial de Ciência. O evento acontece de 29 a 31 de agosto, no Auditório da Fapesp, em São Paulo.

O representante da Rede InterAmericana de Academias de Ciências, Michael Clegg, fará a conferência de abertura, sob o tema "The Role of the Network of Science Academies".

Na quinta-feira, dia 30, serão compostas duas mesas: "As diferentes facetas da ciência", coordenada por Vanderlei Salvador Bagnato, e "Pensando governança da Ciência e da Inovação", que terá coordenação de Maria José Soares Mendes Giannini.
 
No dia 31 os temas serão "Educação para a ciência: bases para a inovação e o desenvolvimento sustentável", mediada por Pedro Manoel Galetti Jr., e "Desafios da ciência para o século XXI", coordenada por Regina Pekelmann Markus.
 
O Fórum Mundial de Ciência é realizado a cada dois anos na Hungria e, pela primeira vez, acontecerá em outro país. O evento será em novembro de 2013, no Rio de Janeiro, e reunirá reconhecidos nomes da área científica que debaterão o papel da ciência para o desenvolvimento global.
 
A SBPC integra a Comissão Executiva Nacional do Fórum, criada no final de 2011 e que tem funções ligadas à participação do governo brasileiro na preparação, programação e coordenação institucional do Fórum. Além da SBPC, integram a Comissão o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Academia Brasileira de Ciências, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Financiadora de Estudos e Projetos, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e Escritório da UNESCO no Brasil.
 
A Comissão realizará sete encontros preparatórios para o evento principal, em diferentes capitais brasileiras. Nos encontros serão discutidos temas relacionados aos principais desafios da ciência no século XXI, nos contextos nacional e internacional. Os encontros terão quatro temas transversais, comuns às sete reuniões preparatórias: Educação em ciência, Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social, Ética na ciência e Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
 
O evento na Fapesp é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas aqui
 
Fonte: Jornal da Ciência 

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) colocou no ar um site exclusivo para a edição 2012 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2012), que permite o acesso a todas as informações do evento.

Para este ano, a SNCT – que ocorre de 15 a 21 de outubro – promoverá e estimulará, em todo o país, atividades de difusão e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos associados ao tema principal "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza", inspirado na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

 
Outro objetivo importante da Semana é debater estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País.
 
Entre as seções do novo site, destaque para o "mapa do site", "instituições participantes", "fale com a coordenação do seu Estado ou Município", "reuniões preparatórias", "pH do Planeta", "downloads", "editais", "ciência no Brasil", "ver ciência – vídeos de divulgação científica", "a ciência que eu faço", "fale conosco", "trabalho voluntário", "a Semana em outros anos" e "links".
 
Pelo site, o visitante também poderá conferir as "notícias da semana", "como participar", "a semana" e "agência C&T". Na seção "como participar", por exemplo, é possível acessar, gratuitamente, as informações da SNCT do seu estado, como atividades e contatos locais, além de notícias, artigos, vídeos e outros materiais, assim como solicitar material de divulgação da SNCT para sua região ou instituição, como cartazes, folders, vídeos, etc.
 
Desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem registrado participação crescente de instituições de pesquisa, de ensino e municípios. Em 2011, foram realizadas 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros.
 
Confira aqui
 
Fonte: Jornal da Ciência 

O lançamento da Comissão da Verdade da Universidade de Brasília (UnB) aconteceu na última sexta (10), no auditório da reitoria. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes, entre eles, os estudantes que integram a APG/UnB. A criação da Comissão da Verdade foi impulsionada pelos professores e alunos do curso de História e Direito, com respaldo do Reitor José Geraldo. Objetiva-se apurar os fatos ocorridos na universidade no período do regime militar (1964-1985), bem como, esclarecer episódios de violência contra os dirigentes estudantis Honestino Guimarães, Leda Delgado e Paulo de Tarso e tantos outros. 

Na ocasião, foram relembrados fatos terríveis que marcaram a história da universidade, como a morte de Anísio Teixeira, um dos criadores da UnB. Avalia-se que a instituição tenha sido a que mais sofreu com as intervenções da ditadura militar.

A APG UnB acompanhará de perto a luta pela verdade, para que sejam punidos os crimes cometidos pela ditadura militar. Uma das propostas da atual gestão é o Seminário de Memória do Movimento Estudantil, que discutirá questões relacionadas aos excessos cometidos no regime militar. 
 
Memória
 
A UnB sofreu uma série ações da ditadura. Em 1965, três professores foram demitidos por perseguição política. Como resposta, professores organizaram greve, com a adesão dos estudantes. Foram demitidos 15 professores, acusados de "responsáveis pelo ambiente de perturbação". Como protesto 223, entre os 305 professores da Universidade, pediram demissão. Até 1966, 80% dos professores haviam sido demitidos. Os docentes tinham duas alternativas: aceitar a intervenção do regime militar ou sair.
 
A invasão mais violenta aconteceu em 1968. Os alunos protestavam contra o assassinato do estudante secundarista Edson Luis, por policiais militares no Rio. Cerca de três mil alunos reuniram-se perto da Faculdade de Educação e da quadra de basquete. Foi o estopim para a prisão de sete universitários, dentre eles Honestino Guimarães. Agentes da polícia, do DOPS e do exército invadiram a UnB e detiveram mais de 500 pessoas na quadra de basquete. Ao todo, 60 delas acabaram presas.
 
Honestino foi visto pela última vez em outubro de 1973, após ser descoberto no Rio por homens do Centro de Informação da Marinha. Seu sobrinho Mateus Guimarães diz: "a nossa família acredita que ele deve ter sido levado de avião para o alto-mar, furaram a barriga, para não boiar, e depois o jogaram no mar. Essa era a marca dos agentes da Marinha".
 
Da redação, com informação de Marcius Siddartha, Secretário da APG UnB 
 

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) esteve presente no lançamento do 3° Pacto pela Juventude, em Salvador, na quarta-feira (15). O documento foi elaborado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) no qual a ANPG, representada pela presidenta Luana Bonone, faz parte na comissão de planejamento.

Foto: Conjuve

Além dos candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Salvador, estiveram presentes no Ato de Compromisso Ângela Guimarães, presidenta do Conjuve, Michelle Vieira e Vladimir Costa, presidenta e vice- presidente da Coordenação Estadual de Juventude (Cojuve). 

Com o título "A cidade que a juventude quer: com desenvolvimento, direitos e participação”, o Pacto é uma proposição das organizações da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional de Juventude para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam com as políticas públicas de juventude em suas ações e programas, e aos candidatos a prefeitos (as) e vereadores (as) para que incorporem as demandas juvenis em suas plataformas eleitorais. As organizações apresentarão aos candidatos desta eleição, as demandas de politicas públicas para juventude, como forma de oficializar o compromisso com as pautas dos jovens. 
 
O documento destaca nove propostas: educação de qualidade; trabalho decente para a juventude; saúde integral; direito à comunicação; acesso à cultura, esporte, lazer e tempo livre; direito ao território; prevenção e enfrentamento à violência; institucionalização da política de juventude; e fortalecimento de canais de participação. 
 
De acordo com Luana Bonone, a elaboração do pacto e apresentação no pleito eleitoral vem em um momento propício. “O Pacto da Juventude é peça agregadora na construção das políticas públicas para juventude e vem, nesse terceiro ano, para garantir que os próximos gestores e legisladores cumpram e comprometam-se com as demandas dos jovens brasileiros, que, agora, – após a aprovação da PEC no semestre passado e de todos as conquistas em torno da luta – saem do lugar onde eram encarados como problema e passam a ser os protagonistas da história. Capacitar, estimular e trazer a juventude para dentro da construção do projeto de desenvolvimento do país é o nosso desafio.” 
 
O Pacto pela Juventude pode ser lido na íntegra aqui 
 
Sobre o Pacto 
 
O Pacto pela Juventude é um documento elaborado pelas organizações sociais que integram o Conselho Nacional de Juventude como forma de fazer com que os/as candidatos/as se comprometam com a juventude e implementem as propostas apresentadas pelo Conjuve para os/as jovens brasileiros/as.
 
O primeiro Pacto foi produzido em 2008, por ocasião das eleições municipais, com o objetivo de fortalecer as discussões em torno da 1ª Conferência Nacional de Juventude – realizada naquele mesmo ano – e destacar as diretrizes da Política Nacional de Juventude. Dois anos depois, nas eleições presidenciais de 2010, o Conjuve lançou a segunda edição do documento. Dessa vez com foco na construção de uma agenda pública de juventude.
 
"Como resultado, verificamos que o Pacto colaborou para a inclusão da juventude brasileira na Constituição Federal, com a Emenda 65, a institucionalização da Política Nacional de Juventude, através da criação de órgãos de conselhos, a aprovação de planos estaduais e municipais, além da tramitação dos marcos legais, tais como o Estatuto e o Plano Nacional de Juventude”, revela o documento.
 
Conheça o passo-a-passo para a realização de atividades do Pacto da Juventude 
 
Da redação, com informações do CONJUVE
 

Termo de cooperação entre CNPq e Centro de Controle e Prevenção de Doenças foi assinado em Brasília, tem como objetivo promover parceria em atividades científicas e tecnológicas em saúde pública.

Promover parceria em atividades científicas e tecnológicas na área de saúde pública. Esse é o objetivo do termo de cooperação assinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, Centers for Disease Control and Prevention), dos Estados Unidos (EUA), na última segunda-feira (13), em Brasília.

O documento prevê ações na área de saúde pública e consiste no apoio conjunto para a execução de projetos, a troca de informações e experiências, o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e especialistas e a organização de reuniões e eventos temáticos. Foi assinado pelo vice-presidente do CNPq, Manoel Barral Neto, e pelo diretor do CDC, Thomas Frieden.
 
Na área educacional e de intercâmbio científico, dentro do Programa Ciência sem Fronteiras (do governo federal), o CNPq pretende fornecer anualmente até dez bolsas de estudo para estudantes brasileiros para realizar parte de seu programa de doutoramento no CDC, por períodos entre quatro e 12 meses.
 
A ideia é oferecer, também, até dez bolsas de estudo de pós-doutorado para especialistas brasileiros no centro norte-americano, por períodos entre seis e 12 meses, renovável por um único período adicional de até 12 meses. Ainda, pesquisadores seniores do CDC poderão solicitar bolsas de pesquisador visitante especial a fim de colaborar em projetos conjuntos com grupos de pesquisa brasileiros que atuam no Brasil por períodos de um a três meses por ano durante três anos.
 
As oportunidades serão planejadas, por meio de chamadas públicas, para a apresentação de propostas em áreas de interesse mútuo em saúde pública: saúde e ciências biomédicas (bioquímica, biologia, neurociências etc.); farmacêutica e biotecnologia. O plano trabalho está previsto para implantação em cinco anos, podendo ser renovado pelo mesmo período.
 
Também estiveram no evento o ministro conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Todd Chapman, e o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
Continue lendo a matéria aqui
 
Fonte: Jornal da Ciência 

A APG-UFBA participou no último dia 31, do ato unificado com os servidores públicos federais e estudantes em greve.  O ato integrou a agenda nacional unificada, encaminhada na plenária nacional realizada em 17 de julho em Brasília, e a agenda do comando de greve  local unificado da UFBA (professores, técnico-administrativos e estudantes), que divulgou uma carta de reivindicações com pautas locais e nacionais. 

 
Há dois meses em estado de mobilização, a APG-UFBA vem participando de uma agenda conjunta com os setores, pautando as reinvindicações dos pós-graduandos, como a universalização das bolsas e 40% de reajuste já, assistência estudantil e a sede da entidade, além da defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.
 
Agora é hora, mas do que nunca, de seguirmos unificados com estudantes, professores e demais servidores públicos. Seguimos mobilizados e organizando nossa ida à Caravana a Brasília para exigir do governo o atendimento de nossas reinvindicações, protocolada pela ANPG no MEC no dia 26 de junho por ocasião da audiência pública com a UNE.
 
Convocamos os estudantes da pós-graduação da UFBA a participarem dia 15 de agosto, às 16hs, no Instituto de Saúde Coletiva, do Conselho de Representantes Estudantis para discutir encaminhamentos sobre a continuidade da mobilização!
 
Associação de Pós-Graduando da UFBA
Gestão APG É PRA LUTAR!
 

Se os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 indicam melhora na qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental, os resultados não são animadores no ensino médio. Entre 2009 e 2011, o Ideb do ensino médio subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7. A meta nacional esperada para o período foi atingida, mas em nove estados o índice piorou em relação à edição anterior.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, argumentou que “internacionalmente” o ensino médio continua sendo um “grande desafio” para qualquer sistema educacional. Ele defendeu que o currículo da etapa precisa ser reformulado porque é muito sobrecarregado. Em algumas redes de ensino, o total de disciplinas chega a 19. “É uma sobrecarga muito grande que não contribui para você ter foco nas disciplinas essenciais, como língua portuguesa, matemática e ciências”, disse.

Outro problema do ensino médio, segundo Mercadante, é a falta de professores com formação específica para algumas áreas, como matemática e ciências, além da alta concentração de matrículas no turno noturno – 30% dos jovens do ensino médio estudam à noite.

Vera Masagão, coordenadora-geral da organização não governamental Ação Educativa, aponta que o ensino médio é um nível subfinanciado. “A gente precisa de um investimento muito forte em qualidade e não é à toa que a matrícula também está aquém, poderia haver muito mais jovens matriculados no ensino médio que estão fora da escola”, disse.

Mercadante não quis comentar os resultados dos estados que tiveram Ideb inferior ao registrado em 2009. “Uma mesma região tem estados e cidades que evoluíram muito mais que outros. Há especificidades, a gestão na ponta. O professor na sala de aula, o diretor da escola, o secretário municipal. Vamos olhar essa informação e tentar tirar lições para avançar”, disse. O ministro aposta que a educação em tempo integral pode ser uma “grande resposta” para melhorar a qualidade do ensino.

Confira as notas dos estados no ensino médio aqui

Fonte: Agência Brasil 

O programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos divulga edital para o processo seletivo da primeira turma do curso de mestrado. As inscrições poderão ser efetuadas entre os dias 1º e 26 de outubro na secretaria do curso ou via Sedex. 
 
O curso foi recentemente aprovado pela Capes e possui duas linhas de pesquisa: Fundamentos dos direitos humanos e Cidadania e Práticas Sociais. Com área de concentração também em Direitos Humanos, o programa fará uma seleção para preencher 15 vagas para a primeira turma do curso.
 
O processo seletivo será realizado por meio de análise de pré-projeto de dissertação, análise de currículo, prova de conhecimentos em direitos humanos e teste de proficiência em língua estrangeira (espanhol, francês, inglês, italiano ou alemão).
 
Baixe aqui os editais do programa.
 
Fonte: Minha Pós