Category

Notícias

Category
Conselho Universitário. Foto: Leonardo Bettinelli

O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná votou, por unanimidade, uma moção de apoio ao reajuste imediato das bolsas de Mestrado e Doutorado. A proposta foi encaminhada pelos representantes discentes no Coun, que apoiam as reivindicações do Fórum de Pós-Graduandos da UFPR e a campanha pelo reajuste das bolsas propostas pela Associação Nacional de Pós-Graduandos.

Segundo o documento encaminhado pelos conselheiros discentes, as bolsas de pós-graduação não são reajustadas há três anos e não existe previsão de aumento de valores apenas do número de bolsas. Para Érico Massoli, representante discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), é preciso mostrar as necessidades da pesquisa e fazer pressão política para conseguir mudanças. “Esperamos que tal moção possa pressionar os Ministérios competentes, bem como sensibilizar a comunidade da UFPR e demais universidades a fazerem o mesmo”, diz Massoli.

O documento elaborado pelo Coun solicita reajuste imediato de 50% das bolsas de políticas de formação científica no Brasil. O reitor Zaki Akel Sobrinho ressalta que este é um movimento inédito na UFPR e pretende apresentar o documento na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Confira o texto na íntegra.

Moção do Conselho Universitário

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, por decisão unânime de seus membros, vem por meio desta declarar apoio ao reajuste imediato de 50% das Bolsas de Mestrado e Bolsas de Doutorado, há mais de três anos sem nenhum aumento, bem como solicitar aos Órgãos competentes do Governo Federal a elaboração e consolidação de uma política universal de formação científica continuada que beneficie todo o conjunto dos estudantes brasileiros e a inclusão de um cronograma anual de ajuste do valor das Bolsas CAPES, CNPq e REUNI, assim como de outras agências, no Plano Nacional de Educação 2011-2020.

Sala das Sessões, em 29 de março de 2012.
Zaki Akel Sobrinho
Presidente

 

Leia também: Conselho Universitário da UFSCar também aprova moção de apoio e solidariedade à Campanha de Bolsas

Fonte:Ascom da UFPR

Uma proposta de Programa para Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais foi apresentada na tarde desta quarta-feira (18) pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). O presidente da entidade, professor João Luiz Martins, disse na abertura do evento que o Programa é resultado de um trabalho coletivo, com a contribuição de diferentes atores. “Estamos construindo junto ao Ministério da Educação alguns caminhos para que esta proposta seja levada à presidente da República”, afirmou João Luiz.

A intenção da ANDIFES é que o Programa seja estratégico para o Sistema das Universidades Federais e uma nova etapa da expansão universitária brasileira, pós-Reuni, projeto apresentado também pela entidade em 2003 e adotado em 2007, pelo então governo Lula, do que resultou aumento significativo da graduação e da pós-graduação nas mais diferentes áreas do conhecimento e em todas as regiões do Brasil, com a abertura de expressiva quantidade de novas vagas públicas no ensino superior. Neste ano de 2012, de acordo com João Luiz, “as ações do REUNI estão praticamente concluídas e as metas originais foram ampliadas e superadas, surgindo agora outro grande desafio, que é o de aprovar e cumprir o novo Plano Nacional de Educação”.

As 20 diretrizes sugeridas no Programa para o novo ciclo de expansão universitária federal, concluiu o Presidente, possuem dimensão política, estrutural e pedagógica e devem orientar as ações de cada instituição, respeitado o respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Dentre elas estão a de promover políticas de treinamento e educação continuada para o pessoal técnico-administrativo e a de implantar indicadores para acompanhamento e avaliação de resultados acadêmicos e de gestão administrativa.

Foram convidados para compor a Mesa o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, e outras autoridades ligadas à área de educação, como o secretário-executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Elias, bem como dirigentes sindicais de diversas entidades, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a ANPG.

A Diretora de Comunicação da ANPG, Luana Bonone, em sua fala expressou o apoio da entidade ao novo programa e discorreu também sobre sua importância para a implantação do PNE a ser aprovado, bem como a necessidade de aporte de mais verbas para a educação, ciência e tecnologia. Luana fez menção à Campanha das entidades estudantis pela destinação de 10% do PIB para essas áreas. Leia mais aqui.

O secretário-executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Elias, disse considerar o Programa mais do que um ciclo de expansão das universidades federais, mas a consolidação de uma mudança de paradigma. “O programa está em consonância com o projeto do governo de integrar em uma única estratégia nacional a Educação Superior e a Ciência e Tecnologia. O ministério apoiará decididamente este programa, podem ter certeza” afirmou ele.

 

Da Redação com informações do Proifes.

No último sábado (14), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), Marco Antônio Raupp, esteve na cidade de São Carlos para a inauguração do Museu da Ciência Professor Mário Tolentino. 

Aproveitando a ocasião, representantes da Associação de Pós-Graduandos da UFSCar realizaram um ato pela valorização das bolsas.

Fotos: APG UFSCar

Antes da fala do Ministro os pós-graduandos se manifestaram, com faixas e panfletos reivindicando a data e o valor do reajuste das bolsas. Vale lembrar que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou no dia 3 de abril que as bolsas da Capes seriam reajustadas. Ao final, ainda foi entregue ao Ministro uma carta com as reivindicações completas.

Após o ato, o Ministro disse que o reajuste se dará em duas etapas, um em 2012 e outra no próximo ano, devido à não previsão do aumento no orçamento de 2012. As datas e os valores, porém, não foram anunciados.

No dia 30 de março o Conselho Universitário da UFSCar já havia aprovado Moção de Apoio e Solidariedade à Campanha de Bolsas da ANPG.

Veja abaixo o vídeo do momento do anúncio do Ministro Raupp:

 

Da Redação com informações da APG UFSCar

A Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz, Rio de Janeiro, informa a todos as atividades que acontecerão nos próximos dias:

Reunião da Associação de Pós-graduandos da Fiocruz Rio de Janeiro
Data: 19/04 (quinta-feira) – 12:30h às14h

Local: IOC, Sala A9 do pavilhão 26 

Pauta:

– Definição dos delegados para congresso ANPG em São Paulo

Assembleia Geral Extraordinária
Data: 02/05 (quarta-feira) – 12:30h às 14 h

Local: Prédio da expansão da Fiocruz

Pauta:

–  Eleição da diretoria da APG Fiocruz Rio de Janeiro

 

Interessados devem procurar por David Soeiro ([email protected])

Informações cedidas pela APG da Fiocruz (RJ).

clique na imagem para ampliar

Acontece no dia 25 de abril, no Centro de Competência em Manufatura, no ITA, o 7º Workshop de Manufatura Automotiva CCM – ITA. Promovido pelo Centro de Competência em Manufatura (CCM-ITA) desde 2006, o workshop reúne diferentes profissionais do setor automotivo, equipes de manufatura e desenvolvimento de produto, bem como instituições acadêmicas. Além dos seminários oferecidos, o encontro é uma oportunidade enriquecedora para potencializar futuras ações conjuntas e trocas de informações entre os participantes.

Inscrições

Para se inscrever no evento, você será redirecionado ao Gerenciador de Eventos da APG-ITA. Faça seu cadastro e, em seguida, confirme sua participação no Workshop. O valor da inscrição individual é R$ 300.O pagamento deverá ser feito via boleto bancário, que será gerado ao final do processo de inscrição. Prazo máximo: 24 de abril de 2012. 

Veja a programação completa.

O CCM

O CCM é um ambiente multidisciplinar que ocupa uma área de 650 m2 e é composto por três áreas técnicas complementares: Projeto e Análise de Produtos, Planejamento da Produção e Fabricação. O CCM provê aos alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e à comunidade em geral, a oportunidade de visualizar e compreender o processo de desenvolvimento integrado de produtos (DIP). Para alcançar esse objetivo, além do ensino e pesquisa, as atividades do CCM incluem projetos desenvolvidos em parceria com empresas e indústrias, seminários e workshops.

Fonte: APG – ITA

A ASSOCIAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS DA UFBA (APG – UFBA)

 CONVIDA:

 

TODOS OS PÓS-GRADUANDOS DA UFBA (DE MESTRADO, DOUTORADO E ESPECIALIZAÇÕES)

PARA UM DEBATE SOBRE

 

O 23º CONGRESSO NACIONAL DOS PÓS-GRADUANDOS

E debater a luta por mais e melhores bolsas e por melhores condições de estudo e pesquisa!

 

DATA: 18 de abril de 2012

HORÁRIO: 18h

LOCAL: Faculdade de Educação da UFBA – Auditório I

 

Contatos: [email protected] ou  [email protected]

 

Informações cedidas pela APG-UFBA

Nos dias 7 a 9 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza o seminário internacional Metropolização Brasileira e os Desafios da Gestão Urbana: o Papel da Pós-Graduação. O evento será realizado no auditório do edifício-sede da Capes e faz parte das atividades em comemoração aos 60 anos da Capes.

clique na imagem para ampliar

 

A programação é composta por seis painéis, sendo dois por dia de evento. Confira os painéis:

– Painel I: Urbanização Contemporânea: as cidades brasileiras e suas múltiplas dimensões.

– Painel II: Política, Planejamento e Gestão Ambiental Urbana.

– Painel III: Habitação, Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

– Painel IV: Água e Infraestrutura Urbana.

Para mais informações, visite o sítio do seminário: http://metropolizacao.capes.gov.br/

Acesse o programa completo aqui.

Fonte: Ascom da Capes.

A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está organizando o processo eleitoral para os interessados em participar do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos.

Os interessad@s deverão seguir as indicações contidas no sítio da APG-FURG: http://www.apgfurg.blogspot.com.br/2012/04/candidaturas-para-delegad-do-congresso.html.

A Diretoria da APG-FURG destaca que o prazo das candidaturas, conforme o Edital 01/2012, encerra-se dia 16/04/2012.

O 23ºCNPG acontece de 3 a 6 de maio, em São Paulo, na UNIFESP.São esperados cerca de mil pós-graduandos, estudantes e pesquisadores do Brasil todo. O tema desta edição do CNPG são os Desafios Brasileiros. A programação conta com uma série de conferências e grupos de discussão. Os delegados presentes deverão, no último dia, participar da Plenária Final.  É nesse momento que são definidas as propostas centrais a serem encaminhadas pela próxima gestão da entidade e é eleita a nova diretoria da ANPG.

Da Redação com informações cedidas pela APG-FURG.

Segue relação de entidades cadastradas regularmente conforme o Regimento do 23º Congresso Nacional de Pós Graduandos (art. 10) e que passam a dispor de prioridade em caso de duplicidade no processo eleitoral de delegados.

Comissões Pró-APG

UNICURITIBA

FADUSP

UNIVEM

UNIMAR

UFAC

UFJF

 

 

Associações de                 
Pós-Graduandos

PUC-SP

PUC-MINAS

FIOCRUZ-RJ

UFSC

UFES

UNB

UFRGS

UFBA

UFPE

UFSCAR

UFC

UFLA


 

Ressaltamos que as APGs e Comissões pró-APG que não fizerem parte dessa relação poderão eleger delegados normalmente nos termos do Regimento do 23º CNPG. 

 

 Comissão de Organização do 23º CNPG

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) entra na reta final de mobilização dos delegados que participarão do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG), que ocorrerá entre 3 e 6 de maio na Unifesp, em São Paulo (SP). Dentro do congresso ocorrerá a 4ª Mostra Científica da ANPG, cujo prazo para inscrição de trabalhos se encerra no próximo sábado (14).


A cidade de São Paulo, segunda maior da América Latina, sediará entre os dias 3 e 6 de maio, o  23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. O evento será realizado no Campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

São esperados cerca de mil pós-graduandos, estudantes e pesquisadores do Brasil todo. O tema desta edição do CNPG são os “Desafios Brasileiros”. O tema será discutido pelos presentes em uma série de conferências e grupos de discussão.  Além de se aprofundar no tema, os delegados presentes deverão, no último dia, participar da Plenária Final.  É nesse momento que são definidas as propostas centrais a serem encaminhadas pela próxima gestão da entidade e é eleita a nova diretoria.

O objetivo principal do congresso é estimular a discussão e o debate sobre os rumos da ciência no Brasil, além de tratar de temas presentes no cotidiano dos pós-graduandos, como a licença-maternidade plena e os valores das bolsas acadêmicas.

Seja delegado(a) ao 23º CNPG

Está a pleno vapor a eleição dos delegados e delegadas para o 23° Congresso Nacional de Pós-Graduandos. Algumas APGs e comissões pró-APG já se inscreveram pelo formulário online disponível no site para eleger delegados(as) ao congresso. Aquelas que ainda não o fizeram, devem preencher o formulário, antes mesmo de proceder a eleição dos(as) delegados(as), conforme o passo-a-passo abaixo.

 

Como eleger delegado

 Confira aqui o Regimento Completo e leia abaixo o resumo de como proceder. 

 

1) A diretoria da APG (conforme ata de posse) ou comissão pró-APG (conforme ata de fundação) deve se reunir, imprimir, preencher e assinar a ATA PADRÃO de eleição dos(as) delegados(as) de acordo com os seguintes critérios:

a) no caso dos estudantes de cursos stricto sensu: 3 (três) delegados (as) para os primeiros 200 (duzentos) pós-graduandos de cursos  stricto sensu, sendo acrescido 1 (um) delegado (a) para cada porção posterior de 200 (duzentos) pósgraduandos de cursos stricto sensu ou fração;

b) no caso dos estudantes de cursos lato sensu: 3 (três) delegados (as) para os primeiros 1000 (mil) pós-graduandos de cursos  lato sensu, sendo acrescido 1 (um) delegado (a) para cada porção posterior de 2000 (dois mil) pós-graduandos de cursos lato sensu ou fração.

ATENÇÃO – Os processos eleitorais de delegados de lato sensu e stricto sensu na mesma Universidade deverão ser realizados separadamente. Isso significa que os dois processos podem ser feitos na mesma reunião, mas registrados em atas diferentes, de forma a deixar claro quais são os(as) delegados(as) do stricto sensu e quais são os(as) delegados(as) do lato sensu.

2) O FORMULÁRIO ONLINE DE ELEIÇÃO DE DELEGADOS(AS) deve ser preenchido e os documentos abaixo devem ser enviados por correio para a sede da ANPG ou pelo e-mail EMAIL ([email protected]) até o dia 21 de ABRIL.

a) Preenchimento do formulário online de  credenciamento de delegados(as);

b) Ata do processo de eleição dos delegados (as), assinada por pelo menos 50%+1 dos diretores da APG ou por 10 integrantes da comissão pró-APG;

c) Comprovante de Matrícula de cada delegado(a) e suplente;

d) Comprovação do número de Pós-Graduandos ligados à entidade;

e) Ata de Fundação ou Ata de Eleição e Posse.

4) A inscrição do(a) delegado(a) custará entre R$ 150 e R$ 200 (valor será definido dentro desta faixa) e dará direito a hospedagem, traslado entre as atividades, materiais do congresso e participação em todos os debates e atividades culturais.  

DÚVIDAS[email protected]

 

Caso na sua universidade não exista APG, saiba como se organizar:


Como formar uma comissão pró-APG 

Caso na sua universidade ainda não exista APG nem comissão pró-APG, convoque uma reunião de pós-graduandos e forme uma comissão com pelo menos 10 pós-graduandos.

Modelo de ata de fundação de comissão pró-APG

Como formar uma APG

Caso na sua universidade não exista APG, é possível criar uma a partir de uma assembleia. Convoque uma reunião de pós-graduandos e discutam sobre a formação de uma APG. Se houver consenso, aprovem um Estatuto, preencham a documentação e comecem a desenvolver ações/atividades na universidade.


Modelo de ata de fundação, eleição e posse de APG

Modelo de Estatuto de APG

 

Clique aqui e saiba mais sobre a IV Mostra Científica da ANPG.

 

Da Redação.